SóProvas


ID
2822593
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-SE
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

O longo processo de organização e reorganização da sociedade deu-se concomitantemente à transformação da natureza primitiva em campos, cidades, estradas de ferro, minas, voçorocas, parques nacionais, shopping centers etc. Estas obras do homem são as suas marcas e apresentam determinado padrão de localização que é próprio a cada sociedade. Organizadas espacialmente, constituem o espaço do homem, a organização espacial da sociedade ou, simplesmente, o espaço geográfico.

Roberto Lobato Corrêa. Região e organização espacial. 7.ª ed. São Paulo: Ática, 2000 (com adaptações).

Tendo esse fragmento de texto como referência inicial, julgue os itens subsequentes, a respeito de elementos que compõem a organização espacial do estado de Sergipe.

O clima tropical úmido, predominante na maior parte do território do estado de Sergipe, justifica o fato de o extrativismo agrícola para exportação ser, quantitativamente, o setor que mais contribui para a geração da riqueza econômica sergipana.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    O clima de Sergipe é tropical quente e úmido ao longo da costa do Oceano Atlântico, enquanto no interior torna-se mais seco, tornando-se num climasemiárido no sertão mais árido.

  • o setor q mais contribui com o pib sergipano eh o de serviços

  • O setor de serviços é responsável por maior parte da estrutura do Valor Adicionado Bruto (VAB) sergipano. Em 2018, sua participação foi de 76,2%, 0,7 ponto percentual (p.p.) a mais que em 2017. Na comparação com 2010, o acréscimo foi de 11,5 p.p.. O segundo maior peso fica com a indústria, que vem caindo desde 2012, mas aumentou sua participação de 2017 para 2018, passando de 19,1% para 20,0%. Em relação a 2010, a queda foi de 9,0 p.p.. O setor com menor peso é a agropecuária, que perdeu participação no último ano, despencando de 5,4% para 3,8%. Já analisando o início da série (2010), sua representação caiu 2,6 p.p..

    Composição do PIB sergipano em 2018:

    Serviços: 76,2%;

    Indústria: 20,0%; e

    Agropecuária: 3,8%.

    Resposta: Errado

  • Gabarito: ERRADO

    O clima de Sergipe é semiárido e é subdividido em 3 zonas climáticas:

    1- Clima de transição sub-úmida (tropical úmido): mais próximo ao litoral;

    2- Clima de transição semiárido (tropical semi-úmido);

    3- Clima semiárido: regiões com maior deficiência hídrica, ou seja, mais quentes e secas muito mais demoradas.

    O terreno do estado é plano, então quando as nuvens saem do oceano e entram no território encontram um grande pedaço de "terra batida" e somando a falta de bacias de umidade, como lagos, acaba por resultar nuvens bem menos carregadas no interior do estado, fazendo com que os períodos de secas sejam bem mais longos.

    Além disso, o setor que mais contribui com a economia do estado é o de Serviços com 64,8% do PIB, seguido por Indústria 30,6% e Agripecuária 4,6%.

  • Gabarito : ERRADO

    No estado de Sergipe, são identificados os climas do tipo: tropical quente e úmido (ocorre no litoral do estado, apresenta temperatura de 25°C e três meses de seca), tropical quente e semi-úmido (ocorre em uma área de transição entre o litoral e o sertão, a temperatura média anual é de 30°C, o período de seca abrange 4 a 6 meses) e tropical quente e semi-árido (corresponde a faixa do sertão, onde a temperatura média anual é de 40°C, o período de estiagem dura cerca de 8 meses).