SóProvas


ID
2820184
Banca
IDECAN
Órgão
CRF-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Alastram-se, nas redes sociais, informações sem credibilidade, que alguns caracterizam logo como fake news (fake significa fraude, sentido mais grave do que uma falsa notícia, pelo caráter de clara tentativa de indução ao erro). Isto não é propriamente uma novidade, no meio jornalístico ou fora dele, porque antes mesmo da expressão inglesa, já existiam em Português palavras como barriga (grave erro de informação) e fofoca (informação maliciosa) que, exatamente pelo erro e pelo objetivo maldoso, não tinham espaço na prática do bom jornalismo. Já existiam, também, as palavras boato e rumor, com definições nos manuais de redação, em função dos cuidados que os jornalistas profissionais devem ter para evitar notícia imprecisa ou falsa, o que leva à inevitável falta de credibilidade para a mídia. O que quer dizer rumor e o que significa boato?

Alternativas
Comentários
  • Rumor é a informação corrente, não confirmada, que pode ou não ser verdadeira. Já boato é sempre uma informação falsa.

    Fonte: https://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u48787.shtml

  • GAB B

     

    Manual da Folha de São Paulo, p. 55:

     

    Boato/Rumor - Rumor é informação corrente não confirmada, que pode ou não ser verdadeira. (...) Não confuda rumor, boato e fofoca. Rumor é "notícia que corre". Boato é notícia falsa. Fofoca é gíria brasileira e significa mexerico, maledicência.