-
correto!
Em arquivística o valor primário dos documentos define-se, segundo Rousseau e Couture (1998, p. 117-118), como sendo a qualidade de um documento baseado nas utilizações imediatas e administrativas que lhe deram os seus criadores, por outras palavras, nas razões para as quais o documento foi criado. A noção de valor primário está diretamente ligada à razão de ser de documentos e recobre exatamente a utilização dos documentos para fins administrativos. Ou seja, os documentos do arquivo corrente e intermediário possuem valor primário e os documentos do arquivo permanente secundário.
até mais!
;)
-
# VALOR PRIMÁRIO: Documentos com valor administrativo (Corrente e Intermediário).
# VALOR SECUNDÁRIO: Documentos com valor histórico/cultural (Permanente).
-
ARQUIVO CORRENTE OU DE PRIMEIRA IDADE - guarda documentos consultados com frequencia, devido ao seu uso funcional/administrativo/juridico (ligado a finalidade dos arquivos). Por isso dizemos que eles possuem valor primario.
fonte: arquivologia para concursos - Renato Valentini.
OBS: tantos os arquivos correntes quando os intermediarios possuem valor PRIMARIO!
(teclado desconfigurado)
BONS ESTUDOS !!!
-
Arquivos Correntes
A primeira das fases, o arquivo corrente, guarda documentos que são consultados frequentemente pelo seu produtor. São documentos de grande valor primário. Este arquivo é vital para o funcionamento de toda instituição, pois abriga todos os documentos que foram e serão criados ou recebidos. Sua localização deve ser a mais próxima possível do produtor, para que possa ter acesso facilitado aos documentos. Entre suas atividades estão:
Atividades de Protocolo e Expedição;
Arquivamento, empréstimo e consulta;
Avaliação de Documentos;
Classificação de Documentos;
Conservação de Documentos.
Fonte: Prof. Mayko Gomes - Ponto dos Concursos
Bons estudos
-
arquivo corrente
1 Conjunto de documentos, em tramitação ou não, que, pelo seu valor primário, é objeto de consultas freqüentes pela entidade que o produziu, a quem compete a sua administração.
Fonte:
DICIONÁRIO BRASILEIRO DE TERMINOLOGIA ARQUIVÍSTICA, 2005.
-
Corrente e intermediário = primário.