SóProvas


ID
2822902
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-SE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Criminologia
Assuntos

Acerca do conceito e das funções da criminologia, julgue o item seguinte.

A pesquisa criminológica científica visa evitar o emprego da intuição ou de subjetivismos no que se refere ao ilícito criminal, haja vista sua função de apresentar um diagnóstico qualificado e conjuntural sobre o delito.

Alternativas
Comentários
  • Afirmar que a criminologia é interdisciplinar e tem o empirismo como método significa dizer que esse ramo da ciência utiliza um método analítico para desenvolver uma análise indutiva.

    Abraços

  • Gab. Certo!

    A criminologia é uma ciência empírica e interdisciplinar, ou seja, seu método é o empírico, indutivo, experimental. Nesse sentido, o método principal da criminologia é o empírico, mas não é o único, pois diante da ampliação de seu objeto, em criminologia moderna, incluindo o controle social e a vítima, assim, a pesquisa criminológica científica, ao usar dados empíricos de maneira criteriosa, afasta a possibilidade de emprego da intuição ou de subjetivismos.

    Atenção: fiz uma correção e aprimorei o meu comentário original (01-05-2020)

  • BOM COMENTÁRIO WEBER

  • GABARITO CORRETO

     

    1)      Significado de Criminologia: estudo do crime;

    2)      O termo criminologia foi usado pela primeira vez por PAUL TOPINARD (1883). Porém Rafael Garófalo, em seu livro Criminologia (1885), que deu notoriedade ao termo;

    3)      CONCEITO DE CRIMINOLOGIA: É uma ciência EMPÍRICA e INTERDISCIPLINAR, que se ocupa do estudo do CRIME, da pessoa do INFRATOR, da VÍTIMA e do CONTROLE SOCIAL do comportamento delitivo, e que trata de subministrar uma solução válida, constatada, sobre a gênese, dinâmica e variáveis principais do crime – contemplando este como problema individual e como problema social, assim como os programas de prevenção eficaz do mesmo e técnicas de intervenção positiva no homem delinquente e nos diversos modelos ou respostas ao delito. São suas finalidades a explicação e a prevenção do crime bem como a intervenção na pessoa do infrator e avaliação dos diferentes modelos de resposta ao crime.

    4)      Criminologia é uma ciência empírica e interdisciplinar, fática do “ser”; o Direito Penal é uma ciência jurídica, cultural e normativa, do “dever ser”.

    5)      criminologia se utiliza dos métodos biológico e sociológico, como ciência empírica e experimental que é. A criminologia utiliza-se da metodologia experimental, naturalística e INDUTIVA para estudar o delinquente.

    6)      Criminologia ocupa-se com a pesquisa científica do fenômeno criminal — suas causas, características, sua prevenção e o controle de sua incidência —, sendo uma ciência causal-explicativa do delito como fenômeno social e individual.

    7)      Segundo a doutrina dominante, a criminologia é uma ciência aplicada que se subdivide em dois ramos: a criminologia GERAL que consiste na sistematização, comparação e classificação dos resultados obtidos no âmbito das ciências criminais acerca do seu objeto; e a criminologia CLÍNICA (micro criminologia) que consiste na aplicação dos conhecimentos teóricos daquela para o tratamento dos criminosos.
    A criminologia pode ser dividida em:

    a.       Científica – conceitos e métodos sobre a criminalidade, o crime e o criminoso, além da vítima e da justiça penal; 

    b.       Aplicada – abrange a porção científica e a prática dos operadores do direito;

    c.       Acadêmica – sistematização de princípios para fins pedagógicos;

    d.       Analítica – verificação do cumprimento do papel das ciências criminais e da política criminal;

    e.       Crítica ou Radical – negação do capitalismo e apresentação do delinquente como vítima da sociedade, tem no marxismo suas bases.

