GABARITO: A??
O DSM 5 introduziu algumas inovações no diagnóstico dos transtornos de humor, entre elas encontra-se a:
(PRA COMEÇAR O DSM V NÃO FALA DE TRANSTORNOS DE HUMOR. EXISTEM DUAS CATEGORIAS NOVAS E SEPARADAS: OS TRANSTORNOS DEPRESSIVOS E OS TRANSTORNO BIPOLAR E RELACIONADOS O QUE ANULA ALGUMAS ALTERNATIVAS)
A) inclusão dos especificadores com características mistas e com sintomas ansiosos no episódio depressivo maior e no maníaco. (NÃO ESTÃO INCLUSOS NOS T. DEPRESSIVOS) ANULA
B) restrição do especificador com padrão sazonal ao episódio depressivo maior. (APLICA-SE A TODOS OS T. DEPRESSIVOS)
C)redução do período de duração dos sintomas hipomaníacos para três dias. (NÃO HÁ SINTOMAS MANIACOS NOS TRANSTORNOS DEPRESSIVOS, APENAS NO GRUPO DOS T. BIPOLAR E RELACIONADOS)
D)mudança do nome de transtorno distímico para transtorno depressivo persistente, excluindo-se os quadros com a presença de episódios recorrentes sobrepostos (MAIS CERTA OU MENOS ERRADA)
E)inclusão do transtorno disruptivo de desregulação do humor na categoria dos transtornos bipolares. (INCLUÍDO NOS T.DEPRESSIVOS)
A) OK
B) O especificador não é restrito ao TDM e está em todos os quadros de humor maior (TAB 1, TAB 2 e TDM). Na ciclotimia há apenas especificador para sintomas ansiosos e na distimia temos vários porém não o sazonal.
C) Hipomania tem duração de QUATRO dias.
D) Este transtorno representa uma consolidação do transtorno depressivo maior crônico e do transtorno
distímico definidos no DSM-IV. Episódios de depressão recorrentes sobrepostas podem ocorrer.
E) O TDDH está na categoria dos transtornos DEPRESSIVOS.