SóProvas


ID
2819566
Banca
IADES
Órgão
SES-DF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No que se refere ao processo de triagem neonatal, terminada a coleta de sangue em papel filtro PNTN e a verificação imediata, as amostras devem secar de forma adequada. Quanto ao método correto de secagem da amostra, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra A, longe do sol, em ambiente de 15.C a 20.C, por cerca de 3 horas. Fundamento:


     

    Terminada a coleta e a verificação, as amostras deverão ser submetidas ao processo de secagem à temperatura ambiente (15oa 20opor cerca de 3h), em dispositivo próprio ou superfície plana, isolada na posição horizontal, que permite a distribuição do sangue de forma homogênea. 



    Complemento:


    A data ideal para a coleta pode variar de acordo com a maior sensibilidade das tecnologias diagnósticas e necessidades inerentes às doenças do escopo do programa. Recomenda-se que o período ideal de coleta da primeira amostra esteja compreendido entre o 3. e o 5. dia de vida do bebê devido às especificidades das doenças diagnosticadas atualmente.



    FONTES: Triagem neonatal biológica: manual técnico. MS, 2016 & Portaria n. 822/2001.

  • Gabarito: letra a

    Secagem da amostra

    Terminada a coleta e a verificação imediata, as amostras deverão ser submetidas ao processo de secagem à temperatura ambiente (15° a 20°C por cerca de 3 horas), em dispositivo próprio ou superfície plana, isolada, e que a área contendo sangue fique livre de qualquer contato. A posição horizontal permite a distribuição do sangue de forma homogênea.

    São procedimentos de secagem que inutilizam a amostra:

    ►► Temperaturas altas como exposição ao sol e secagem em cima de estufas;

    ►► Ventilação forçada;

    ►► Local com manipulação de líquidos ou gases químicos;

    ►► Empilhamento de amostras que leva à mistura de sangue entre amostras diferentes;

    ►► Contato com superfícies que podem prejudicar o espalhamento uniforme do sangue ou absorver o sangue coletado.


    Referência:

    Triagem neonatal biológica: manual técnico / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção a Saúde, Departamento de Atenção Especializada e Temática. – Brasília: Ministério da Saúde, 2016.