-
Investimento em indústria de base e infraestrutura. Capital Estatal (Getúlio Vargas)
Investimento em indústria de bens de consumo não duráveis. Capital Privado Nacional (Getúlio Vargas)
Investimento em indústria de bens de consumo duráveis. Capital Internacional (JK)
-
(E)
Entre as décadas de 30 e 60 do século passado, o Estado se absteve de maiores intervenções no âmbito econômico em favor da industrialização, confiando na iniciativa privada nacional.
https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/gabarito-preliminar-pmal-historia-e-geografia/
-
Terceiro período da industrialização no BR (1930-1956): a "Revolução Industrial" - O estado não se absteve
Fatores que contribuíram para o desenvolvimento industrial a partir de 1930:
o grande êxodo rural, devido a crise do café, com o aumento da população urbana que foi constituído um mercado consumidor e mão de obra. a redução das importações em função da crise mundial e da 2ª Guerra Mundial, que favoreceu o desenvolvimento industrial, livre de concorrência estrangeira. Aumento das exportações devido à segunda guerra.
-
Vargas dicorda.
-
Basta lembrar da política nacionalista de Vargas.
-
lembrem que o estado sempre mete o nariz nas coisas kkkk. Gab: E
-
O ESTADO ÃO SE ABSTEVE !! Os nacionalistas defendiam que o desenvolvimento do país deveria passar pela atuação de empresas estatais que explorassem recursos e áreas fundamentais da economia. Além disso, a influência do capital estrangeiro deveria ser limitada por meio da intervenção do Estado na economia.
-
GAB E
PELO CONTRÁRIO,GRANDE INTERVENÇÃO ESTATAL NA ECONOMIA.
-
O Estado é um cara sem noção se mete em tudo sem ser chamado kkkkk GAB: ERRADO
-
Vargas é sinônimo de estado!
-
Só lembrar do Vargas. #PMPR
-
A industrialização brasileira é um longo processo com diversos aspectos e muitos participantes. Estudar o tema com cuidado é muito importante dada a grande quantidade de vezes que o tema é abordado em seus múltiplos aspectos.
Análise do item:
O período descrito é marcado por ocorrer exatamente o contrário do que foi afirmado. Este período em termos de política econômica é conhecido como "nacional desenvolvimentista" e é marcado pela ação decisiva do Estado, iniciada na Era Vargas, no projeto de industrialização do Brasil através da instalação da indústria de base.
Gabarito do Professor: ERRADO.
-
INDUSTRIALIZAÇÃO BRASILEIRA
↳ A transição de um Brasil agrário para um país urbano foi uma consequência direta do processo de industrialização que tomou grande impulso na década de 30 do século passado, durante o governo de Getúlio Vargas.
[...]
HISTÓRIA
↳ O processo de industrialização brasileiro é considerado tardio, quando comparado à industrialização dos países capitalistas centrais. Ela teve início somente no século XX, quase 200 anos depois da industrialização na Europa.
↳ Foi somente na terceira fase da industrialização do Brasil que o governo e classe burguesa fizeram maciços investimentos no setor, adquirindo maquinários e melhorando o setor de transportes e energia, fator esse que tornou o país competitivo e apto para receber indústrias mundiais, integrando-se ao sistema capitalista global.
[...]
HOJE EM DIA
↳ Atualmente, o Brasil é um dos países mais industrializados do mundo, com economia global forte e intensa participação capitalista global.
- Desde a década de 1990 é visto como um dos melhores países para se investir e instalar indústrias do mundo.
↳ O país encontra-se totalmente industrializado, participando de todos os tipos de indústrias, com economia global forte e caminhando para uma independência tecnológica e econômica.
↳ Atualmente o país vive um forte crescimento e desenvolvimento industrial, motivado e influenciado pelo capital externo e pelas multinacionais instaladas em nosso território. Há um forte desenvolvimento industrial nos diversos tipos de indústrias, desde a indústria de base até as indústrias de alta tecnologia.
[...]
QUESTÕES:
↳ O processo de industrialização no Brasil foi limitado, no seu início, pela elevada dependência da importação de bens de produção. CERTO ☑
R: Exato, por isso o processo continuou sendo agropecuário, sem a interferência do manufaturado.
[...]
↳ Quanto mais tecnologia de ponta, entre ela as máquinas, menos empregos são gerados no setor secundário (industrial), além disso, o setor dominante nos últimos anos é o Terciário (Comércio e Serviços). CERTO ☑
R: No Brasil, NÃO há grande variedade no desenvolvimento de patentes que envolvem tecnologia de ponta e, mesmo que tivesse, isso NÃO geraria mais empregos no setor industrial, muito pelo contrário!
[...]
↳ A industrialização desenvolveu-se como forma de substituição das importações. CERTO ☑
R: O processo de substituição de importações foi o modelo industrial seguido pelo Brasil no século XX, baseado no aumento da produção interna e diminuição das importações.
- Iniciou-se no pós 1ª Guerra Mundial e intensificou no Governo de Vargas.
[...]
Logo, Gabarito: Errado.
____________
Fontes: Alunos do Projetos Missão; Mundo Educação; Questões da CESPE; Colegas do QC.
-
PARA AJUDAR !
''O nacional desenvolvimentismo é uma teoria política focada em desenvolver e industrializar o país por meio de empréstimos. O nacional-desenvolvimentismo foi bastante marcante no governo JK.''
-
O período descrito é marcado por ocorrer exatamente o contrário do que foi afirmado. Este período em termos de política econômica é conhecido como "nacional desenvolvimentista" e é marcado pela ação decisiva do Estado, iniciada na Era Vargas, no projeto de industrialização do Brasil através da instalação da indústria de base.
-
o Estado Nunca vai se abster de nada.
-
Getúlio deve tá se contorcendo no tumulo com essa afirmativa kkkkkkk
-
TRIPÉ ECONÔMICO JK
-
E.
Entre 1930-1956 o governo Vargas passou a ser um grande investidor da indústria brasileira.
Bons estudos.
-
Errado.
Era Vargas > Industria de Base > Nacionalismo Desenvolvimentista > Jk > Entrada de empresas..
Perceba, o estado se absteve de intervenções? NÃO, EU DITO AS REGRAS AQUI.
-
Falou em Estado ficando de lado aqui no Brasil, eu já marco a incorreta. O estado suga até a sua alma
-
Nesse período o nacional-desenvolvimentismo baseou fortemente os governos e suas respectivas políticas de Estado. Inclusive posteriormente, durante as várias fases do Regime Militar.
-
Pensa assim:
Getúlio Vargas - Estado comanda tudo.
JK - Privatizações e investimentos internacionais.
Getúlio Vargas governou o país de 1930 a 1945. Foi forçado a renunciar à presidência após um ultimato dos militares.
Juscelino Kubitschek é o período de governo vivido entre 1956 e 1961. Sua eleição foi marcada pelo plano de ação "Cinquenta anos em cinco", marca do desenvolvimentismo, já que o ideal era trazer ao Brasil o desenvolvimento econômico e social