SóProvas


ID
2822077
Banca
FCC
Órgão
Câmara Legislativa do Distrito Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A base do jornalismo na internet é o conteúdo digital, oferecido em uma estrutura de empacotamento na qual temos um elemento principal, que é

Alternativas
Comentários
  • Gab: D


    Hiperlinks consistem em links que vão de uma página da Web ou arquivo para outro(a). Quando um visitante do site clica no hiperlink, o destino é aberto, executado ou mostrado em um navegador da Web, dependendo do tipo de destino. Com freqüência, o destino é outra página da Web, mas pode também ser uma figura, um arquivo multimídia, um documento do Microsoft Office, um endereço de e-mail ou um programa.

  • Hiperlink ou hipertexto: Na web, cada documento pode conter links (vínculos) que levaem a outros documentos, que por sua vez conduzem a mais outros e assim por diante.

    Dicionário Essencial de Comunicação

  • Existe hiperlink sem HTML?

  • Get in!

  • O jornalismo digital, também conhecido como webjornalismo, jornalismo on-line ou ciberjornalismo, é a prática do jornalismo (em suas fases de produção, captação, edição e veiculação de notícias) na internet, e abrange a busca de informações em fontes na rede, a veiculação de notícias e a relacionamento com os usuários leitores.

    É formado por relatos descritivos, interpretativos e opinativos da realidade contemporânea e suportados por características próprias do meio, como multimidialidade, convergência, interatividade, hipertextualidade, personalização, memória e atualização contínua das informações.

    Vamos analisar as alternativas para encontrar o elemento principal dessa estrutura de empacotamento:

    A) Errado. Browser é um aplicativo que possibilita a navegação na internet, ou seja, acessar sites a partir de um endereço (URL) e uma conexão ativa à rede mundial de computadores. Como principais representantes temos o Google Chrome, Mozilla Firefox, Apple Safari e Microsoft Edge. Apesar de estar presente no ambiente digital, não é o elemento principal dessa estrutura de empacotamento.

    B) Errado. Tags são palavras-chave que servem como uma etiqueta: identificam e organizam informações com a mesma marcação em sites, blogs e redes sociais, facilitando encontrar conteúdos parecidos e/ou relacionados. Apesar de estar presente no ambiente digital, não é o elemento principal dessa estrutura de empacotamento.

    C) Errado. Home page é a página principal, de abertura, de um site. Para acessá-la, é necessário digitar um endereço (URL) válido no navegador ou clicar sobre um link. Apesar de estar presente no ambiente digital, não é o elemento principal dessa estrutura de empacotamento.

    D) Certo. Hiperlink, link, ou ligação (em português), é uma referência dentro de um hipertexto que direciona o receptor a outras partes daquele ou de outros conteúdos, possibilitando a quebra da linearidade na leitura, a compreensão e reflexão de elementos ligados ao assunto principal e a interatividade. É o elemento principal dessa estrutura de empacotamento.

    E) Errado. HTML é a sigla para Hyper Text Markup Language – Linguagem de Marcação de Hipertexto. Utilizada para desenvolver páginas e documentos eletrônicos para a internet, possui tags de comando que priorizam a hierarquia das informações. Apesar de estar presente no ambiente digital, não é o elemento principal dessa estrutura de empacotamento.

    Com base nessas explicações, podemos afirmar que a alternativa correta é a D.

    Gabarito do professor: Alternativa D.

    Bibliografia:

    - Gutiérrez, Hernán José. Estrutura e Características que compõem o cenário Webjornalístico. Intercom. 2013.

    - Palacios, Marcos. Jornalismo Online, informações e memória. Comunicação apresentada nas jornadas de Jornalismo Online. Universidade de Beira Interior. 2002.

    - Wirth, Uwe. Literatura na internet, ou: a quem interessa, quem lê? In: Gianetti, Cláudia, Ars telemática, telecomunicações, internet e ciberespaço. São Paulo: Mediações, 1998.

    - Koch, Ingedore Grunfeld Villaça. Desvendando os segredos do texto. São Paulo: Cortez, 2006.