SóProvas


ID
2814931
Banca
Gestão Concurso
Órgão
EMATER-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                    O sentimento maior que sobrevém é o da frustração

                                                                                                        Juca Kfouri


      Também verei a decisão da 21ª Copa do Mundo com uma ponta de frustração, a 14ª sem a seleção brasileira. Mas, pense, o futebol brasileiro esteve em 1/3 das finais – é coisa pra chuchu.

      E, infelizmente, acostume-se, porque a tendência é ficarmos de fora nas próximas, a menos que tudo mude no país, o que é improvável.

      Não que a Croácia supere o nosso futebol, embora seu time tenha mais jogadores extraclasse como Modric, Mandzukic e Rakitic, pois hoje em dia nos faltam Pelétic, Zicovic e Ronaldic.

      Assim como a França desfila seus craques, Pogba, Griezmann e Mbappé, e não temos mais Garrinchá, Socratês e Romariô. Afinal, é isso. Lidar com a frustração é das coisas mais difíceis, e necessárias, de nossas vidas.

Disponível em:<https://www1.folha.uol.com.br/colunas/jucakfouri/2018/07/o-sentimento-maior-que-sobrevem-e-o-da-frustracao.shtml?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=newsfolha >. Acesso em 17 07 2018. Adaptado.

O texto “O sentimento maior que sobrevém é o da frustração”, do comentarista esportivo Juca Kfouri, é uma crônica, gênero textual que mescla a linguagem formal com a coloquial, próxima da oralidade, e pouco preocupada com a rigidez da chamada norma culta.


Um exemplo claro dessa linguagem informal, presente no texto, é exemplificado pelo trecho

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    a informalidade está em " é coisa pra chuchu "

  • Correta, C

    Complementando o comentário da amiga Daniela B.

    A linguagem formal, também chamada de "culta" está pautada no uso correto das normas gramaticais bem como na boa pronúncia das palavras. Já a linguagem informal ou coloquial representa a linguagem cotidiana, ou seja, trata-se de uma linguagem espontânea, regionalista e despreocupada com as normas gramaticais.