SóProvas


ID
2819551
Banca
IADES
Órgão
SES-DF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As infecções perinatais afetam 0,5% a 2,5% de todos os nascimentos e constituem um grande problema de saúde pública pela elevada morbimortalidade. Infecções nesse período não são de fácil diagnóstico, pois, mesmo na gestante, cursam oligossintomáticas, passando despercebidas; no recém-nascido, a grande maioria é assintomática, com surgimento tardio de manifestações clínicas ou até mesmo das respectivas sequelas. Os exames sorológicos mais disponíveis para o concepto nem sempre são contributórios, em razão da transferência de anticorpos maternos da classe

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra d

    TOXOPLASMOSE CONGÊNITA

    As infecções perinatais afetam 0,5 a 2,5% de todos os nascimentos e constituem um grande problema de saúde pública pela elevada morbi-mortalidade. Infecções neste período não são de fácil diagnóstico, pois mesmo na gestante cursam oligossintomáticas, passando despercebidas ; no recém nascido (RN) a grande maioria é assintomática, com surgimento tardio de manifestações clinicas ou até mesmo de suas seqüelas. Os exames sorológicos mais disponíveis para o concepto, nem sempre são contributórios devido a transferência de anticorpos maternos da classe IgG, daí a necessidade de uma boa anamnese materna, com enfoque na sua história social,exame clinico acurado do RN e avaliação laboratorial do binômio.

    A toxoplasmose congênita é uma doença infecciosa que resulta da transferência transplacentária do Toxoplasma gondii para o concepto, decorrente de infecção primária da mãe durante a gestação ou por reagudização de infecção prévia em mães imunodeprimidas.


    Referência:

    Toxoplasmose Congênita

    Elaborado em 16/01/2012

    Lícia Maria Oliveira Moreira –FMUFBa

    Depto de Neonatologia da SBP