SóProvas


ID
2819710
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O técnico de enfermagem estava ajudando a um senhor de 42 anos, em pós -operatório de cirurgia abdominal a ficar na posição semi-sentada (45º) na cama. No entanto, foi observado que, quando o senhor assumia essa posição por algum tempo, ocorria o deslizamento da pele e do tecido subcutâneo enquanto o músculo e o osso subjacente da região sacral permaneciam estacionados, ocasionando um desconforto nessa região devido ao estiramento dos capilares, que pode ocasionar a necrose profunda das camadas teciduais. O evento observado, corresponde

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra C, cisalhamento. Fundamento:


    Cisalhamento: é uma força mecânica combinada entre a gravidade e a fricção. Exerce uma força paralela sobre a pele, e é resultado da gravidade puxando a pele para baixa e a resistência (fricção) entre o indivíduo e a superfície, como cama ou cadeira. Quando a cabeceira da cama é elevada, aumenta o cisalhamento, pois o peso do corpo empurra os tecidos aderidos ao osso em uma direção e, ao mesmo tempo, a pele ou tecido permanece estático, graduado pelo lençol. Assim sendo, o esqueleto desliza para baixo e as forças mecânicas podem, então, obstruir, romper ou distender os vasos sanguíneos.


    Complemento:

    Fricção: força de duas superfícies movendo-se uma contra a outra. A ferida resultante da fricção lembra uma abrasão, restringindo-se a epiderme e derme. Ocorre geralmente em pacientes agitados. Age na mecânica do cisalhamento.



    FONTE: TERAPIA TÓPICA PARA FERIDA CRÔNICA: ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM.







  • Gabarito: letra c

    Atrito e cisalhamento

    As forças mecânicas também contribuem para o desenvolvimento de úlceras por pressão. O atrito é a força de fricção entre duas superfícies, uma contra a outra, e muitas vezes é causado pela tração do cliente contra um lençol (comumente conhecido como queimadura de lençol) ou por um dispositivo protético mal ajustado. O cisalhamento é decorrente da força da gravidade empurrando o corpo do cliente para baixo e da resistência entre o cliente e o leito ou cadeira (European Pressure Ulcer Advisory Panel, 2012 ). Quando ocorre cisalhamento, as camadas de tecido deslizam uma sobre a outra, os vasos sanguíneos são distendidos e torcidos, e a microcirculação da pele e do tecido subcutâneo é interrompida. As evidências de danos nos tecidos profundos podem ter um desenvolvimento lento e se manifestar por uma fístula, a qual é uma área de tecido destruído que se estende a partir da borda de uma ferida. O sacro e os calcanhares são os mais suscetíveis aos efeitos do cisalhamento. As úlceras por pressão por atrito e cisalhamento ocorrem quando o cliente escorrega para baixo no leito ou é posicionado ou movido de modo inadequado ( p. ex., arrastado para cima no leito ). Músculos espásticos e plégicos aumentam a vulnerabilidade do cliente de apresentar úlceras por pressão ligadas ao atrito e cisalhamento.

    Obs.: o atrito e cisalhamento são um dos itens avaliados na Escala de Braden para verificar o risco de lesão por pressão.

    Referência:

    Brunner e Suddarth: tratado de enfermagem médico-cirúrgica, volume 1 / Janice L. Hinkle, Kerry H. Cheever; tradução Patrícia Lydie Voeux... [et al.]. - 13. ed. - Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2018.