SóProvas


ID
2820235
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Cabe ao IPHAN proteger e promover os bens culturais do país, assegurando sua permanência e seu usufruto para as gerações presentes e futuras. Em relação aos bens tombados pelo IPHAN na região Nordeste, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • c) O conjunto arquitetônico e urbanístico de Alcântara (MA) foi tombado pelo Iphan, em 1948, quando tinha como limite todo o município, sendo que a cidade de Alcântara, propriamente dita, mantinha suas características urbanas e arquitetônicas do século XVIII. Em 1948, Alcântara recebeu o título de Cidade Monumento Nacional.

    d) O conjunto arquitetônico e urbanístico de Sobral (CE), tombado pelo Iphan em 2000, abrange uma área que se estende da margem do Rio Acaraú à Rua Coronel Monte Alverne, onde estão inúmeros imóveis e espaços públicos. Dentre suas valiosas edificações remanescentes do século XVIII, estão o Teatro e a Praça São João, um conjunto de casas em estilo art noveau, sobrados decorados com motivos greco-romanos e várias construções religiosas, como as igrejas da Sé e dos Pretinhos de Nossa Sra. do Rosário (construída por escravos). 

    Outros estilos artísticos - art déco e vernaculares - que prevaleceram durante o período colonial ainda estão inscritos na paisagem, história e memória dessa cidade cearense. Sua importância não se dá somente pelas características artísticas e arquitetônicas, mas pelo valor atribuído pelos moradores que, nessas construções, encontram sua relação com os espaços públicos. 

    http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/345

    http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/242

    http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/287

    http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/114

  • GAB E

    a) O conjunto arquitetônico, urbanístico e paisagístico de Itaparica - localizado na Ilha de Itaparica, município da Região Metropolitana de Salvador - foi tombado pelo Iphan, em 1980, e inclui a Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento. Este conjunto, apesar das transformações ocorridas ao longo dos anos, conserva suas características originais, destacando-se pela uniformidade dos muitos edifícios de um só pavimento, com janelas e portas de vergas retas ou curvas. 

    Os sobrados são em pequeno número, o que ratifica a escala horizontal do conjunto, onde se sobressai a Igreja Matriz, por sua volumetria avantajada. A parte central da cidade, protegida pelo Instituto, localiza-se próxima ao mar, no norte da ilha, em trecho conhecido antigamente como Ponta da Baleia, que se desenvolveu em uma trama de ruas de desenho irregular, intercalada por praças. 

    b) Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia - É uma monumental edificação da Cidade Baixa de Salvador, Construída a partir de 1739 e consagrada em 1765. A pedra da construção foi a pedra de lioz (ou pedra do reino, no Brasil), importada de Lisboa, numeradas uma a uma em Portugal e trazidas para a colônia. Em seu interior, no estilo joanino - o barroco tardio português corrente no reinado de D. João V (1706-1750) -, destaca-se a pintura do teto que obedece à concepção ilusionista barroca de origem italiana, de autoria de José Joaquim da Rocha.