SóProvas


ID
2822035
Banca
FCC
Órgão
Câmara Legislativa do Distrito Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Sobre o conceito de portais, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • O conceito de portal, relacionado com a internet, nasceu no começo de 1998, para designar os sites de busca, que, além dos diretórios de pesquisa, começaram a oferece serviços de e-mail gratuito, bate papo em tempo real e serviços noticiosos. Hoje os portais são entidadidos como todo e qualquer site que sirva para a entrada dos usuários na World Wide Web, a primeira parada a partir da qual os internautas decidem os passos seguintes na rede mundial.


    Pág. 122: Jornalismo na Internet, J.B. Pinho

  • Letra D

  • Get in!

  • Portal é uma página na internet em que são apresentados serviços (como e-mails, bate-papo e previsão do tempo, por exemplo) e/ou conteúdos (como notícias e artigos, por exemplo) e que auxiliam os usuários a construir seu caminho pela internet. Podem ter objetivos comerciais (como o portal do globo.com) e/ou institucional (como o portal da Petrobrás – https://petrobras.com.br/pt/). Por meio de hiperlinks, possibilitam que os usuários sejam direcionados para páginas internas ou externas. Os portais podem ser divididos em duas categorias: horizontais e verticais.

    Os portais horizontais, ou públicos, são os grandes portais comerciais, que oferecem uma variedade de serviços e notícias de forma gratuita para atrair o grande público. Segundo Teixeira (2002), esses portais, que são sustentados pela publicidade, buscam impactar e fidelizar uma audiência de mídia de massa, com alto tráfego de usuários e pouca segmentação, a fim de mantê-los navegando no site o maior tempo possível.

    Os portais verticais, como os corporativos, por outro lado, são aqueles em que conteúdos especializados são direcionados para um público-alvo homogêneo e definido e cujos principais objetivos são garantir que o usuário tenha uma navegação objetiva e encontre a informação que procura prontamente. Para Teixeira (2002), os mecanismos de busca interna, chats, comunidades virtuais e enquetes, por exemplo, possibilitam uma relação interativa entre os indivíduos e as organizações, e a criação e manutenção de redes de colaboração e aprendizagem mútua.

    Vamos analisar as alternativas e encontrar a opção certa:

    A) Errado. Nem todos os portais tem o objetivo de atrair o público em geral. No caso dos corporativos, o alvo é impactar públicos específicos, que poderão ter acesso a conteúdos com melhor tratamento editorial e gráfico.

    B) Errado. Os portais corporativos são voltados para um público específico, como os colaboradores. Dentre seus objetivos, temos o fornecimento de informações do negócio que vão auxiliar no trabalho cotidiano e construir capital intelectual e diferencial competitivo para a organização.

    C) Errado. O uso de login e senha para interfaces específicas aos colaboradores em portais públicos possibilita o acesso a áreas exclusivas e, em alguns casos, permite a criação, edição e remoção de documentos e informações. Não fere o conceito de transparência.

    D) Certo. O portal corporativo é uma evolução do uso das Intranets, incorporando, a essa tecnologia, novas ferramentas que possibilitam a identificação, captura, armazenamento, recuperação e distribuição de grandes quantidades de informações de múltiplas fontes, internas e externas, para indivíduos e equipes de uma instituição.

    E) Errado. Os portais são interfaces com múltiplas ferramentas multimídias, enquanto que as intranets são repositórios de arquivos como planilhas e PDFs, que ficam disponíveis para pesquisas. 

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa D é a certa.

    Gabarito do professor: Letra D.

    Bibliografia:

    - Teixeira, Pollyana. “Usabilidade e Exercício do Jornalismo dentro do formato Portal no Brasil". dissertação de mestrado. São Paulo: ECA – USP, 2002. Disponível em: http://www.bocc.ubi.pt/pag/teixeira-pollyana-exercicio-do-jornalismo.pdf. Acesso: Junho de 2021.

    - Dias, Cláudia. Usabilidade na Web: criando portais mais acessíveis. Rio de Janeiro: Alta Books, 2003.