-
São teorias do CONSENSO: a) Escola de Chigaco; b) Teoria da Associação Diferencial; c) Teoria da Anomia; d) Teoria da Subcultural Delinquente. São teorias do CONFLITO: a) Teorias do Labelling; e b) Teoria Crítica. Rótulo e crítica são conflitos; o resto é consenso. Ficar ligado: crítica é menos que conflito!
Abraços
-
Teorias do Consenso
Sustentam que os objetivos da sociedade ocorrem quando há concordância com as regras de convívio. Existindo harmonia entre as instituições, de modo que a sociedade compartilhe de objetivos comuns e aceitem as normas vigentes, então a finalidade da sociedade será atingida. No entanto, no momento em que um sujeito infringe alguma norma, automaticamente, torna-se o único responsável pelo comportamento delinquente, devendo ser punido pelo mal causado.
Teorias do Conflito
Por sua vez, afirma que o entendimento social decorre da imposição de alguns valores e sujeição de outros. São teorias de cunho revolucionário, que partem da ideia de que os membros do grupo não compartilham dos mesmos interesses da sociedade, e com isso o conflito seria natural, às vezes até mesmo desejado, para que, quando controlado, leve a sociedade ao progresso.
-
Errada.
Questão retirada do livro de Nestor Sampaio : " as teorias do consenso entendem que os objetivos são atingidos quando há funcionamento perfeito de suas instituições, com os indivíduos convivendo e compartilhando as metas sociais comuns, concordando com as regras de convívio. Aqui os sistemas sociais dependem da voluntariedade de pessoas e instituições, que dividem os mesmos valores."
Pelo entender da questão as regras sao impostas unilateralmente pelas instituições e as pessoas, por sua vez, aceitam.
-
Questão difícil até para quem estudou a fundo. A teoria do consenso possui cunho funcionalista. Erro da questão está no termo “ Políticas progressistas”.
-
O erro está em "indivíduos que possuem os mesmos valores".
Na verdade, os indivíduos possuem valores diferentes. Contudo, entram em consenso quanto as normas que regem o convívio.
Questão: "Essas teorias consideram que os objetivos da sociedade são atingidos quando as instituições funcionam e os indivíduos, que dividem os mesmos valores, concordam com as regras de convívio. "
Livro: "Aqui os sistemas sociais dependem da voluntariedade de pessoas e instituições, que dividem os mesmos valores."
Na questão é dada a percepção de que os indivíduos da sociedade dividem os mesmos valores, generalizando, passando uma idéia que não existem subgrupos ou diferenças morais entre os indivíduos.
Perceba que a redação do livro diz que depende da voluntariedade de pessoas e instituições, que dividem os mesmos valores, passando a idéia de subgrupos de pessoas e instituições (o que se coadunaria com as teorias do consenso).
Pra exemplificar: Instituições que dividem os mesmos valores - greenpeace, saveworld, salveamazonia, concordando com as regras de convívio (positivadas) com a industria agropecuária, associação dos madeireiros, latifundiários, etc.
Há regras protegendo o meio-ambiente, como há regras protegendo o direito de propriedade.
O conflito seria justamente quando essas regras de convívio são violadas ou se tornam injustas, gerando reação.
Isso se coaduna com as teorias do consenso: subcultura do delinquente, a teoria das janelas quebradas, a teoria da anomia, associação diferencial e a ecológica.
PS: ambos os ramos (conflito e consenso) tem carga progressista, basta lembrar do ex-prefeito de SP que queria combater a criminalidade com urbanização, especialmente com iluminação pública. Isso é a mais pura essência da teoria ecológica.
-
Continuo a não entender onde está o erro da questão.
-
Os indivíduos não dividem os mesmos valores, na verdade lembra a ideia de contrato social defendida por Rosseau, que através desse contrato chega-se a conclusão do que é melhor para todos, apesar do pensamento diverso.
