SóProvas


ID
2819695
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A comunicação não verbal inclui os sentidos e tudo o que não envolve a palavra falada ou escrita. Estima-se que cerca de 7% do significado é transmitido pelas palavras, 38% é transmitido por sinais vocais e 55% é transmitido por dicas corporais. Em relação à comunicação não verbal, analise as afirmativas abaixo.


I A postura e a marcha enfatizam, pontuam e esclarecem a palavra falada e ajudam a enviar mensagens claras, uma vez que transmitem emoções como surpresa, medo, raiva, felicidade e tristeza.

II A aparência pessoal inclui características físicas, a expressão facial e a maneira de se vestir e se arrumar, que ajudam a comunicar o bem-estar físico, a personalidade, o status social, a profissão, a religião, a cultura e o autoconceito.

III Os profissionais frequentemente entram no território e no espaço pessoal dos clientes, como, por exemplo, quando segura um bebê chorando, ação que indica entrar na zona de espaço pessoal íntima do cliente.

IV O contato visual é a forma mais expressiva da comunicação não verbal entre os seres humanos, uma vez que as enfermeiras aprendem a desenvolver uma impressão geral da saúde e do estado geral emocional do cliente por essa forma de comunicação.


De acordo com Potter (2013), estão corretas as afirmativas 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra b

    I) A postura e a marcha enfatizam, pontuam e esclarecem a palavra falada e ajudam a enviar mensagens claras, uma vez que transmitem emoções como surpresa, medo, raiva, felicidade e tristeza.

    Errada.

    Postura e Marcha. Estas são formas de auto-expressão. O modo como as pessoas sentam, ficam em pé e se movimentam reflete as atitudes, emoções, autoconceito e estado de saúde.

    Gestos. Enfatizam, definem e esclarecem a palavra falada. Os gestos isolados comportam significados específicos ou podem criar mensagens com outros indícios de comunicação. Um dedo apontado para uma pessoa pode comunicar vários significados, mas, quando acompanhado por um franzir de sobrancelhas ou tonalidade ríspida da voz, o gesto transforma-se em uma acusação ou ameaça. Apontar para uma área de dor pode ser mais exato que descrever a localização da dor.

    Expressão Facial. A face é a parte mais expressiva do corpo. As expressões faciais transmitem emoções, como surpresa, medo, desgostos, felicidade e e tristeza.

    II) A aparência pessoal inclui características físicas, a expressão facial e a maneira de se vestir e se arrumar, que ajudam a comunicar o bem-estar físico, a personalidade, o status social, a profissão, a religião, a cultura e o autoconceito.

    Correta.

    III) Os profissionais frequentemente entram no território e no espaço pessoal dos clientes, como, por exemplo, quando segura um bebê chorando, ação que indica entrar na zona de espaço pessoal íntima do cliente.

    Correta.

    IV) O contato visual é a forma mais expressiva da comunicação não verbal entre os seres humanos, uma vez que as enfermeiras aprendem a desenvolver uma impressão geral da saúde e do estado geral emocional do cliente por essa forma de comunicação.

    Errada.

    Contato Ocular. As pessoas sinalizam a presteza para se comunicar através do contato ocular. Manter o contato ocular dourante o diálogo mostra respeito e vontade de ouvir. O contato visual também permite que as pessoas se observem intimamente. A falta de contato visual pode indicar ansiedade, defesa, desconforto ou falta de confiança na comunicação. Entretanto, as pessoas oriundas de culturas asiáticas podem considerar o contato visual como intrusivo, ameaçador ou perigoso, minimizando ou evitando o seu uso.


    Referência:

    POTTER, Patrícia A.; PERRY, Anne Griffin. Fundamentos de enfermagem. 5ª edição. ed. Rio de Janeiro: GUANABARA KOOGAN, 2004. 1509 p.

  • Complementado...

    Comunicação não-verbal

    A comunicação não-verbal é a transmissão da mensagem através da linguagem corporal, sem utilizar palavras. Ela inclui expressões faciais, indícios vocais, contato visual, gestos, posturas, toque, odor, aparência física, vestimenta, silêncio e o uso do espaço, tempo e objetos. A comunicação não-verbal geralmente revela sentimentos verdadeiros, porque é difícil controla-la: uma colega que diz que nada há de errado, mas tem lágrimas nos olhos provavelmente está sofrendo. Os indícios não-verbais acrescentam profundidade às mensagens verbais e ajudam a enfermeira a julgar sua confiabilidade. Tornar-se um observador astuto do comportamento não-verbal exige prática, concentração e sensibilidade em relação aos outros. As enfermeiras devem evitar enviar “mensagens mistas” através da comunicação não-verbal. Dizer “isso não irá doer nada”, enquanto faz um sorriso sarcástico, não alivia a ansiedade ou estabelece a confiança!


    Referência:

    POTTER, Patrícia A.; PERRY, Anne Griffin. Fundamentos de enfermagem. 5ª edição. ed. Rio de Janeiro: GUANABARA KOOGAN, 2004. 1509 p.