     

    Para haver progresso, tem que existir ordem. 
    DEUS SALVE O BRASIL.
    WhatsApp: (061) 99125-8039
    Instagram: CVFVitório

  • Basicamente para que uma disciplina seja considerada uma ciência ela precisa ter método (empírico) e finalidade(prevenção), aquele feito através da análise, observação e indução (conclusão), logo a criminologia é uma ciência empírica (do ser) diferente do direito penal (apriorístico, Deve ser)


    Se eu estiver errado, corrijam-me

  • CORRETO.

    "Pode-se dizer com acerto que é função da criminologia desenhar um diagnóstico qualificado e conjuntural sobre o delito, entretanto convém esclarecer que ela não é uma ciência exata, capaz de traçar regras precisas e indiscutíveis sobre as causas e efeitos do ilícito criminal. Assim, a pesquisa criminológica científica, ao usar dados empíricos de maneira criteriosa, afasta a possibilidade de emprego da intuição ou de subjetivismos."

    Manual Esquemático de Criminologia - Nestor Sampaio Penteado Filho (2018)


  • a resposta dessa pergunta tbm tem explicação na página 151 do livro CRIMINOLOGIA do autor Eduardo Viana, editora juspodivm- 6 edição

  • Já respondi uma questão que dizia que a criminologia, por não ser ciência exata, sempre teria o elemento intuição.

  • Pessoal que faz citações de livros, favor colocar o número das páginas.
  • Uai...

    O comentário do Orion, nesta parte a criminologia não pode prescindir da intuição e subjetivismos em suas conclusões, não diverge do comentário da Janaína nesta parte afasta a possibilidade de emprego da intuição ou de subjetivismos?

    Qual seria o correto?

    Eu acredito que o segundo seja mais acertado, haja vista nítida preferência da banca por um autor específico, citado pela colega Janaína.

    Avante colegas!

  • a questão não diz que a criminologia não usa o subjetivismo nem a intuição, ela diz que busca EVITAR O EMPREGO DO SUBJETIVISMO E DA INTUIÇÃO.

    A criminologia é uma ciência empírica e interdisciplinar, ou seja, seu método é o empírico, indutivo, experimental. Nesse sentido, o método principal da criminologia é o empírico, mas não é o único, pois diante da ampliação de seu objeto, em criminologia moderna, incluindo o controle social e a vítima, a criminologia não pode prescindir da intuição e subjetivismos em suas conclusões

  • juro que não vi a palavra evitar...:(

    tomar um café...

  • Pode-se dizer com acerto que é função da criminologia desenhar um diagnóstico qualificado e conjuntural sobre o delito, mas não é uma ciência exata, capaz de traçar regras precisas e indiscutíveis sobre as causas e efeitos do ilícito criminal.

    Assim, a PESQUISA CRIMINOLÓGICA CIENTÍFICA, AO USAR DADOS EMPÍRICOS DE MANEIRA CRITERIOSA, AFASTA A POSSIBILIDADE DE EMPREGO DA INTUIÇÃO OU DE SUBJETIVISMOS.

  • Tendo por objeto de estudo o delito, o delinquente, a vítima e o controle social, as teorias macrossociológicas, que recebem esse nome por não se limitar à análise do delito segundo uma visão do indivíduo ou de pequenos grupos, mas, por, analisar, portanto, o crime sob uma perspectiva global (macro) da sociedade.

    Assim, a partir dessa análise várias teorias são criadas e dividem-se em dois grupos denominados TEORIAS DO CONFLITO E TEORIAS DO CONSENSO!

    Katiúscia Nogueira

  • Tendo por objeto de estudo o delito, o delinquente, a vítima e o controle social, as teorias macrossociológicas, que recebem esse nome por não se limitar à análise do delito segundo uma visão do indivíduo ou de pequenos grupos, mas, por, analisar, portanto, o crime sob uma perspectiva global (macro) da sociedade.

    Assim, a partir dessa análise várias teorias são criadas e dividem-se em dois grupos denominados TEORIAS DO CONFLITO E TEORIAS DO CONSENSO!

