O examinador, no enunciado da questão citou o nome do artigo ao qual estava se referindo "Capitalismo e barbárie contemporânea- José Paulo Neto" Fica até mais fácil de achar a justificativa da resposta.
A descoberta e a análise marxianas da lei geral da acumulação capitalista, sintetizada no vigésimo terceiro capítulo do livro primeiro d’O capital, revela a ANATOMIA da “questão social”, sua complexidade, seu caráter de corolário necessário do desenvolvimento capitalista em todos os seus estágios. O desenvolvimento capitalista produz, compulsoriamente, a “questão social” – diferentes estágios deste desenvolvimento produzem diferentes manifestações da “questão social”; esta não é uma sequela adjetiva ou transitória do regime do capital: sua existência e suas manifestações são indissociáveis da dinâmica específica do CAPITAL tornado potência social dominante. A “questão social” é constitutiva do CAPITALISMO: não se suprime aquela se este se conservar.
A análise de conjunto que Marx oferece n´O capital revela, luminosamente, que a “questão social” está elementarmente determinada pelo traço próprio e peculiar da relação capital/trabalho – a exploração.
GABARITO LETRA D
GRUPO DE ESTUDOS PARA CONCURSOS: https://www.facebook.com/groups/227265684423923/ref=bookmarks