SóProvas


ID
281260
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANEEL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Considerando os procedimentos administrativos adotados nos
arquivos, julgue os itens a seguir.

Os documentos destituídos de valor secundário devem ser empacotados e transferidos ao arquivo central.

Alternativas
Comentários
  • errado!

    Os documentos destituídos de valor secundário devem ser empacotados e transferidos ao arquivo central.

    questão toda errada! Vejamos:

    Valor Secundário: valor atribuído aos documentos de arquivo, para efeitos de conservação permanente. Resulta do reconhecimento da sua utilidade para fins de investigação, já que assume funções de testemunho para a preservação da memória coletiva e da memória da entidade produtora. Não se pode destituir o valor de um arquivo que foi classicado/transferido para a fase permanente.

    até mais!

    ;)
     
     

  •     Só para complementar:
        Todos os documentos pertencentes à arquivos de primeira idade e intermediários têm valor PRIMÁRIO.
        Os únicos que possuem valor SECUNDÁRIO são os que integram os arquivos permanentes. Estes, frisem bem, JAMAIS poderão ser descartados devido ao seu valor comprobatório e histórico como bem citou o colega acima.
  • Os arquivos correntes e intermediários são aqueles que possuem valor primário. Os arquivos permanentes possuem valor secundário. 

    Tão logo os arquivos intermediários percam seu valor primário, o arquivista deve considerar se o documento possui valor secundário ou não. Em caso afirmativo, será RECOLHIDO para o arquivo permanente; em caso negativo, será ELIMINADO.

    O erro da questão está no fato de que, se o item não tem valor secundário, ou ele tem valor primário (e deve ficar no arquivo corrente ou intermediário de acordo com sua frequência de uso) ou deve ser eliminado (pois não possui valor primário nem secundário).

    Ademais, a TRANSFERÊNCIA para o arquivo central é feita quando os arquivos setoriais (ou seja, aqueles produzidos por um setor/departamento) alcançam um ano de vida e já podem ser transferidos para o arquivo central (que centraliza os documentos oriundos de setores), onde devem ficar pelo prazo de 5 a 10 anos até serem transferidos ao arquivo intermediário. Atenção que, armazenados no arquivo setorial ou central, o documento continua a ter valor primário, pois ambos são arquivos correntes. 

    Item errado seja porque não existe documento de valor secundário em arquivo central, seja porque a ausência de valor secundário impõe a eliminação do documento ou sua permanência no arquivo corrente/intermediário (considerando que possua valor primário).
  • Até onde meus conhecimentos me permitem ir, simplificando toda a questão:

    Não se destitui o valor secundário de um documento. Se esse documento não tiver mais valor para a
    admistração e nem servirá de valor histórico ou cultural, então, o mesmo nao será recolhido e sim
    descartado ou eliminado.

    O Arquivo central, é o local onde se armazena os arquivos de primeira idade, ou correntes.


    BONS ESTUDOS!
  • Os arquivos secundários: sempre serão os PERMANENTES, eles não podem ser eliminados, pois a palavra destituir tem o sentido de se livrar. E eles são considerados documentos históricos e sua extensão atua na Central/Geral.

      
  • OS DOCUMENTOS DESTITUIDOS DE VALOR SECUNDÁRIO PODEM SER AQUELES DE VALOR PRIMÁRIO OU SEM VALOR ALGUM. nO PRIMEIRO CASO, SE CORRENTE PODEM OU NÃO IR P/ O ARQUIVO CENTRAL, SE INTERMEDIARIOS DEVEM IR P/ O ARQUIVO CENTRAL. CASO SEJAM DESTITUIDOS DE QQER VALOR DEVERAM SER ELIMINADOS.

    CUIDADO: ALGUNS COLEGAS SE EQUVOCARAM DIZENDO QUE OS ARQUIVOS CENTRAIS SÃO SÓ PARA OS DOCUMENTOS DE VALOR PERMANENTES, O QUE NÃO É VERDADE, POIS OS INTERMEDIARIOS TB SÃO CENTRALIZADOS E OS CORRENTES PODEM SER CENTRALIZADOS OU SETORIAIS.
  • Eles são recolhidos, ou seja, recolhimento é transferência de documentos dos arquivos intermediários para os permanentes.
  • Discordo dos colegas.

    O erro da questão está no ''devem ser''. Não temos informações suficientes na questão para garantir que os documentos ''devem ser'' empacotados e ...

    Um documento destituído de valor secundário pode, ou não, ainda, ter valor primário.

    1º Hipótese: Caso ainda tenha valor primário e esteja na fase intermediária poderá ser recolhido ao arquivo central.

    2º Hipótese: Caso ainda tenha valor primário e esteja na fase corrente não será interessante recolhê-lo para o arquivo central.

    3º Hipótese: Caso não tenha valor primário ou secundário poderá ser eliminado, a depender da tabela de temporalidade.

    Espero ter ajudado.
  • O documento que perde o valor secundário (histórico) deve ser eliminado, caso já não possua mais o valor primário, vez que um não depende do outro, ou seja, o documento pode não ter mais valor primário mas ainda ter secundário e vice versa.

  • ERRADO.

    Pessoal, observem que a questão é bem simples e trata apenas do Ciclo Vital dos Documentos:

    -> DO CORRENTE AO INTERMEDIÁRIO = TRANSFERÊNCIA

    -> DO INTERMEDIÁRIO AO PERMANENTE = RECOLHIMENTO

    A questão trata de documentos de valor secundário, ou seja, arquivos PERMANENTES. Portanto, não está relacionado à transferência, mas sim ao RECOLHIMENTO.

    Bons estudos!

  • esse Cespe é muito safadinho...

  • DETALHE MUITO COBRADO!

    Transferência: Quando o documento passa do arquivo corrente para o arquivo intermediário.

    Recolhimento: Quando o documento passa do arquivo intermediário para o arquivo permanente.

     

    Obs: Um documento pode passar direto do arquivo corrente para o arquivo permanente, também chamado de Recolhimento.