Gabarito A
TIPOS DE COMUNICAÇÃO:
· Circular – meio pela qual autoridades transmitem ordens uniformes (correspondência dirigida, ao mesmo tempo, a vários destinatários)
receptor tenha a impressão de que foi redigida especialmente para ele.
· Parecer: é o pronunciamento por escrito de uma opinião técnica a respeito de um ato realizado e indica a conclusão do trâmite de um processo.
· Alvará: ORDEM ESCRITA de uma autoridade judicial ou administrativa com a finalidade de que se pratique determinado ato ou para o cumprimento de um despacho.
· Carta: documento semioficial que serve para se responder a uma cortesia, fazer uma solicitação, convite, agradecimento. Tem caráter impessoal (quem assina responde pela firma ou órgão).
· Edital é o ato pelo qual se faz publicar fato ou ordem da adm.;
· Aviso – fórmula utilizada pelos Ministros(MESMA HIERARQUIA), notadamente os militares, para prescreverem orientação aos respectivos subordinados sobre assuntos de seus Ministérios.
· Portaria – fórmula pela qual, autoridades inferiores AO CHEFE DO EXECUTIVO, expedem ORIENTAÇÕES gerais ou específicas.
· Ofício – meio de comunicação formal entre agentes administrativos.
· DEspacho – fórmula pela qual a autoridade administrativa manifesta DEcisões finais ou interlocutórias em processos submetidos à sua apreciação.
· Instrução: É o instrumento que divulga decisões administrativas, disciplina procedimentos de determinado assunto administrativo, faz recomendações de interesse geral nas respectivas áreas de competência.
· Ordem de Serviço – fórmula usada para transmitir determinação aos subordinados quanto à maneira de conduzir determinado serviço, no que respeita aos aspectos administrativos e técnicos.
· Requerimento: é o instrumento utilizado para os mais diferentes tipos de solicitações às autoridades ou órgãos públicos.
· RElatório: é a modalidade de comunicação pela qual se faz a narração ou descrição, ordenada, mais ou menos minuciosa, daquilo que se viu, ouviu ou observou - APRESENTA RESULTADOS.
· Ata: é o RESUMO escrito dos fatos e decisões de uma assembleia, sessão ou reunião para um determinado fim.
o redigidas sem deixar espaços, sem fazer parágrafo para impossibilitar acréscimos.
· Mensagem: comunicação oficial entre Chefe do Poder Executivo ao Poder Legislativo.
· Exposição de motivos é o expediente dirigido ao Presidente da República ou ao Vice-Presidente.
· Memorando: é a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em nível diferente. Trata-se, portanto, de uma forma de comunicação eminentemente interna.
Para conseguir responder a esta questão, o candidato precisa saber a finalidade dos atos e comunicações oficiais, bem como ter conhecimento a respeito do atributo da impessoalidade. Nesse sentido, analisemos as assertivas abaixo:
a) A ata é um instrumento utilizado para o registro expositivo dos fatos e deliberações ocorridos em uma reunião, sessão ou assembleia. Sendo assim, a afirmação presente neste item está correta.
b) A certidão é um documento oficial obtido junto à autoridade ou agente do Poder Público que certifica determinado registro, ato ou fato sob sua responsabilidade dando FÉ PÚBLICA, não ato administrativo ou particular que permite ao pretendente realizar atividades ou utilizar determinado bem fora das rotinas estabelecidas. Dessa forma, a opção está incorreta.
c) A redação oficial é elaborada sempre em nome do serviço público e sempre em atendimento ao interesse geral dos cidadãos. Sendo assim, os assuntos objetos dos expedientes oficiais não devem ser tratados de outra forma que não a estritamente impessoal. Portanto, o que torna este item incorreto é o uso da palavra "pessoalidade".
d) A partir da 3ª edição, publicada em dezembro de 2018, o ofício, o aviso e o memorando, que eram três tipos de expedientes que se diferenciavam mais pela finalidade do que pela forma, passou a chamar-se apenas "padrão ofício". Essa decisão se deu com o objetivo de uniformizá-lo, ou seja, os três passaram a adotar a mesma nomenclatura e diagramação. Dessa forma, apenas com o conhecimento sobre essa reformulação já é possível identificar que esta não é a resposta da questão.
e) O atestado é ato comprovador de situação ou fato conhecido pela Administração, mas que não consta de qualquer documento em poder da organização. Portanto, a definição apresentada neste item está incorreta.
Gabarito: Letra A