SóProvas


ID
2822599
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-SE
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

O longo processo de organização e reorganização da sociedade deu-se concomitantemente à transformação da natureza primitiva em campos, cidades, estradas de ferro, minas, voçorocas, parques nacionais, shopping centers etc. Estas obras do homem são as suas marcas e apresentam determinado padrão de localização que é próprio a cada sociedade. Organizadas espacialmente, constituem o espaço do homem, a organização espacial da sociedade ou, simplesmente, o espaço geográfico.

Roberto Lobato Corrêa. Região e organização espacial. 7.ª ed. São Paulo: Ática, 2000 (com adaptações).

Tendo esse fragmento de texto como referência inicial, julgue os itens subsequentes, a respeito de elementos que compõem a organização espacial do estado de Sergipe.

A opção pelo processo de metropolização de Aracaju em detrimento de São Cristóvão deveu-se a esta não dispor de condições para ser cidade portuária nem de capacidade para atender à crescente demanda industrial e administrativa do estado.

Alternativas
Comentários
  • São Cristóvão foi fundada por Cristóvão de Barros, que chegou na região em 1589. A cidade, entretanto, sofreu sucessivas mudanças até firmar-se no local atual, em 1607, palco de lutas violentas causadas pela invasão holandesa. Foi a primeira capital do estado de Sergipe e é a quarta cidade mais antiga do país.

    No final da primeira metade do século XIX, os senhores de engenho lideram um movimento com o objetivo de transferir a capital para outra região, onde houvesse um porto capaz de receber embarcações de maior porte para facilitar o escoamento da produção açucareira, principal fonte da economia na época.

    Em de , o então presidente da Província, , transferiu a capital para . A partir desse momento, a cidade passa por um processo de despovoamento e crise, que só é resolvido no início do século XX com o advento das fábricas de tecido e estabelecimento da via férrea.

    Outro duro golpe para São Cristóvão foi a perda da sua área litorânea para Aracaju. Em 1954, o prefeito efetuou a permuta da área que corresponde à , e Aruana por um gerador elétrico para a sede do município. Para alguns pesquisadores o objetivo da troca era essencialmente eleitoral, visto que Lourival Baptista conseguiu uma cadeira de Deputado Estadual no ano seguinte com o apoio maciço dos moradores da velha São Cristóvão. Com esta decisão Aracaju passou a ter costa oceânica, uma vez que se encontrava somente às margens do estuário do rio Sergipe.

  • Metade do séc. XIX - São Cristóvão era a capital de SE, pequena e decadente. O presidente da Província de Sergipe, Inácio Barbosa, teve a ideia de transferir a capital pelas seguintes causas:

    1 - GEOGRÁFICA E ECONÔMICA: São Cristóvão não tinha estrutura portuária. A maior parte das exportações do estado era feita pela barra do Rio Sergipe (rio que banha Aracaju e desagua no oceano Atlântico), dez vezes mais do que pela barra do rio Vaza-Barris, próxima a São Cristóvão. A capital precisava ficar próxima ao oceano para facilitar a navegação dos navios estrangeiros.

    2 - POLÍTICAS: Os senhores de engenho do vale dos rios Sergipe/Cotinguiba queriam que a capital ficasse em sua região, para melhor controlarem o poder na Província.

    A mudança da capital de São Cristóvão para Aracaju ocorreu no dia 17 de março de 1855.

    Sergipe Nosso Estado, A. Wanderley, p.39 e 40.

  • O local onde hoje se encontra o município de Aracaju era onde ficava a residência oficial do cacique Serigy. Como cidade planejada, porém, Aracaju nasceu apenas em 1855, por necessidades econômicas. Um dos fatores fundamentais para a mudança da capital de São Cristóvão para Aracaju foi o açúcar, então o principal produto de exportação.

    Uma Assembleia elevou o povoado de Santo Antônio do Aracaju à categoria de cidade e transferiu para ela a capital da Província. À ocasião, a pequena São Cristóvão não oferecia mais as condições necessárias para ser sede administrativa. Diante deste cenário, a maior região produtora de açúcar da província, o Vale da Cotinguiba, passou a pressionar pela mudança, tendo em vista que a região precisava de um porto que escoasse melhor seus produtos.

    Resposta: Certo

  • Gabarito : Certo