-
As pozolanas são materiais com pouca qualidade cimentante intrínseca, uma vez que por si são ligantes pobres, mas quando finamente pulverizadas e na presença de água, reagem com o hidróxido de cálcio à temperatura normal, formando então silicatos de cálcio estáveis com apreciável capacidade cimentante.
As principais vantagens que resultam da adição de pozolanas ao cimento comum são a sua hidratação lenta, logo com baixa libertação de calor, e o aumento de resistência do betão resultante aos sulfatos e a outros agentes agressivos ácidos.
Fonte:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Pozolana
-
a. estuque. Massa à base de cal, gesso, areia, cimento e água, usada no revestimento de paredes e de forros.
b. taipa de pilão. Sistema de construção que usa barro molhado para fechar as paredes. Feito através a compressão da terra em fôrmas de madeira por meio do uso de pilão
c. adobe. Tijolo feito com uma mistura de barro cru, areia em pequena quantidade, estrume e fibra vegetal.
d. cantaria. Serviço que utiliza pedra lavrada de maneira precisa, de modo que as peças se ajustam perfeitamente umas sobre as outras sem o auxílio de argamassa aglutinante.
-
Pozolanas: são materiais que sozinhos não possuem a propriedade de aglomerar outros materiais entre si, mas quando misturados a outro aglomerante e na presença de umidade reagem, formando compostos com propriedades cimentantes. Como exemplos de pozolanas, podemos citar as cinzas vulcânicas, algumas rochas ígneas, argilas calcinadas, cinzas volantes, entre outras. O emprego das pozolanas como adição do cimento melhora a trabalhabilidade e resistência do concreto, além de aumentar a durabilidade e diminuir a vulnerabilidade aos meios agressivos, como ambientes marítimos e expostos a sulfatos.