SóProvas


ID
2815756
Banca
FCC
Órgão
Câmara Legislativa do Distrito Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Considerando a histórica participação de assistentes sociais na composição de equipe multiprofissional, ratificada no denominado processo transexualizador, regulado pela Portaria do Ministério da Saúde n° 2.803/2013, a Resolução n°845/2018, do Conselho Federal de Serviço Social – CFESS, dispõe sobre a atuação profissional do/a assistente social em relação ao mesmo.


Nesse sentido é correto afirmar que os/as assistentes sociais devem

Alternativas
Comentários
  • JUSTIFICATIVA DA BANCA - letra c

     

    Conforme o disposto na Resolução no 845/2018, do Conselho Federal de Serviço Social – CFESS, a atuação profissional do/a assistente social em relação processo transexualizador, de acordo com Art. 5o Dispõe: Quando pertinente, cabe à(ao) assistente social emitir opinião técnica a respeito de procedimentos relacionados às transformações corporais.

  • A) Art. 4º A atuação da(o) assistente social deve se pautar pela integralidade da atenção à saúde e considerar as diversas necessidades das(os) usuárias(os) e o atendimento a seus direitos tendo em vista que esse acompanhamento não deve ser focalizado nos procedimentos hormonais ou cirúrgicos.

    B) Art. 9° É vedado à(ao) assistente social a utilização de instrumentos e técnicas que criem, mantenham ou reforcem preconceitos à população trans.

    D) Art. 2º É competência da/o assistente social prestar acompanhamento a sujeitos que buscam as transformações corporais em consonância com suas expressões e identidade de gênero.

    E) Art. 1º As(Os) assistentes sociais deverão contribuir, no âmbito de seu espaço de trabalho, para a promoção de uma cultura de respeito à diversidade de expressão e identidade de gênero, a partir de reflexões críticas acerca dos padrões de gênero estabelecidos socialmente.

  • RESOLUÇÃO

    http://www.cfess.org.br/arquivos/ResolucaoCfess845-2018.pdf

  • A Resolução n°845/2018, do Conselho Federal de Serviço Social – CFESS, dispõe sobre a atuação profissional do/a assistente social em relação ao mesmo.

    - Emitir opinião técnica a respeito de procedimentos relacionados às transformações corporais.

  • Xi.. não posso ser assistente social

  • Não vejo erro na alternativa D.

  • O erro da Letra D é que se trata de conflitos psicossociais e neste caso só um psicólogo ou psiquiatra.