SóProvas


ID
2820982
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Uma adolescente, juntamente com o namorado, também adolescente, procurou a enfermeira da unidade básica de saúde por estar suspeitando de uma gravidez indesejada. Após confirmação da gravidez, a enfermeira acolheu a adolescente no programa de pré-natal onde ofereceu uma assistência qualificada, com abordagem diferenciada, relacionada ao maior número de consultas, à adaptação da prescrição (linguagem de fácil compreensão), ao ganho ponderal e às questões éticas, legais e hábitos de vida (BRASIL, 2016). A adolescente foi acompanhada pela equipe da unidade de saúde até o parto. A criança nasceu a termo e, ainda na maternidade, a puérpera recebeu informações sobre a amamentação e sobre o retorno seguro à atividade sexual. No segundo dia de puerpério, ela recebeu alta e retornou para sua casa juntamente com o bebê.

De acordo com o Ministério da Saúde (2016), a adolescente foi incluída no pré-natal com assistência qualificada e abordagem diferenciada por fazer parte da faixa etária de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra A, faixa etária de 10 a 14 anos. Fundamento:


    Adolescentes em situação de gravidez não devem ser tratados do mesmo modo que adultos por várias razões (...) ...Pelas especificidades da própria faixa etária, em especial a compreendida entre os 10 e os 14 anos, que exige uma assistência à saúde diferenciada tanto para o pré-natal quanto para o parto, o puerpério e a contracepção;


    É preciso estar atento às gestantes da faixa etária entre 10 e 14 anos, pois apresentam maiores riscos materno-fetais. Entretanto, quando elas recebem atenção qualificada, os resultados se aproximam daqueles da população em geral.




    FONTE: CADERNOS DE ATENÇÃO BÁSICA - ATENÇÃO AO PRÉ-NATAL DE BAIXO RISCO. CAB 32. MS.

  • Gabarito: letra a

    Pré-Natal: Atenção complementar para adolescentes

    • Promover assistência qualificada, com abordagem diferenciada, para adolescentes na faixa etária de 10 a 14 anos em relação:

    ○ ao maior número de consultas;

    ○ à adaptação da prescrição( linguagem de fácil compreensão);

    ○ ao ganho ponderal e

    ○ às questões éticas, legais e hábitos de vida.

    Para gestantes entre 10 e 14 anos as principais comorbidades a serem rastreadas são (BOUZAS, 2013):

    ○ doenças hipertensivas específicas da gravidez;

    ○ anemia;

    ○ infecções;

    ○ prematuridade.


    Cuidando de Adolescentes : orientações básicas para a saúde sexual e a saúde reprodutiva [recurso eletrônico] / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção em Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. – 2. ed. – Brasília : Ministério da Saúde, 2018.