Só uma analogia.
força
-
A teoria do consenso e a teoria do conflito têm influências marxistas, portanto, não há que se falar em "dividem os mesmos valores". Vale lembrar, Também, que não são compatíveis com o conservadorismo. O conservadorismo faz parte das escolas tradicionais, e não das Macrossociais.
-
Vertentes sociológicas da Criminologia
São teorias que fazem parte da chamada virada sociológica. Tentam explicar o crime através de fatores alheios às questões biológicas; não tem paradigmas etiológicos baseados na patologia individual.
São elas:
Criminologia do Consenso:parte da ideia de um conjunto de valores e ideais comuns a todos os membros da sociedade, que baseia e fundamenta a ordem social. Neste quadro ajustam-se as teorias insculpidas pela Escola de Chicago, Anomia e Associação Diferencial. Criminologia do Conflito: a coesão se funda na ideia de coação que alguns membros exercem sobre os outros. A coesão e a ordem são fundadas na força. Isso se determina por meio de normas penais, a criação de dispositivos que assegurem tal ordem e, por conseguinte, o triunfo da classe dominante. Teóricos da Reação Social (ou Crítica).
-
TEORIA DO CONSENSO = sociedade com ideologias diversas, contudo com respeito as regras que visam um convívio mais harmonioso.
-
Melhor comentario SD Vitorio
-
As teorias sociológicas de consenso vinculam-se a orientações ideológicas e políticas progressistas. Essas teorias consideram que os objetivos da sociedade são atingidos quando as instituições funcionam e os indivíduos, que dividem os mesmos valores, concordam com as regras de convívio.
O erro está só em políticas progressistas, até porque, de fato, as teorias consensuais são formadas por pessoas que dividem os mesmos valores, e entram em consenso para estabelecer uma ordem jurídica, PORÉM as teorias do consenso NÃO SÃO PROGRESSITAS, elas são baseadas em manter o status quo, as coisas como estão. Progressistas são as teorias do conflito (labelling ou crítica), uma vez que a principal crítica delas é exatamente o fato de as teorias do consenso rotularem como criminosas condutas que são praticadas necessariamente por pessoas que vivem à margem da sociedade.
-
gb E VEJAM o comentário do Vitorio
O pensamento criminológico moderno é influenciado por duas visões:
1) uma de cunho funcionalista, denominada teoria de integração, mais conhecida por teorias de consenso;
2) uma de cunho argumentativo, chamada de teorias de conflito.
CONSENSO: As teorias de consenso entendem que os objetivos da sociedade são atingidos quando
há o funcionamento perfeito de suas instituições, com os indivíduos convivendo e compartilhando
as metas sociais comuns, concordando com as regras de convívio.
Aqui os sistemas sociais dependem da voluntariedade de pessoas e instituições, que
dividem os mesmos valores.
As teorias consensuais partem dos seguintes postulados: toda sociedade é composta
de elementos perenes, integrados, funcionais, estáveis, que se baseiam no consenso entre seus
integrantes. ( veja que se é perene não pode ser exatamente progressista)
Os sociólogos contemporâneos das teorias consensuais afastam a luta de classes, argumentando que a violação da ordem deriva mais da ação de indivíduos, grupos ou bandos do que de um substrato ideológico e político.
Como bem ressaltou Shecaira (2008, p. 141): “Qualquer que seja a visão adotada para a análise criminológica, a sociedade é como a cabeça de Janus, e suas duas faces são aspectos equivalentes da mesma realidade”.
-
A Teoria do Consenso está mais próxima do Conservadorismo do que dos movimentos revolucionários, marxistas e progressistas. Estes, por sua vez, estão vinculados às Teorias do Conflito.
-
Só fazendo uma correção: o erro da questão não está na parte do texto que retrata "indivíduos que possuem os mesmos valores", mas claramente na parte em que o examinador inclui "políticas progressistas", o que está intimamente ligado às TEORIAS DO CONFLITO.
Abraço.
