SóProvas


ID
2820304
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Com relação a noções básicas de prevenção contra incêndio e saída de emergência, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • a) De acordo com a NBR 9077:2001, em uma escada enclausurada protegida, a porta deve ser estanque ao fogo e deve ter ventilação permanente superior.  A porta deve estancar o fogo, não a fumaça.


    b) Nos incêndios classe A, que se verificam em materiais sólidos fibrosos, não (errado!) se pode usar extintores à base de água.   Errado! Pode sim ser usada a água.


    c) Os incêndios classe B, que se verificam em líquidos e gases inflamáveis, devem ser combatidos com extintores de H2O ou de espuma.  Errado! Não pode utilizar água!


    d) Segundo a NBR 9077:2001, é suficiente uma caixa de escada à prova de fumaça para atender um edifício de escritórios de 10 pavimentos, com 700 m² de área cada um.  Certo!


    e) Na escada comum (não enclausurada), podem existir aberturas para tubulações de lixo, passagens para a rede elétrica, centros de distribuição elétrica.  Não, em nenhuma escada pode haver a presença dos citados.



  • letra e) na verdade, pode haver sim aberturas para tubulações de lixo, passagens para a rede elétrica, centros de distribuição elétrica em escadas não enclausuradas, mas apenas, se em edificações de baixa e média altura (até 12 m)

    Na alternativa não foi colocada essa restrição, logo está incompleta.

    edit:

    4.7.4.3 Nas caixas de escadas, não podem existir aberturas para tubulações de lixo, passagens para a rede elétrica, centros de distribuição elétrica, armários para medidores de gás e assemelhados, excetuadas as escadas não enclausuradas em edificações com alturas classificadas em L e M (de baixa e de média alturas).

    pag 10, da 9077

  • A) De acordo com a NBR 9077:2001, em uma escada enclausurada protegida, a porta deve ser estanque à fumaça e deve ter ventilação permanente superior.

    4.7.10.5 As escadas enclausuradas protegidas devem possuir ventilação permanente inferior, com área de 1,20 m² no mínimo, junto ao solo, podendo esta ventilação ser por veneziana na própria porta de saída térrea ou em local conveniente da caixa da escada ou corredor da descarga, que permita a entrada de ar puro.

  • Gab. C

    a) De acordo com a NBR 9077:2001, em uma escada enclausurada protegida❌, a porta deve ser estanque à fumaça e deve ter ventilação permanente superior.

    As únicas em que a porta deve ser estanque à fumaça citadas na Lei é da Escada Enclausurada à Prova de Fumaça(PF), Escada à prova de fumaça pressurizada (PFP), e das Antecâmaras

    b)Nos incêndios classe A, que se verificam em materiais sólidos fibrosos, não se pode❌ usar extintores à base de água.

    Incêndios classe A devem ser combatidos com extintores à base de H20, que tem capacidade de resfriar o ambiente, ou espuma

    c) Os incêndios classe B, que se verificam em líquidos e gases inflamáveis, devem ser combatidos com extintores de H2O ou de espuma.

    H2O (água) não pode ser usados ​​em incêndios de classe B ou C.

    d) Segundo a NBR 9077:2001, é suficiente uma caixa de escada à prova de fumaça para atender um edifício de escritórios de 10 pavimentos, com 700 m² de área cada um. ✅ Gabarito

    TODOS os edifícios do tipo D (Neste estão inclusos os escritórios), se forem menores que 750m² (por pavimento), poderão ter apenas 1 saída de emergência (qualquer tipo de escada). Quando for > 750m², o mínimo de escada de saída de emergência será de 2 saídas, não importando o tipo da escada.

    e) Na escada comum (não enclausurada), podem existir aberturas para tubulações de lixo, passagens para a rede elétrica, centros de distribuição elétrica.

    A regra é não poder! Porém, há exceção! Nas caixas de escadas, não podem existir aberturas para tubulações de lixo, passagens para a rede elétrica, centros de distribuição elétrica, armários para medidores de gás e assemelhados, excetuadas as escadas não enclausuradas em edificações com alturas classificadas em L e M (de baixa e de média alturas). ATÉ 12 metros

    (acredito que por a banca ter generalizado a alternativa, a questão esteja errada, porém pode haver interpretação que ela estaria correta, já que há possibilidade, sim, de isto ocorrer)

  • 7.2.5.3 - CLASSES DE INCÊNDIO

    Os incêndios são divididos em quatro classes:

    - Incêndios Classe A: são os que se propagam em materiais combustíveis sólidos (papel, madeira, tecidos, fibras etc)

    - incêndios Classe B: são os que se propagam em gases e líquidos inflamáveis (óleo. gasolina, gás de cozinha, thimer etc).

    - Incêndios Classe C: são os que se propagam em equipamentos elétricos energizados (ligados á corrente elétrica).

    - Incêndios Classe D: são os que se propagam cm materiais piróforos (magnésio, potássio, alumínio em pó).

    .

    a) Extintor de Água Pressurizada

    finalidade principal: combater incêndios Classe A:

    (...)

    b) Extintor de Espuma

    finalidade principal: combater incêndios Classes A c B:

    (...)

    c) Extintor de Gás Carbónico (CO,)

    finalidade principal: combater incêndios Classes B c C;

    (...)

    d) Extintor de Pó Químico Seco (PQS)

    finalidade principal: combater incêndios Classes B e C;

    (...)

    fonte: Yazigi, Técnica de Edificar