SóProvas


ID
2821036
Banca
COSEAC
Órgão
Prefeitura de Maricá - RJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Hipóteses de expropriação pelo poder público de terras para destinação à reforma agrária e programas de habitação popular, sem indenização ao proprietário:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA A - CORRETA

     

    CF. Art. 243. As propriedades rurais e urbanas de qualquer região do País onde forem localizadas culturas ilegais de plantas psicotrópicas ou a exploração de trabalho escravo na forma da lei serão expropriadas e destinadas à reforma agrária e a programas de habitação popular, sem qualquer indenização ao proprietário e sem prejuízo de outras sanções previstas em lei, observado, no que couber, o disposto no art. 5º.      (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 81, de 2014)

     

    Parágrafo único. Todo e qualquer bem de valor econômico apreendido em decorrência do tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins e da exploração de trabalho escravo será confiscado e reverterá a fundo especial com destinação específica, na forma da lei.      (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 81, de 2014)

  • GABARITO LETRA A

    RUMO A POSSE PMGO 2019

  • Começando, heinnnn...cuidado comigo!

     

    Situações :

    Se a propriedade estiver atendendo o interese social, sópodera ser desapropriada em três casos:

    necessidade pública, interesse social ou utilidade pública, nestes casos haverá indenização prévia em dinheiro.

    Contudo, pode não haver indenização em dinheiro e aí temos os casos:

    a) Reforma agrária, indenizado em dívidas agrária resgatáveis em até 20 anos, a partir do segundo ano de sua emissão;

    b) Desapropriação  de imóvel urbano não edificado que não qtendeu a função social, neste caso o pagamento é realizado em títulos da dívida pública previamente  APROVADO PELO SENADO com prazo de resgaste em até dez anos;

    c) Desapropriação Confiscatória, não recebe nada é o caso de terras que cultivam plantas psictrópicass ou há exploração de trabaçho escravo;

    Espero ter ajudado, comente aí e cuidado comigo...rsrs

    JESUS is the my King!

     

     

  • Começando, heinnnn...cuidado comigo!

     

    Situações :

    Se a propriedade estiver atendendo o interese social, sópodera ser desapropriada em três casos:

    necessidade pública, interesse social ou utilidade pública, nestes casos haverá indenização prévia em dinheiro.

    Contudo, pode não haver indenização em dinheiro e aí temos os casos:

    a) Reforma agrária, indenizado em dívidas agrária resgatáveis em até 20 anos, a partir do segundo ano de sua emissão;

    b) Desapropriação  de imóvel urbano não edificado que não atendeu a função social, neste caso o pagamento é realizado em títulos da dívida pública previamente  APROVADO PELO SENADO com prazo de resgaste em até dez anos;esta  desapropriação é realizada pelo município.

    c) Desapropriação Confiscatória, não recebe nada é o caso de terras que cultivam plantas psicotrópicass ou há exploração de trabalho escravo;

    Espero ter ajudado, comente aí e cuidado comigo...rsrs

    JESUS is the my King!

  • A) Drogas ou trabalho escravo permitem a desapropriação sem indenização.

    Fonte: Labuta nossa de cada dia.

  • GAB A

     

    culturas ilegais de plantas psicotrópicas ou a exploração de trabalho escravo, derivaria de responsabilidade subjetiva ou objetiva do proprietário. ... entre seu comportamento e a atividade ilícita que justifica a aplicação da sanção.

  • GABARITO: LETRA A

    Art. 243. As propriedades rurais e urbanas de qualquer região do País onde forem localizadas culturas ilegais de plantas psicotrópicas ou a exploração de trabalho escravo na forma da lei serão expropriadas e destinadas à reforma agrária e a programas de habitação popular, sem qualquer indenização ao proprietário e sem prejuízo de outras sanções previstas em lei, observado, no que couber, o disposto no art. 5º.        

    Parágrafo único. Todo e qualquer bem de valor econômico apreendido em decorrência do tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins e da exploração de trabalho escravo será confiscado e reverterá a fundo especial com destinação específica, na forma da lei. 

    FONTE: CF 1988

  • A questão exige do candidato o conhecimento acerca do que a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 dispõe sobre expropriação de propriedades rurais e urbanas. 

    A– Correta - É o que dispõe a CRFB/88 em seu art. 243: "As propriedades rurais e urbanas de qualquer região do País onde forem localizadas culturas ilegais de plantas psicotrópicas ou a exploração de trabalho escravo na forma da lei serão expropriadas e destinadas à reforma agrária e a programas de habitação popular, sem qualquer indenização ao proprietário e sem prejuízo de outras sanções previstas em lei, observado, no que couber, o disposto no art. 5º".

    B– Incorreta - Não é o que dispõe a Constituição sobre o tema, vide alternativa A.

    C- Incorreta - Não é o que dispõe a Constituição sobre o tema, vide alternativa A.

    D- Incorreta - Não é o que dispõe a Constituição sobre o tema, vide alternativa A.

    O gabarito da questão, portanto, é a alternativa A.

  • Se as outras alternativas eram de lugares que estavam sendo explorados irregularmente, é óbvio que não poderia construir nada naquele terreno, pois ia prejudicar o local do mesmo jeito.

  • Gabarito: A

    Conforme artigo 243 da Constituição Federal.

    “Art. 243. As propriedades rurais e urbanas de qualquer região do País onde forem localizadas culturas ilegais de plantas psicotrópicas ou a exploração de trabalho escravo na forma da lei serão expropriadas e destinadas à reforma agrária e a programas de habitação popular, sem qualquer indenização ao proprietário e sem prejuízo de outras sanções previstas em lei, observado, no que couber, o disposto no art. 5º.”