A evolução é uma mudança de características hereditárias que uma população de seres vivos passa de geração em geração, aumentando a diversidade de espécies ao longo do tempo. O evolucionismo é uma teoria desenvolvida por diversos cientistas para explicar as alterações que os seres vivos sofrem e sua interação com o ambiente. O fixismo é uma teoria que propões espécies como imutáveis, seguindo a linha do pensamento criacionista, onde a origem da vida é pela ação divina. O fixismo também foi defendido através da geração espontânea, onde a vida se origina de matéria bruta. A principal diferença das duas teorias está na capacidade das espécies em evoluírem e se transformarem a partir de alterações genéticas. (Amabis & Martho. Biologia moderna, 1991)
Analisando as alternativas:
a) o fixismo considera as espécies como imutáveis, pela criação divina. Incorreta.
b) o evolucionismo considera as espécies como resultado de transformações evolutivas. Correta.
c) a geração espontânea, ou abiogênese, não é uma corrente do evolucionismo, ela é uma teoria de origem da vida. Incorreta.
d) o criacionismo considera a criação por ação divina, mas não instáveis ao longo do tempo, ou seja, imutáveis. Incorreta.
Gabarito do professor: B.