SóProvas


ID
2820814
Banca
UECE-CEV
Órgão
SECULT-CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Atente para o seguinte excerto:

“O governo federal vai ficar ao menos quatro anos sem entregar novos livros de literatura para bibliotecas de escolas públicas brasileiras. A última remessa de livros feita pelo Ministério da Educação (MEC) para toda a rede ocorreu em 2014. A partir daquele ano, o programa que garantia a compra e a entrega não foi mais executado. O Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) teve extinção decretada em julho de 2017. A alternativa proposta pelo governo federal só terá possibilidade de enviar novos livros a partir de 2019”.


Disponível em
https://g1.globo.com/educacao/noticia/governofederal-seguira-sem-entregar-novos-livros-deliteratura-para-bibliotecas-escolares-em-2018.ghtml .

Acesso 05/08/2018. Adaptado.

Atente para as afirmações apresentadas a seguir e assinale a que sugere uma contradição em relação ao conteúdo do fragmento.

Alternativas
Comentários
  • “O governo federal vai ficar ao menos quatro anos sem entregar novos livros de literatura para bibliotecas de escolas públicas brasileiras. A última remessa de livros feita pelo Ministério da Educação (MEC) para toda a rede ocorreu em 2014. A partir daquele ano, o programa que garantia a compra e a entrega não foi mais executado. O Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) teve extinção decretada em julho de 2017. A alternativa proposta pelo governo federal só terá possibilidade de enviar novos livros a partir de 2019”

    Assinale a alternativa que sugere uma contradição:



    A) “É muito tempo sem renovar o acervo” (...) “Falou-se em livro direto para o aluno, o que também é muito bom. Mas não se pode abandonar a biblioteca pública.” – Luís Antônio Torelli.


    B) "Eu, muitas vezes, me preocupo que, em um momento de contenção de despesas, a literatura vá perdendo esse espaço que foi conquistado pelo seu próprio mérito.” – Ana Maria Machado.


    C) A recém-aprovada Base nacional comum curricular – BNCC – do ensino fundamental incluiu a “Educação Literária” e a “Leitura” como eixos da área de linguagens. Segundo o MEC, “não haverá qualquer prejuízo para o cumprimento da nova BNCC.” 


    D) Regina Zilberman diz: “Em um país de tantas desigualdades como é o nosso, a clivagem – separação – entre o leitor e livro só agudiza esses problemas, deixando as pessoas afastadas das possibilidades infinitas que a linguagem verbal propicia (...)”.


  • A recém-aprovada Base nacional comum curricular – BNCC – do ensino fundamental incluiu a “Educação Literária” e a “Leitura” como eixos da área de linguagens. Segundo o MEC, “não haverá qualquer prejuízo para o cumprimento da nova BNCC.”

    Se está sendo proposto uma coisa, mas não está sendo posto recursos para a concretização, será uma contradição.