SóProvas


ID
2819536
Banca
IADES
Órgão
SES-DF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A hepatite tipo B é classificada como uma doença sexualmente transmissível, porém pode ser transmitida por meio do uso de seringas contaminadas e de materiais contendo sangue. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), dois bilhões de pessoas infectaram-se em algum momento da vida, sendo que 300 milhões evoluíram para doença crônica. O vírus da hepatite tipo B é constituído por um antígeno de superfície denominado

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra E, HBSAg. Logo de cara, é possível eliminar as alternativas A e B, por se tratarem de anticorpos e não constituição viral.



    HBsAg: é um antígeno de superfície (camada externa) que faz parte do genoma do HBV. Complemento: o HBsAg é o primeiro marcador da infecção, detectável em torno de 30 a 45 dias após a infecção.


    HBcAg: é um antígeno da camada interna do vírus da hepatite B.


    HBeAg é um antígeno da partícula 'e' do vírus da hepatite B. Marcador de replicação viral



    FONTE: Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Hepatite B e Coinfecções / Ministério da Saúde, 2017


    & Guia de Vigilância em Saúde. 2a edição. MS, 2017.


  • Gabarito: letra e

    Hepatite B

    HBsAg (antígeno de superfície do HBV) - Pode ser detectado por meio de testes rápidos ou laboratoriais. É o primeiro marcador da infecção, detectável em torno de 30 a 45 dias após a infecção, e pode permanecer detectável por até 120 dias nos casos de hepatite aguda. Ao persistir além de 6 meses, caracteriza a infecção crônica.


    Referência:

    Guia de vigilância em saúde: volume único [recurso eletrônico] / Ministério da saúde, secretaria de vigilância em saúde, coordenação-geral de desenvolvimento da epidemiologia em serviços. - 2. ed. - Brasília: ministério da saúde, 2017.