-
Gabarito letra C. Copy e Cole do manual de manejo da dengue. Fundamento:
A prova do laço deve ser realizada na triagem, obrigatoriamente, em todo
paciente com suspeita de dengue e que não apresente sangramento espontâneo.
A prova deverá ser repetida no acompanhamento clínico do paciente apenas se
previamente negativa.
Descrição da técnica:
Verificar a pressão arterial e calcular o valor médio (PAS + PAD)/2. Desenhar um quadrado com 2,5cm no antebraço Insuflar o manguito até o valor médio e manter durante 5 minutos em adultos e 3 minutos em crianças. Contar o número de petéquias formadas dentro do quadrado. A prova será positiva se houver 20 ou mais petéquias em adultos e 10 ou mais em crianças. Se positiva antes do tempo preconizado, pode ser interrompida; Prova pode ser negativa em pessoas obesas e durante o choque.
FONTE: Dengue : diagnóstico e manejo clínico : adulto e criança. MS, 2016.
-
Gabarito: letra c
Prova do laço
A prova do laço deve ser realizada na triagem, obrigatoriamente, em todo paciente com suspeita de dengue e que não apresente sangramento espontâneo.
A prova deverá ser repetida no acompanhamento clínico do paciente apenas se previamente negativa.
==>Verificar a pressão arterial e calcular o valor médio pela fórmula (PAS + PAD)/2; por exemplo, PA de 100 x 60 mmHg, então 100+60=160, 160/2=80; então, a média de pressão arterial é de 80 mmHg.
==>Insuflar o manguito até o valor médio e manter durante cinco minutos nos adultos e três minutos em crianças.
==>Desenhar um quadrado com 2,5 cm de lado no antebraço e contar o número de petéquias formadas dentro dele; a prova será positiva se houver 20 ou mais petéquias em adultos e 10 ou mais em crianças; atenção para o surgimento de possíveis petéquias em todo o antebraço, dorso das mãos e nos dedos.
==>Se a prova do laço apresentar-se positiva antes do tempo preconizado para adultos e crianças, ela pode ser interrompida.
==>A prova do laço frequentemente pode ser negativa em pessoas obesas e durante o choque.
Referência:
Dengue : diagnóstico e manejo clínico : adulto e criança [recurso eletrônico] / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. – 5. ed. – Brasília : Ministério da Saúde, 2016.
-
PROVA DO LAÇO
1- Verificar a pressão arterial e calcular o valor médio pela fórmula (PAS + PAD)/2;
2- Insuflar o manguito até o valor médio e manter durante cinco minutos nos adultos e três minutos em crianças.
3-Desenhar um quadrado com 2,5 cm de lado no antebraço e contar o número de petéquias formadas dentro dele;
a prova será positiva se houver 20 ou mais petéquias em adultos e 10 ou mais em crianças; atenção para o surgimento de possíveis petéquias em todo o antebraço, dorso das mãos e nos dedos.
A prova do laço deve ser realizada na triagem, obrigatoriamente, em todo paciente com suspeita de dengue e que não apresente sangramento espontâneo.
A prova deverá ser repetida no acompanhamento clínico do paciente apenas se previamente negativa. Verificar a pressão arterial e calcular o valor médio pela fórmula (PAS + PAD)/2; por exemplo, PA de 100 x 60 mmHg, então 100+60=160, 160/2=80; então, a média de pressão arterial é de 80 mmHg. Insuflar o manguito até o valor médio e manter durante cinco minutos nos adultos e três minutos em crianças.
Desenhar um quadrado com 2,5 cm de lado no antebraço e contar o número de petéquias formadas dentro dele; a prova será positiva se houver 20 ou mais petéquias em adultos e 10 ou mais em crianças; atenção para o surgimento de possíveis petéquias em todo o antebraço, dorso das mãos e nos dedos. Se a prova do laço apresentar-se positiva antes do tempo preconizado para adultos e crianças, ela pode ser interrompida.
A prova do laço frequentemente pode ser negativa em pessoas obesas e durante o choque.