SóProvas


ID
2815102
Banca
VUNESP
Órgão
MPE-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Reino Unido e União Europeia afirmam que pretendem evitar o restabelecimento de uma fronteira “dura” entre uma província britânica e uma república, que é membro da União Europeia, após a saída britânica do bloco, no fim de março de 2019.


Essa preocupação dos negociadores do Brexit se concentra na manutenção da convivência pacífica entre

Alternativas
Comentários
  • A Irlanda do Norte é um país pertencente ao Reino Unido, mas que não está situado na Grã-Bretanha. Como sugere o seu nome, localiza-se na parte norte da Ilha da Irlanda, onde faz fronteira com a República da Irlanda, um país independente e soberano.

    Curiosidade: Brexit é o "apelido" dado à saída do Reino Unido da União Europeia (UE).  É a junção das palavras Britain (Grã-Bretanha) e exit (saída).

  • Sem querer reclamar, mas já reclamando: é por isso que eu não gosto de atualidades. Você não tem um norte pra estudar e eles podem cobrar qualquer coisa do que aconteceu nos últimos meses, inclusive esses detalhes minúsculos que ninguém presta atençao

  • A preocupação dos negociadores do Brexit se concentra na manutenção da convivência pacífica entre Irlanda do Norte e a República da Irlanda. A Irlanda do Norte conviveu por décadas com o conflito armado com o grupo terrorista separatista do IRA – Exército Republicano Irlandês. O IRA era um grupo formado por católicos que queiram separar a Irlanda do Norte do Reino Unido e reanexá-la à República da Irlanda, um país católico. Recorria a métodos terroristas, principalmente ataques bombistas e emboscadas com armas de fogo. O grupo foi fundado em 1919 e extinto em 2005.

     

    A principal razão pela qual o IRA lutava era a igualdade religiosa, visto que 75% da população norte-irlandesa era protestante e o pouco que restava era católica, o que fazia com que houvesse desigualdade e preconceito entre as religiões. Como os protestantes eram maioria, decidiam candidaturas políticas e plebiscitos, entre outros, impedindo que a vontade católica se manifestasse.

     

    Uma das medidas adotadas para a obtenção da paz foi o fim do controle de fronteiras entre a Irlanda do Norte e a República da Irlanda, permitindo a livre circulação de pessoas na ilha da Irlanda. O que propicia uma maior integração entre os irlandeses da ilha.

     

    Gabarito: B

     

     

  • Letra B.

     

    Brexit e a fronteira entre as duas Irlandas.

     

    O fim do conflito na Irlanda do Norte e a criação do Mercado Comum Europeu tornaram a fronteira entre as duas Irlandas quase invisível. Com a saída do Reino Unido da UE, situação poderá se complicar mais uma vez.

    O que acontecerá com a atual fronteira entre as duas Irlandas após o Brexit? Essa é uma das principais questões nas atuais negociações entre Bruxelas e Londres. Enquanto a Irlanda integra a União Europeia (UE) e a zona do euro, a Irlanda do Norte – que faz parte do Reino Unido – deixará o bloco europeu num futuro próximo. Assim, a fronteira externa da UE deverá cortar a ilha, o que poderá ter grande impacto na região. A DW resume os principais pontos sobre o assunto:

    A Irlanda se divide em duas

    A resposta britânica à luta política e armada pela independência da Irlanda, na época da Primeira Guerra Mundial, foi uma sucessão de leis que tinham mais o objetivo de descentralizar a ilha irlandesa do que permitir sua independência.

    Os planos iniciais para se criar um único Parlamento em Dublin para toda a região falharam devido à resistência dos unionistas da Irlanda do Norte. Eles lutaram para permanecer no Reino Unido e desaprovaram a perspectiva de serem governados por Dublin, considerado na época um bastião do nacionalismo irlandês.

    Em vez disso, foram criados dois Parlamentos: o da Irlanda do Norte e o da Irlanda do Sul – este último, de curta duração. Após os três anos da Guerra de Independência da Irlanda (1919-1921), o Reino Unido admitiu sua derrota. Como consequência, a Irlanda do Sul foi substituída, em 1922, pelo Estado Livre Irlandês, o precursor da atual República da Irlanda, como consagrado no Tratado Anglo-Irlandês. Assim, o Estado Livre Irlandês passou a não integrar mais o Reino Unido.

     

    https://www.dw.com/pt-br/brexit-e-a-fronteira-entre-as-duas-irlandas/a-41645912

  • https://g1.globo.com/mundo/noticia/2018/09/21/entenda-por-que-a-irlanda-e-um-entrave-na-negociacao-do-brexit.ghtml

  • É isso aí, Matheus Menezes. Nem eu, que sou jornalista, consigo prestar atenção em tantos detalhes. É muita informação. Vale o desabafo.

    Sugestão: passar a ler as manchetes dos jornais (G1), Folha de SP, mas ler apenas os dois primeiros parágrafos, suficientes para entender o que está acontecendo e sem esgotar suas energias.

  • #FAVOR MANTER A VERSÃO ANTIGA DO SITE#

    #DETESTEI A NOVA VERSÃO#

  • Resumindo: o bagulho pode ficar ''loko'' entre a Irlandas depois do Brexit.

  • É o backstop!

  • Matheus recomendo vc assistir as aulas da prof. rebeca guimarães ela faz um resumão bacana, me ajuda muito nas provas

  • LETRA B

    BACKSTOP é uma proposição, da Thereza May, que busca garantir que não haverá fronteira “dura”. Entre a Irlanda do Norte (parte Reino Unido) e a República da Irlanda (independente - parte da UE), após finalização do Brexit.

    Link: Explica esse termo e suas implicações.

    https://www.bbc.com/portuguese/internacional-47554776

  • Gabarito : letra " B "

    O Enunciado da questão é matéria da revista ISTOÉ .

    Reino Unido e UE afirmam que desejam evitar o restabelecimento de uma fronteira “dura” entre a província britânica da Irlanda do Norte e a República da Irlanda vizinha, membro da UE, após a saída britânica do bloco no fim de março de 2019.

    .

    Fonte: https://istoe.com.br/ue-adverte-que-negociacao-do-brexit-corre-risco-pela-questao-da-irlanda-2/