-
Segundo a obra referida abaixo, a questão está errada apenas na 1ª parte "...As teorias sociológicas de consenso vinculam-se a orientações ideológicas e políticas progressistas...", já que essas ideias são das TEORIAS DO CONFLITO. No mais, a questão está de acordo com os elementos sociais das TEORIAS DO CONSENSO: (a) perenidade; (b) integralidade; (c) funcionalidade; e, principalmente, (d) estabilidade.
Fonte: PENTEADO FILHO, Nestor Sampaio, Manual esquemático de criminologia. 8ª edição. São Paulo: Saraiva Educação, 2018.
-
Penso que o erro consiste em afirmar "orientacoes ideologicas".
-
Teoria do consenso:
A sociedade é baseada no consenso entre os indivíduos, através da libre vontade.
Todo elemento da sociedade tem a sua função/importancia.
Escola de chicago
Anomia
Associação diferencial
Subcultura delinquente.
TEORIA DO CONFLITO:
Toda sociedade é baseada na coerção
Há imposição de alguns membros sobre outros.
Labelling Aprooach (interacionismo simbólico)
Teoria crítica.
-
A sociologia criminal se divide para fins didádicos entre TEORIA DO CONSENSO E TEORIA DO CONFLITO:
T. DO CONSENSO - 1 - A sociedade é baseada no consenso entre os indivíduos, atraves da LIVRE VONTADE
2- Todo elemento da sociedade tem a sua FUNÇÃO/IMPORTANCIA
3- ESCOLA DE CHICAGO ; ANOMIA ; ASSOCIAÇÃO DIFERENCIAL ; SUBCULTURA DELIQUENTE.
para essa teoria, a finalidade é atingida quando suas instituições obtem PERFEITO FUNCIONAMENTO, cidadãos aceitam as regras vigentes e compartilham as regras sociais dominantes - quando houver convergência de valores, condutas das regras sociais dominantes, a sociedade desempenhará melhor e haverá menos criminalidade.
T. DO CONFLITO - 1. toda sociedade é baseada em COERÇÃO
2- há imposição de alguns membros sobre os outros.
3- labelling aproach (etiquetamento social) ; teoria critica.
Para essa teoria, a ordem na sociedade é fundada na força e coerção, p/ ela, INEXISTE ACORDOS EM TORNO DE VALORES.
-
O pensamento criminológico moderno é influenciado por duas visões:
1) uma de cunho funcionalista, denominada teoria de integração, mais conhecida por teorias de consenso;
2) uma de cunho argumentativo, chamada de teoria de conflito.
São exemplos de teorias de consenso a escola de Chicago, a teoria de associação diferencial, a teoria da anomia e a teoria da subcultura delinquente.
De outro lado, são exemplos de teorias de conflito, o labelling approach e a teoria crítica ou radical.
As teorias de consenso entendem que os objetivos da sociedade estão atingidos quando ocorre um funcionamento perfeito de suas instituições, com os indivíduos convivendo e compartilhando as metas sociais comuns, concordando com as regras de convívio.
Aqui os sistemas sociais dependem da voluntariedade de pessoas e instituições que dividem os mesmos valores.
As teorias consensuais partem dos seguintes postulados: toda sociedade é composta de elementos perenes, integrados, funcionais, estáveis que se baseiam no consenso entre seus integrantes.
Ideias mais conservadoras
Por sua vez, as teorias de conflito argumentam que a harmonia social decorre da força e da coerção, em que há uma relação entre dominantes e dominados.
Nesse caso, não existe uma voluntariedade entre os personagens para a pacificação social, mas sim esta é decorrente da imposição ou coerção.
Os postulados das teorias de conflito são: as sociedades são sujeitas a mudanças contínuas, sendo ubíquas, de modo que todo elemento coopera para sua dissolução.
Haveria sempre uma luta de classes ou de ideologia a informar a sociedade moderna (Marx).
Sistema de opressão que gera o crime e o criminoso.
