SóProvas


ID
2819665
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em face da situação epidemiológica atual do sarampo no Brasil, a prioridade do Programa Nacional de Imunização é a vacinação de crianças, adolescentes e adultos até 49 anos de idade. De acordo com o calendário de vacinação da infância, a vacinação rotineira para crianças deve ser no esquema de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra A. Fundamento;


    A primeira dose (aos 12 meses de idade) deve ser com a vacina tríplice viral e a segunda dose (aos 15 meses de idade) deve ser com a vacina tetra viral, para as crianças que já tenham recebido a 1a dose da vacina triplice viral.



    Complemento:

    1-    Para as crianças acima de 15 meses de idade não vacinadas, administre a vacina triplice viral observando o intervalo mínimo de 30 dias entre as doses. Considere vacinada a pessoa que comprovar duas doses de vacina com componente de sarampo, caxumba e rubéola. (de 2 a 29 anos são duas doses)

     

    2- Para indivíduos de 30 a 49 anos de idade: administre uma dose conforme a situação vacinal encontrada. Considere vacinada a pessoa que comprovar uma dose de vacina com componente de sarampo, caxumba e rubéola ou sarampo e rubéola



    FONTES: Manual de Normas e Procedimentos para Vacinação. MS, 2014 & NOTA TÉCNICA 16/07/2018


    https://sbim.org.br/images/files/nota-tecnica-conjunta-sarampo-sbimsbisbp20180716.pdf

  • Segundo Manual do Prof Romulo Passos, A regra geral é a vacinação de crianças aos 12 meses com a tríplice viral e aos 15 meses com a tetra viral, desde que tenham recebido a primeira dose da vacina tríplice viral. Outra possibilidade aos 15 meses é a 2º dose da tríplice viral e a varícela atenuada. Além disso, com a atualização do calendário nacional de vacinação para o ano de 2018, passa a ser recomendada uma 2º dose de varicela para crianças entre 4 a 6 anos, 11 meses e 29 dias.