SóProvas


ID
2817478
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
IPM - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Previdenciário
Assuntos

Assinale a alternativa correta de acordo com a Orientação Normativa nº 02/2009 MPS.

Alternativas
Comentários
  • Orientação Normativa nº 02/2009 MPS.

    A)    Quando os benefícios de aposentadoria e pensão estiverem previstos em leis distintas, considerar-se-á instituído o RPPS na data da vigência da lei mais antiga que estabeleça a concessão de um desses benefícios.


    Art. 3º § 1º Quando os benefícios de aposentadoria e pensão estiverem previstos em leis

    distintas, considerar-se-á instituído o RPPS na data da vigência da lei mais recente que

    estabeleça a concessão de um desses benefícios.


    B)   O RPPS abrange, exclusivamente, o servidor público titular de cargo efetivo, o servidor inativo e seus dependentes.


    Art. 11. O RPPS abrange, exclusivamente, o servidor público titular de cargo efetivo, o

    servidor inativo e seus dependentes.


    C)   A lei instituidora do RPPS poderá prever que a sua entrada em vigor dar-se-á depois de decorridos cento e oitenta dias da data da sua publicação, intervalo de tempo necessário para a cobrança das contribuições dos segurados, mantendo-se, nesse período, a filiação dos servidores e o recolhimento das contribuições ao Regime Geral de Previdência Social.


    Art. 3º § 2º A lei instituidora do RPPS poderá prever que a sua entrada em vigor dar-se-á depois

    de decorridos noventa dias da data da sua publicação, intervalo de tempo necessário para a

    cobrança das contribuições dos segurados, mantendo-se, nesse período, a filiação dos servidores

    e o recolhimento das contribuições ao Regime Geral de Previdência Social - RGPS.


    D)   Os servidores titulares de cargo efetivo do ente federativo que não tenha editado lei instituidora de RPPS são vinculados ao RGPS, desde que aceitem expressamente tal medida.


    Art. 3º § 3º Os servidores titulares de cargo efetivo do ente federativo que não tenha editado lei

    instituidora de RPPS são vinculados obrigatoriamente ao RGPS.

     

    E)    É permitida a existência de mais de um RPPS para servidor público titular de cargo efetivo por ente federativo, desde que devidamente instituído por lei específica.


    Art. 7º É vedada a existência de mais de um RPPS para servidor público titular de cargo

    efetivo por ente federativo.


  • Fiquei em dúvida na alternativa (E)

    E)    É permitida a existência de mais de um RPPS para servidor público titular de cargo efetivo por ente federativo, desde que devidamente instituído por lei específica. - Incorreta

    "Art. 7º É vedada a existência de mais de um RPPS para servidor público titular de cargo

    efetivo por ente federativo."

    E no caso de dois cargos efetivos permitidos pela CF/88 ?

    "Art. 37

    XVI – é vedada a acumulação remunerada de cargos públicos, exceto quando houver compatibilidade de horários, observando em qualquer caso o disposto no inciso XI:

    a) a de dois cargos de professor;

    b) a de um cargo de professor com outro, técnico ou científico;

    c) a de dois cargos ou empregos privativos de profissionais de saúde, com profissões regulamentadas;”

    Quando o servidor possui dois cargos públicos, por exemplo, ele não terá dois RPPS?

  • SIDINEYA AIRES DE MEDEIROS o que a norma quis dizer é que cada ente poderá instituir apenas um Regime Próprio. Um município não poderia, por exemplo, ter diversos regimes próprios para as diferentes carreiras. No exemplo que vc citou, se o profissional for servidor em 2 cargos no mesmo ente federativo ele será filiado 2 vezes ao mesmo Regime Próprio. Por outro lado, se ele for servidor um cargo no Município e outro no Estado, por exemplo, ele será filiado uma vez em cada Regime Próprio. A norma é direcionada ao instituidor do Regime Próprio e não aos servidores.

  • Essa foi um pouco mais light!

  • Questão versa sobre o Regime Próprio de Previdência Social dos servidores públicos, sob o prisma da Orientação Normativa nº 02/2009. O candidato deverá realizar o exame de veracidade das proposições lançadas pela Banca examinadora e, posteriormente, assinalar a alternativa correta. Examinemos uma por uma:

    Alternativa “a” incorreta. O art. 3º, §1º, da Orientação Normativa nº 02/2009, determina “na data da vigência da lei mais recente”, in verbis: “§1º Quando os benefícios de aposentadoria e pensão estiverem previstos em leis distintas, considerar-se-á instituído o RPPS na data da vigência da lei mais recente que estabeleça a concessão de um desses benefícios”.

