SóProvas


ID
2812579
Banca
FCC
Órgão
Câmara Legislativa do Distrito Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O Plano de Ações Estratégicas para o enfrentamento de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) no Brasil aborda, os quatro principais grupos de DCNT, seus fatores de risco em comum modificáveis, além de definir as diretrizes e ações em três eixos. Um dos principais grupos de DCNT e um dos fatores de risco em comum modificável são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra c

     

    PLANO DE AÇÕES ESTRATÉGICAS PARA O ENFRENTAMENTO DAS DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS (DCNT) NO BRASIL 2011-2022

     

    1. Introdução

     

    Como nos outros países, no Brasil, as doenças crônicas não transmissíveis também se constituem como o problema de saúde de maior magnitude. São responsáveis por 72% das causas de mortes, com destaque para doenças do aparelho circulatório (31,3%), câncer (16,3%), diabetes (5,2%) e doença respiratória crônica (5,8%), e atingem indivíduos de todas as camadas socioeconômicas e, de forma mais intensa, aqueles pertencentes a grupos vulneráveis, como os idosos e os de baixa escolaridade e renda.

     

    Os principais fatores de risco para DCNT são o tabaco, a alimentação não saudável, a inatividade física e o consumo nocivo de álcool, responsáveis, em grande parte, pela epidemia de sobrepeso e obesidade, pela elevada prevalência de hipertensão arterial e pelo colesterol alto (MALTA et al., 2006).

     

     

    Plano de ações estratégicas para o enfrentamento das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) no Brasil
    2011-2022 / Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Análise de Situação de Saúde. – Brasília : Ministério da Saúde, 2011.

  • Para resolver essa questão é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre o Plano de Ações Estratégicas para o enfrentamento de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) no Brasil.

    Os quatro principais grupos de DCNT são as doenças circulatórias, câncer, doenças respiratórias crônicas e diabetes e seus fatores de risco em comum modificáveis são o tabagismo, o álcool, a inatividade física, a alimentação não saudável e a obesidade. 

    A)    INCORRETO os fatores genéticos, pois não é um fator modificável.  

    B)    INCORRETO idade, pois não é um fator modificável.  

    C)    CORRETO câncer e tabagismo. 

    D)    INCORRETO etnia, pois não é um fator modificável.

    E)     INCORRETO tuberculose e dieta rica em proteínas, pois não contemplam o plano. 

    Gabarito do Professor: Letra C.