SóProvas


ID
2822239
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

O sucessor daquele que causou lesão ao patrimônio público ou se enriqueceu ilicitamente, consoante as disposições da Lei de Improbidade Administrativa,

Alternativas
Comentários
  • ALTERNATIVA D)

     

    Art. 8° da Lei 8.429/92 - O sucessor daquele que causar lesão ao patrimônio público ou se enriquecer ilicitamente está sujeito às cominações desta lei até o limite do valor da herança.

  • ALTERNATIVA D)

     

    Art. 8° da Lei 8.429/92 - O sucessor daquele que causar lesão ao patrimônio público ou se enriquecer ilicitamente está sujeito às cominações desta lei até o limite do valor da herança.



  • OBS : cominações sim. Mas se estivesse escrito "penalidades" (ex: multa) o sucessor não estaria sujeito.

  • estará sujeito às cominações da lei 8.429/92 até o limite do valor da herança

  • LETRA D CORRETA

    LEI 8.429

    Art. 8° O sucessor daquele que causar lesão ao patrimônio público ou se enriquecer ilicitamente está sujeito às cominações desta lei até o limite do valor da herança.

  • GABARITO LETRA D 

     

    LEI Nº 8429/1992 (DISPÕE SOBRE AS SANÇÕES APLICÁVEIS AOS AGENTES PÚBLICOS NOS CASOS DE ENRIQUECIMENTO ILÍCITO NO EXERCÍCIO DE MANDATO, CARGO, EMPREGO OU FUNÇÃO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DIRETA, INDIRETA OU FUNDACIONAL E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS)  

     

    ARTIGO 8º O sucessor daquele que causar lesão ao patrimônio público ou se enriquecer ilicitamente está sujeito às cominações desta Lei até o limite do valor da herança.

  • GABARITO: LETRA D

    CAPÍTULO I

    Das Disposições Gerais

    Art. 8° O sucessor daquele que causar lesão ao patrimônio público ou se enriquecer ilicitamente está sujeito às cominações desta lei até o limite do valor da herança.

    FONTE:  LEI Nº 8.429, DE 02 DE JUNHO DE 1992.  

  • Para responder a questão, é necessário o conhecimento da Lei nº 8429/92 – Lei de Improbidade Administrativa (LIA).

    Analisando as alternativas.

    Letra A: incorreta. O art. 132, IV, da Lei 8112/90, prevê a demissão para quem comete ato de improbidade administrativa, e não para o sucessor daquele que cometeu o ato. Ademais, a alternativa traz a demissão como “única penalidade”, o que está incorreto, uma vez que existem outras sanções previstas na LIA.

    Letra B: incorreta. A LIA não prevê a pena de censura para o agente ímprobo, nem para seu sucessor.

    Letra C: incorreta. O sucessor daquele que causa ato ímprobo está sujeito às cominações da LIA (incluída a indisponibilidade dos bens), até o limite do valor do herança (art. 8º, da LIA).

    Letra D: correta. Exatamente como consta no art. 8º, da LIA: “Art. 8° O sucessor daquele que causar lesão ao patrimônio público ou se enriquecer ilicitamente está sujeito às cominações desta lei até o limite do valor da herança”.

    Gabarito: Letra D.

  • Art. 8° da Lei 8.429/92 - O sucessor daquele que causar lesão ao patrimônio público ou se enriquecer ilicitamente está sujeito às cominações desta lei até o limite do valor da herança.