    Alternativa “b” correta. O RPPS abrange, exclusivamente, o servidor público titular de cargo efetivo, o servidor inativo e seus dependentes, conforme o art. 11, da Orientação Normativa nº 02/2009.

    Alternativa “c” incorreta. O art. 3º, §2º, da Orientação Normativa nº 02/2009, estabelece “depois de decorridos noventa dias da data da sua publicação”, litteris: “A lei instituidora do RPPS poderá prever que a sua entrada em vigor dar-se-á depois de decorridos noventa dias da data da sua publicação, intervalo de tempo necessário para a cobrança das contribuições dos segurados, mantendo-se, nesse período, a filiação dos servidores e o recolhimento das contribuições ao Regime Geral de Previdência Social – RGPS”.

    Alternativa “d” incorreta. Ao contrário do aqui afirmado, consoante o art. 3º, §3º, da Orientação Normativa nº 02/2009, serão “vinculados obrigatoriamente ao RGPS”, verbis: “§3º Os servidores titulares de cargo efetivo do ente federativo que não tenha editado lei instituidora de RPPS são vinculados obrigatoriamente ao RGPS”.

    Alternativa “e” incorreta. É vedada a existência de mais de um RPPS para servidor público titular de cargo efetivo por ente federativo, nos termos do art. 7º, da Orientação Normativa nº 02/2009.

    GABARITO: B.

  • Vamos analisar a questão da banca!!!

    A) Quando os benefícios de aposentadoria e pensão estiverem previstos em leis distintas, considerar-se-á instituído o RPPS na data da vigência da lei mais antiga que estabeleça a concessão de um desses benefícios. 

    A letra "A" está errada porque de acordo com o artigo terceiro da Orientação Normativa 02|2009  considera-se instituído o RPPS a partir da entrada em vigor da lei que assegurar a concessão dos benefícios de aposentadoria e pensão, independentemente da criação de unidade gestora ou do estabelecimento de alíquota de contribuição, observadas as condições estabelecidas na própria lei de criação, vedada a instituição retroativa.  Já o parágrafo segundo do referido artigo afirma que quando os benefícios de aposentadoria e pensão estiverem previstos em leis distintas, considerar-se-á instituído o RPPS na data da vigência da lei mais recente que estabeleça a concessão de um desses benefícios. 

    B) O RPPS abrange, exclusivamente, o servidor público titular de cargo efetivo, o servidor inativo e seus dependentes. 

    A letra "B" está certa porque de acordo com o artigo onze da Orientação Normativa 02\2009 o RPPS abrange, exclusivamente, o servidor público titular de cargo efetivo, o servidor inativo e seus dependentes. 

    Art. 11 da Orientação Normativa 02|2009 O RPPS abrange, exclusivamente, o servidor público titular de cargo efetivo, o servidor inativo e seus dependentes. 

    C) A lei instituidora do RPPS poderá prever que a sua entrada em vigor dar-se-á depois de decorridos cento e oitenta dias da data da sua publicação, intervalo de tempo necessário para a cobrança das contribuições dos segurados, mantendo-se, nesse período, a filiação dos servidores e o recolhimento das contribuições ao Regime Geral de Previdência Social. 

    A letra "C" está errada porque o parágrafo segundo do artigo terceiro da Orientação Normativa 02|2009 estabelece que  a lei instituidora do RPPS poderá prever que a sua entrada em vigor dar-se-á depois de decorridos noventa dias da data da sua publicação, intervalo de tempo necessário para a cobrança das contribuições dos segurados, mantendo-se, nesse período, a filiação dos servidores e o recolhimento das contribuições ao Regime Geral de Previdência Social - RGPS. 

    D) Os servidores titulares de cargo efetivo do ente federativo que não tenha editado lei instituidora de RPPS são vinculados ao RGPS, desde que aceitem expressamente tal medida. 

    A letra "D" está errada porque violou o dispositivo legal abaixo:

    Art. 3º da Orientação Normativa 02|2009 § 3º Os servidores titulares de cargo efetivo do ente federativo que não tenha editado lei instituidora de RPPS são vinculados obrigatoriamente ao RGPS. 

    E) É permitida a existência de mais de um RPPS para servidor público titular de cargo efetivo por ente federativo, desde que devidamente instituído por lei específica.

    A letra "E" está errada porque de acordo com o artigo sétimo da Orientação Normativa 02|2009 é vedada a existência de mais de um RPPS para servidor público titular de cargo efetivo por ente federativo. 

    O gabarito é a letra "B".