    Katiúscia Nogueira

  • O que esta cara esta falando?

  • BIZU:

    CRI M I NOLOGI A

    Impiríco

    Ixperimental

    Indutivo

    Ajuda muito na hora da prova.

    Valeu.

  • CERTO. 

    Trecho retirado do livro de Nestor Sampaio Penteado Filho: 

    "Desponta como função primordial da criminologia a junção de múltiplos conhecimentos mais seguros e estáveis relacionados ao crime, ao criminoso, à vítima e ao controle social. Esse núcleo de saber permite compreender cientificamente o problema criminal, visando sua prevenção e interferência no homem delinquente.

    Porém, registra-se que esse núcleo de conhecimentos não é um amontoa do de dados acumulados, porque se trata de conhecimento científico adquirido mediante técnicas de investigação rigorosas e confiáveis, decorrentes de análises empíricas iniciais.

    Pode-se dizer com acerto que é função da criminologia desenhar um diagnóstico qualificado e conjuntural sobre o delito, entretanto convém esclarecer que ela não é uma ciência exata, capaz de traçar regras precisas e indiscutíveis sobre as causas e efeitos do ilícito criminal.

    Assim, a pesquisa criminológica científica, ao usar dados empíricos de maneira criteriosa, afasta a possibilidade de emprego da intuição ou de subjetivismos."

    Manual Esquemático de Criminologia - Nestor Sampaio Penteado Filho. Pág. 27, 2019.

  • É gol. Gol com assinatura do professor Diego Pureza o melhor em criminologia =)

  • GAB. CERTO

    A pesquisa criminológica científica visa evitar o emprego da intuição ou de subjetivismos no que se refere ao ilícito criminal, haja vista sua função de apresentar um diagnóstico qualificado e conjuntural sobre o delito.

  • A pesquisa criminológica científica visa evitar o emprego da intuição ou de subjetivismos no que se refere ao ilícito criminal, haja vista sua função de apresentar um diagnóstico qualificado e conjuntural sobre o delito.

    CORRETA. Vou tentar traduzir o que a questão quer dizer, segue abaixo:

    A pesquisa criminológica cientifica tem como objetivo evitar o emprego de percepções desprovidas de análise científica (intuição) e de avaliações pessoais sem qualquer prova cientifica (subjetivismo) relacionadas ao crime, tendo em vista que sua função é apresentar uma solução científica (diagnóstico qualificado) que leve em consideração um conjunto de fatores (conjuntural) sobre o delito.

  • Cuidado ao generalizar a Criminologia como aderente ao pensamento etiológico pois a Criminologia causal explicativa (Criminologia Tradicional) antecede a Criminologia Crítica.

  • Para mim, a criminologia não se esgota na verificação da conjuntura, a busca é análise estrutural.

    Enfim.

  • Escola positivista, método indutivo e empirico

  • No período da escola Clássica é que predominou o método DEDUTIVO, esse método partia de Princípios gerais para se deduzir uma premissa, amoldando-a por fim, ao caso concreto, tudo de forma genérica e indiscriminada. O Marquês de Beccaria abusava muito desse método, hoje completamente ultrapassado ante a criminologia moderna.

    Já com o advento da escola positivista, mais precisamente com a obra de Cesare Lombroso, já no início da fase científica, a criminologia usa do empirismo como um método INDUTIVO, que analisa através de pesquisas e dados científicos, para só depois traçar um caminho mais acertado. Essa foi a grande contribuição da escola positivista, que tem entre seus maiores expoentes: Lombroso, Ferri e Garófalo. Claro que tal método vem se aperfeiçoando através dos tempos, hoje a criminologia moderna é uma ciência humana interdisciplinar, e se utiliza de todos os ramos do saber para auxiliar no desenvolvimento de dados assertivos que visam auxiliar a direcionar a política criminal. É uma "ciência do SER".