SóProvas


ID
2820964
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O enfermeiro deve ter conhecimento prévio, de acordo com as competências previstas na lei do exercício profissional, sobre os medicamentos a serem preparados. Suponha um medicamento de liberação prolongada cuja formulação promove a liberação lenta e prolongada no trato gastrointestinal. Se esse medicamento for triturado, ocorrerá liberação imediata e rápida do fármaco, o que poderá resultar em efeito tóxico com danos potencialmente graves ao paciente. Um exemplo desse tipo de medicação é

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra d

    NEM TODO MEDICAMENTO PODE SER TRITURADO.

    Há medicamentos que possuem revestimento para liberação entérica, protegendo-o do ácido gástrico, que não devem ser triturados. Sua trituração destrói este revestimento.

    Outros comprimidos são de liberação prolongada, isto é, sua formulação promove a liberação lenta e prolongada no trato gastrointestinal. Se for triturado, ocorrerá liberação imediata e rápida do fármaco, assim poderá resultar em efeito tóxico com danos potencialmente graves ao paciente. Ex.: comprimido de Nifedipino, que pertence ao grupo de substâncias antagonistas do cálcio e com atividade vasodilatadora, muito utilizado para pacientes hipertensos, se triturado o efeito será rápido, podendo levar o paciente a ter uma hipotensão severa com danos potencialmente graves.


    Referência:

    Uso seguro de medicamentos: guia para preparo, administração e monitoramento / Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo. – São Paulo: COREN-SP, 2017.

  • Importante