Vinculam-se a orientações ideológicas e políticas progressistas - Esquerda brasileira.
Menemônico
As teorias do Consenso são de CASA:
C- Chicago
A- Anomia
S- Subcultura delinquente
A- Associação Diferencial
-
Teorias do Consenso = CONSERVADORAS
Teorias do Conflito = PROGRESSISTAS
-
GABARITO: ERRADO
"As teorias sociológicas são divididas em teorias do consenso e teorias do conflito. As teorias do consenso partem do pressuposto em que existe um consenso com relação as regras sociais a serem seguidas, o questionamento ou desistência a tais regras não são considerados como a causa ou concausa da criminalidade. Tais teorias consideram que os objetivos da sociedade são atingidos quando as instituições funcionam, não há necessidade de transformação da sociedade.
Nesse sentido, existe uma perspectiva conservadora nas teorias do consenso, diferentemente do ideal progressista que está ligada à visão de progresso infinito das sociedade mediante transformações econômica, política e social. Atualmente, a visão progressista está voltada para a luta por direitos civis e individuais, bem como a movimentos sociais, como o feminismo, o ambientalismo, o secularismo, o movimento LGBT e o movimento negro, entre outros. Portanto, as visões progressistas identificam-se com as teorias do conflito."
FONTE: Site Gran Cursos online; Prof. Mauricio Rocha
-
Risca o "e políticas progressista" que dá certo.
-
As teorias do consenso NÃO SE VINCULAM A ORIENTAÇÕES IDEOLÓGICAS, isto é vinculado as teorias do conflito.
No livro Manual esquemático de criminologia o autor cita que "Aqui os sistemas sociais dependem da voluntariedade de pessoas e instituições, que DIVIDEM OS MESMOS VALORES.
-
VOU CLICAR CERTO ATÉ ESSE GABARITO DE MERD* SER MUDADO PARA CERTO
-
+1
[Q940967] Relacionada a movimentos conservadores e a orientações políticas também conservadoras, a teoria sociológica do conflito considera que a harmonia social advém da coerção e do uso da força, pois as sociedades estão sujeitas a mudanças contínuas e são predispostas à dissolução. [Errada]
Teorias do Consenso = CONSERVADORAS
Teorias do Conflito = PROGRESSISTAS
-
Péssima redação. Pessoa lÊ UM milhão de vezes e não entende nada.
Namm, mermaa
-
CB Vitório é o que faz mais sentido! Também irei considerar o erro quanto a expressão progressista".
-
progressistas é o erro da questão.
CONSENSUAL TRATA-SE UMA UMA TEORIA CONSERVADORA.
CONFLITO - PROGRESSISTA.
Bons estudos!
-
Quando cada um dá uma justificativa diferente pra o erro da questão é quando você tem certeza que é uma merd#.
-
O erro da questão, assim como muitos colegas informaram, está no termo "progressista", vez que as teorias do consenso conservar o perfeito funcionamento da sociedade (Funcionalista), ou seja, conservar o status "quo". Essa característica "progressista" está atrelada às teorias do conflito, as quais buscam o progresso social por meio do conflito social.
-
Teorias do consenso: perspectiva conservadora
Teorias do conflito: perspectiva progressista e revolucionária
-
Tendo por objeto de estudo o delito, o delinquente, a vítima e o controle social, as teorias macrossociológicas, que recebem esse nome por não se limitar à análise do delito segundo uma visão do indivíduo ou de pequenos grupos, mas, por, analisar, portanto, o crime sob uma perspectiva global (macro) da sociedade.
Assim, a partir dessa análise várias teorias são criadas e dividem-se em dois grupos denominados TEORIAS DO CONFLITO E TEORIAS DO CONSENSO!
Teorias do conflito são criticas ao sistema posto, são, portanto, teorias de esquerda.
