SóProvas


ID
2819548
Banca
IADES
Órgão
SES-DF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A coagulação intravascular disseminada (CIVD) ou coagulopatia consuptiva gravídica decorre da entrada, na circulação materna, de substâncias que acionam a cascata de coagulação, ativam as plaquetas e culminam com o depósito disseminado de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra d

    Coagulação Intravascular Disseminada

    A coagulação Intravascular disseminada (CIVD) é um distúrbio de coagulação complexo causado pela ativação do sistema de coagulação e fibrinolítico (Lurie et al., 2000).

    Trata-se de um distúrbio com múltiplos defeitos na cascata de coagulação que causam coagulação inapropriada no sistema vascular (Geiter, 2003). Durante a gestação, o sangue da mulher apresenta-se hipercoagulável. Eventos exclusivos à gestação podem desencadear a CIVD: descolamento prematuro da placenta, morte fetal intrauterina e hipertensão diabética. A liberação do fator placentário pode ativar o complexo protrombinase que causa a CIVD. A sepse também pode ser um desencadeador.

    A apresentação da CIVD pode ser aguda, crônica ou de baixo grau. A apresentação de baixo grau ocorre quando a atividade coagulatória aumenta por um curto período e, depois, volta ao normal, ou quando o corpo pode compensar, por um tempo curto, com o consumo dos fatores de coagulação (Geiter, 2003). Com a coagulação elevada da gestação, é importante estar consciente da apresentação crônica da CIVD e testá-la conforme apropriado.


    Referência:

    ORSHAN, Susan A. Enfermagem na saúde das mulheres, das mães e dos recém-nascidos- O cuidado ao longo da vida Porto Alegre, RS, ARTMED, 2010.