SóProvas


ID
2820169
Banca
IDECAN
Órgão
CRF-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Na Comunicação Social, o que é comunicado é o que vale e passa a existir. Ou seja, o que tem e terá importância para os indivíduos e a sociedade. É, assim, fundamental a noção de realidade, do que é de fato. E se não houver ética profissional, o que é pode não aparecer, ficará invisível aos olhos do público, não será revelado e conhecido. E o que não é, mas aparece e é destacado nas redes sociais, por exemplo, pode virar “notícia” e pior: ser a única informação tida como verdadeira. Isto não é novidade porque os sofistas de hoje usam aquela mesma “meia-verdade” milenar dos sofistas. Utilizam argumentos e raciocínios falsos para explicar fatos, acontecimentos, julgar pessoas e destacar produtos. Como se sabe, o sofisma teve origem:

Alternativas
Comentários
  • GAB D

     

    São famosos e numerosos os sofistas que atuaram na Grécia antiga, em especial em Atenas, onde a cultura floresceu com mais evidência. Híppias, Pródico, Antístenes, Trasímaco são apenas alguns exemplos históricos destes que inventaram um certo modo de viver numa política que pressupunha a isonomia (leis iguais para todos os cidadãos). No entanto, podemos destacar especialmente dois dos maiores sofistas de todos os tempos: Górgias e Protágoras.

     

    CABRAL, João Francisco Pereira. "Os Sofistas"; Brasil Escola. Disponível em . Acesso em 17 de outubro de 2018.

  • Quem está acostumado com Cespe, ver um trem desses, dá vontade de chorar. 

  • Sofisma ou sofismo em filosofia, é um raciocínio ou falácia se chama a uma refutação aparente, refutação sofística e também a um silogismo aparente, ou silogismo sofístico, mediante os quais se quer defender algo falso e confundir o contraditor. Wikipédia