Já as teorias do consenso são teorias que entendem que há, por parte da sociedade, concordância com as regras de convívio, havendo harmonia entre sociedade e Estado. Nada obstante, nessa sociedade, haverão alguns indivíduos, que infringirão tal harmonia, tornando-se únicos responsáveos pelo comportamento delinquente, devendo ser punidos pelo mal causado. Katiúscia Nogueira
-
Gabarito: Errado
"As teorias sociológicas de consenso vinculam-se a orientações ideológicas e políticas progressistas. Essas teorias consideram que os objetivos da sociedade são atingidos quando as instituições funcionam e os indivíduos, que dividem os mesmos valores, concordam com as regras de convívio"
Concordo com o colega "Gustav Radbruch"... As teorias do consenso trabalham em essência a contraposição da "ordem cultural" (sociedade), com a ocorrência de crimes "controlados" (pequenos criminosos), que por sua vez dão funcionalidade ao convívio social.
Para esta teoria, toda sociedade é passiva de atividades delituosas. Contudo, desde que estas infrações sejam controladas, acabam por cumprir suas funções em direção ao progresso social.
-
ERRADO -não há que se falar em visão progressista.
A criminologia do consenso é voltada a uma visão conservadora e parte da ideia da existência de valores fundamentais que devem ser seguidos pelos membros da sociedade. Tais valores, afirma Eduardo Viana, "definem a identidade do sistema e asseguram, em última instância a coesão social." Para a essa corrente criminológica, é devido ao consenso dos membros acerca de determinados valores comuns que a sociedade se mantém. Nesse sentido, elenca Penteado Filho:
"As teorias de consenso entendem que os objetivos da sociedade são atingidos quando há o funcionamento perfeito de suas instituições, com os indivíduos convivendo e compartilhando as metas sociais comuns, concordando com as regras de convívio. Aqui os sistemas sociais dependem da voluntariedade de pessoas e instituições, que dividem os
mesmos valores."
FONTES:
Criminologia - Eduardo Viana.
Manual Esquemático de Criminologia - Nestor Sampaio Penteado Filho.
-
Entendem que a sociedade é um todo orgânico e as partes devem funcionar dentro de um consenso/ regularidade. A sociedade é boa e funciona bem, mas existem algumas patologias/ desvios que precisam ser consertados.
Escola de Chicago
- Teoria da associação diferencial
- Subcultura delinquente
- Teoria da anomia
-
Teorias do Consenso = CONSERVADORAS
Teorias do Conflito = PROGRESSISTAS
-
GABARITO "ERRADO"
Outra questão que cobra o conhecimento de que as teorias do conflito são de um viés conservador e que as escolas do consenso de um viés progressista:
(PCSE) Relacionada a movimentos conservadores e a orientações políticas também conservadoras, a teoria sociológica do conflito considera que a harmonia social advém da coerção e do uso da força, pois as sociedades estão sujeitas a mudanças contínuas e são predispostas à dissolução (ERRADA).
-
SIC
Teorias do Consenso = CONSERVADORAS Coesão
Teorias do Conflito = PROGRESSISTAS Coerção Força
-
Teorias do Consenso = CONSERVADORAS
Teorias do Conflito = PROGRESSISTAS
-
CONSENSO ---> CONSERVADORA.
-
O erro estar em falar que as teorias do consenso têm um viés progressista.
-
Teoria do Consenso - Funcionalistas (aspectos da sociedade) ou Integração;
Teoria do Conflito - Cunho Argumentativo (convencer das ideias) e Mais progressista (transformações);
Nunca Desista !!!!
-
Teorias do consenso: Matriz conservadora
Teorias do conflito: Matriz progressista
-
"As teorias sociológicas do consenso vinculam-se a orientações ideológicas e políticas progressistas"
Penso que o trecho destacado deixou a questão errada, por mais aproximar-se das teorias do conflito.
Errado.
-
Falou em bagunça = orientações ideológicas, políticas progressistas, liberalismo, maconha etc Lembre em Marx, lembre em Conflito.
Cunho Argumentativo - lei-se converseiro - bla bla bla bla .
