SóProvas


ID
2815810
Banca
FCC
Órgão
Câmara Legislativa do Distrito Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A mediação de conflitos tem seu marco regulatório no novo Código de Processo Cível de 2015, e na Resolução do Conselho Nacional de Justiça de 2010. Para sua realização existem diferentes concepções teóricas e metodológicas desta prática, e a que se destaca pela coercibilidade e finalização do conflito é:

Alternativas
Comentários
  • JUSTIFICATIVA DA BANCA - letra b

     

    Arbitragem se destaca pela coercibilidade e finalização de um conflito de acordo com disposto pelo CNJ.

    Para saber mais acesse: http://www.cnj.jus.br/files/conteudo/destaques/arquivo/2015/06/1818cc2847ca50273fd110eaf db8ed05.pd

  • Gabarito B

    Letra a) Mediação - pode ser definida como uma negociação facilitada ou catalisada por um terceiro. As partes em disputa são auxiliadas por uma terceira parte neutra ao conflito ou por um painel de pessoas sem interesse na causa, para se chegar a uma composição.

    Letra b) Arbitragem - característica principal é sua coercibilidade e capacidade de por fim ao conflito. É processo eminentemente privado. Quando as partes não conseguem chegar a um resultado amigável, entra em cena a arbitragem. Aqui, as partes permitem que um terceiro, o árbitro, que deve ser um especialista na matéria em questão, resolva a controvérsia, e sua decisão tem a força de uma sentença judicial, não admitindo recursos.De fato, é mais finalizadora do que o próprio processo judicial, porque não há recurso na arbitragem.

    Letra c) Práticas autocompositivas inominadas - o treinamentos, workshops, aulas, grupos de apoio, oficinas, entre outras práticas para orientar o jurisdicionado a resolver melhor seus conflitos.

    Letra d) Negociação - definida como uma comunicação voltada à persuasão.

    Letra e) Conciliação - pode ser definida como um processo autocompositivo breve no qual as partes ou os interessados são auxiliados por um terceiro, neutro ao conflito, ou por um painel de pessoas sem interesse na causa, para assisti‑las, por meio de técnicas adequadas, a chegar a uma solução ou a um acordo. A conciliação é uma das principais ferramentas, principalmente na Justiça Trabalhista.

    http://www.cnj.jus.br/files/conteudo/arquivo/2016/07/f247f5ce60df2774c59d6e2dddbfec54.pdf