SóProvas


ID
2821780
Banca
FCC
Órgão
Câmara Legislativa do Distrito Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Segundo Jorge Duarte, em “Os desafios da Comunicação Pública”:


A primeira vez que se organizou a comunicação do Serviço Público no Brasil, foi no período Vargas. A estrutura era usada como estratégia de manipulação, censura, convencimento em moldes “fascistas” e com uso assumidamente político e personalista. Depois disso, durante muito tempo, evitou-se falar em comunicação dentro de governos, até para não lembrar o famigerado DIP – Departamento de Imprensa e Propaganda – de Vargas. Quando um governo resolveu fazer planejamento em comunicação foi em pleno regime militar. Adotou-se, então, um novo modelo de sistema de comunicação usando o então nome “moderno” de Relações Públicas. Na prática, fortaleceu-se a compreensão da comunicação como instrumento de persuasão social em um governo. Além de reafirmar preconceitos sobre comunicação de governo, esse período serviu também para ajudar a estigmatizar a prática relações públicas.

(Porto Alegre: Rede Escolas de Governo, mimeo. Disponível em:<http://redeescoladegoverno.fdrh.rs.gov.br/upload/1367323906_Jorge%20Duarte.pdf>)


Com o pacto democrático construído no processo constitucional que resultou na carta de 1988, a comunicação pública no Brasil tem como finalidade promover 

Alternativas
Comentários
  • "São várias as possibilidades de discutir Comunicação Pública. Minha proposta é privilegiar, neste momento, sua relação com cidadania, que parece-me uma tarefa urgente. Cidadania, numa visão simples, pode ser entendida como a possibilidade de cada um e de todos conhecerem suas obrigações e usufruírem de seus direitos. E a comunicação, sabemos, é pré-requisito para o exercício da cidadania. "


    Fonte: http://redeescoladegoverno.rs.gov.br/upload/1367323906_Jorge%20Duarte.pdf

  • Comunicação pública é a troca e partilha de informações de utilidade pública. Geralmente associada a instituições públicas, também pode ser praticada por organizações privadas, pelo Terceiro Setor e pela sociedade em geral. Relaciona-se à multiplicidade de atores sociais e à participação ativa e direta do cidadão, visando uma relação de confiança, engajamento cívico e cultura associativa.

    Vamos analisar as alternativas:

    A) ERRADO. A distribuição de informações governamentais para os órgãos de imprensa para atingir o maior número de cidadãos é chamada assessoria de imprensa.

    B) ERRADO. A comunicação responsável por divulgar realizações de governos e de agentes da Administração direta, indireta e autárquica, e prestar contas sobre projetos, ações e atividades é a governamental.

    C) ERRADO. A equidade na propaganda eleitoral gratuita, resguardando as proporções de minutagem a que cada partido faz jus, não são questões relacionadas à comunicação pública.

    D) CERTO

    E) ERRADO. Guardar e dar manutenção a informações sigilosas de modo a garantir a segurança do Estado não são questões relacionadas à comunicação pública.

    Gabarito do professor: Letra D.

    Fonte:

    - De Barros, Antônio Teixeira, e Bernardes, Cristiane Brum. A comunicação pública não tem a mesma lógica que as empresas utilizam para vender um produto. Intercom. 2009.