SóProvas


ID
2813812
Banca
Exército
Órgão
EsPCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O relevo terrestre não é estático, mas dinâmico. As constantes transformações que ocorrem na crosta são provocadas por forças endógenas e exógenas que atuam sobre o modelado terrestre. Sobre a ação dos agentes internos e externos do relevo podemos afirmar que

Alternativas
Comentários
  • A- A Orogênese é um movimento horizontal que é presente na cordilheira dos Andes, Ocorreu na Era Cenozóica por isso é recente.

    B- Quando falamos de desertos o intemperismo físico prevalece

    C- A falha de San Andreas se deve ao choque da placa Norte Americana com a Placa do Pacífico o que ocasiona na destruição do relevo.

    D- ESTA CORRETA PORÉM NÃO CONDIZ COM O ENUNCIADO.

    E- A Dorsal Mesoatlântica resulta da expansão do assoalho oceânico devido ao movimento DIVERGENTE.


    LETRA A


    VOU SER CADETE 2020!

  • A letra D está incorreta pelo fato de as planícies aluviais sofrem alterações provocadas pela sedimentação fluvial, não pluvial.

  • Só nao entendi no item A a parte "curta duração geológica". Por isso descartei a questão. Pra mim era "longo tempo geológico."

  • Creio que a respeito da alternativa A, "curta duração geológica" se explica devido ao uso do termo "geológica", pois dentro do tempo geológico 1 milhão de anos não significa nada visto que a terra tem aproximadamente 4,5 bilhões de anos.

  • a) as cadeias orogênicas resultam de movimentos tectônicos de curta duração geológica, que, exercendo pressão em sentido horizontal na crosta, originam grandes cordilheiras, como a dos Andes. (Comparando com as outras Eras, a Era Cenozóica, que é a mais recente, é a de menor duração). [GABARITO]

     

    b) o intemperismo químico (físico) é um agente esculpidor do relevo muito característico das regiões desérticas, em virtude da elevada amplitude térmica diária nessas áreas.

     

    c) a Falha de San Andréas, provocada pelo rebaixamento (deslizamento) da Placa de Nazca (Placa da América do Norte) em relação à Placa do Pacífico, é um exemplo de força endógena que atua na construção e modelagem do relevo.

     

    d) as planícies aluviais, detentoras de grande fertilidade, são exemplos de alteração no modelado do relevo provocada principalmente pelo processo de sedimentação pluvial (fluvial).

     

    e) a Dorsal Mesoatlântica resulta da expansão do assoalho oceânico devido ao movimento convergente (divergente) entre as Placas Africana e Sul-Americana.

     

  • A) Gabarito

    B) Intemperismo Físico. Agentes Intempéricos são os que exercem ação sob o relevo em conformidade com o passar do tempo, a exemplo de chuva, ventos, tempestades, irradiação solar etc.

    C) Forças endógenas atuam apenas na construção, formação do relevo, atuam de dentro( vulcanismo, tectonismo e abalo sísmico). Por sua vez os agentes exógenos atuam na modelagem, destruição, modificação do relevo, os famosos agentes intempéricos.

    D) Sedimentação Fluvial.

    E) pelo motivo já citado pelo pessoal aí em cima.

  • A) as cadeias orogênicas resultam de movimentos tectônicos de curta duração geológica, que, exercendo pressão em sentido horizontal na crosta, originam grandes cordilheiras, como a dos Andes. (os Andes tem origem recente, ainda nao sofreram desgastes).

  • Errei essa por ter bugado na palavra horizontal. Por algum motivo não associei mmovimento convergente a movimentos horizontais.
  • gostaria de saber sobre o " curta duração " ali na letra (A), pois da pra interpretar que não demora muito pra formar uma montanha. no meu entender foi que a montanha pode ser formada rapidamente. explicação prfv.
  • cabe duas interpretações nessa letra A. Dá a entender que as montanhas são formadas em pouco tempo.

  • Orogênese: curta duração GEOLÓGICA

    Epirogênese: longa duração GEOLÓGICA

    Não cabe duas interpretações para a letra A.

  • curta duração geológica- Dobramentos modernos
  • I-  CORRETO; As cadeias orogênicas são consideras de curta duração geológica quando comparado às epirogênicas, pois são elas que formam os dobramentos modernos ( montanhas ), ou seja, atividade geológica recente.

    II- ERRADO; Intemperismo físico que está presente no deserto, o químico é provocado, por exemplo, pela chuva.

    OBS.: É a segunda vez que a ESPCEX cobra isso em prova.

    III- ERRADO; Não é rebaixamento, mas,sim, deslizamento ( tangencialmente ) entre a Placa da América do Norte com a Placa do Pacífico. 

    IV- ERRADO; Planícies aluviais são resultantes da erosão fluvial ( água da chuva ) e não pluvial ( água do rio ).

    V- ERRADO; O movimento é divergente.