SóProvas


ID
2819689
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No contexto das infecções sexualmente transmissíveis no Brasil, a sífilis se apresenta como uma doença de importância clínica e epidemiológica. Assim, o teste rápido de sífilis está disponível nos serviços de saúde do SUS. Sobre a sífilis, analise as afirmativas abaixo.


I A sífilis pode ser transmitida por relação sexual sem camisinha com uma pessoa infectada, ou para a criança durante a gestação ou parto.

II Em caso de gestante, devido ao risco de transmissão ao feto, o tratamento só deve ser iniciado com os resultados de todos os testes positivos (reagente), ou seja, é necessário aguardar o resultado do segundo teste para iniciar o tratamento.

III O uso correto e regular da camisinha feminina ou masculina e a vacinação de gestantes são medidas importantes de prevenção da sífilis congênita.

IV Quando a sífilis é detectada na gestante, o tratamento deve ser iniciado o mais rápido possível, com a penicilina benzatina, único medicamento capaz de prevenir a transmissão vertical.


Em relação ao exposto, estão corretas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra B, assertivas I e IV. Assertivas II e IV têm ideias contrárias. Logo, é possível eliminar alternativa D facilmente. Fundamento:


    I- MODO DE TRANSMISSÃO

    Pode ser sexual, vertical ou sanguíneo. A transmissão sexual é a predominante. Os sítios de inoculação do T. pallidum são, em geral, os órgãos genitais, podendo ocorrer também manifestações extragenitais (lábios, língua e áreas da pele com solução de continuidade). A transmissão vertical pode ocorrer durante toda a gestação, resultando, muitas vezes, em graves danos para o feto ou para a criança.



     IV- A penicilina é o medicamento de escolha para todas as apresentações da sífilis. Para gestantes com alergia confirmada à penicilina, o manejo deverá ser: como não há garantia de que outros medicamentos consigam tratar a gestante e o feto, impõem-se a dessensibilização e o TTO com penicilina benzina. Na impossibilidade de dessensibilização, tratar com ceftriaxona. Entretanto, deve-se considerar tratamento inadequado da mãe e o RN deverá ser avaliado.



    Assertiva III está errada ao afirmar que a vacinação é uma medida de prevenção da sífilis congênita. Não há vacina para sífilis.



    FONTE: Brasil. MS. Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Atenção Integral às Pessoas com Infecções Sexualmente Transmissíveis, 2015.

  • O tratamento deve ser iniciado imediatamente com apenas um dos testes reagente,quando o Teste treponêmico for utilizado como primeiro, uma amostra de sangue deve ser coletada para realização de teste não treponêmico para diagnóstico + testar e tratar parceiro.

  • Quando a sífilis é detectada na gestante, o tratamento deve ser iniciado o mais rápido possível,  com a penicilina benzatina. Este é o único medicamento capaz de prevenir a transmissão vertical. A parceria sexual também deverá ser testada e tratada para evitar a reinfecção da gestante. São critérios de tratamento adequado à gestante:

  • > A sífilis pode ser transmitida por relação sexual sem camisinha com uma pessoa infectada, ou para a criança durante a gestação ou parto.

    > Em caso de gestante, devido ao risco de transmissão ao feto, o tratamento só deve ser iniciado com os resultados de todos os testes positivos (reagente), ou seja, é necessário aguardar o resultado do segundo teste para iniciar o tratamento.

    > O uso correto e regular da camisinha feminina ou masculina e a vacinação de gestantes são medidas importantes de prevenção da sífilis congênita.

    > Quando a sífilis é detectada na gestante, o tratamento deve ser iniciado o mais rápido possível, com a penicilina benzatina, único medicamento capaz de prevenir a transmissão vertical.