Falou em estudo, trabalho, dedicação, acordar cedo etc - lembre de você
-
Teoria do consenso está atrelada à corrente funcionalista: aceitação e manutenção do sistema.
Teoria do conflito está ligada à corrente progressista: inconformismo, sentimento de mudança e transformação.
-
Apenas a primeira parte está errada: As teorias sociológicas de consenso vinculam-se a orientações ideológicas e políticas progressistas.
1) Teorias do Consenso (funcionalistas/integrativas): CONSERVADORAS.
2) Teorias do Conflito (argumentativas/explicativas): PROGRESSISTAS.
-
As teorias sociológicas do consenso são conservadoras e não progressistas.
-
São dois os erros verificados:
Primeiro: as teorias do consenso não são de cunho progressista (as do conflito é que são), mas conservadores.
Segundo: os indivíduos acordam o convívio mesmo não possuindo os mesmos valores (não é requisito de que estes valores sejam idênticos, basta que concordem em conviver a par dessas diferenças, respeitando as regras estipuladas).
-
CONSENSO —> CONSERVADORA.
Gab.: ERRADO
-
O erro está na afirmação de que as teorias do consenso são progressistas.
Teorias do consenso/ funcionalistas ou de integração: ostentam cunho CONSERVADOR.
Apresentam matriz etiológica, trabalhando com conceitos de causa e efeito, de modo a centrar sua análise nas consequências do delito. Defendem que a finalidade da sociedade é atingida quando as pessoas partilham objetivos comuns e aceitam as normas vigentes na sociedade, havendo o perfeito funcionamento das instituições. Ou seja, por meio do consenso a sociedade se estrutura em elementos integrados, funcionais ou perenes, que asseguram a harmonia social.
EX: Escola de Chicago, Teoria da Associação Diferencial, Teoria da Subcultura Delinquente e Teoria da Anomia.
Teorias do conflito social: ostentam cunho mais argumentativo e PROGRESSISTA
Sustentam que a sociedade está sujeita a mudanças continuas, pois há dentro da sociedade uma luta permanente pelo poder, razão pela qual seus elementos cooperam para a dissolução, de modo que caberá ao controle social a partir da força e coerção social, e não da voluntariedade dos personagens, promover a harmonia social. Com a imposição da ordem e coerção social, garante-se o poder vigente e se estabelecem as relações de dominação e sujeição.
EX: Teoria Crítica ou Radical, Teoria do Etiquetamento ou da Rotulação Social.
Fonte: Sinopse de Criminologia da Juspodivm.
-
O erro está em "política progressista". Pior é que eu identifiquei isso, mas não tive coragem de marcar errada. Achei que iria "errar por pensar demais".. acabou que me dei mal.
-
TEORIAS DO CONSENSO = TEORIAS DE DIREITA = CONSERVADORAS
Logo, não são progressistas (de esquerda).
-
Teorias do Consenso = CONSERVADORAS
Teorias do Conflito = PROGRESSISTAS
-
De fato, como disseram alguns colegas, existem dois erros na assertiva em apreço. Nossa análise tem por base o livro do professor Sérgio Salomão Shecaira (Universidade de São Paulo - USP). Vamos transcrever um trecho da questão e destacar os erros. A seguir, traremos à baila excertos da mencionada obra, com a sugestão de correção.
"As teorias sociológicas de consenso vinculam-se a orientações ideológicas e políticas progressistas. Essas teorias consideram que os objetivos da sociedade são atingidos quando as instituições funcionam e os indivíduos, que dividem os mesmos valores, concordam com as regras de convívio.".
O citado professor Shecaira afirma em seu livro que: "Para a perspectiva das teorias consensuais a finalidade da sociedade é atingida quando há um perfeito funcionamento das suas instituições de forma que os indivíduos compartilham os objetivos comuns a todos os cidadãos, aceitando as regras vigentes e compartilhando as regras sociais dominantes (...) A visão do consenso, na realidade, não postula que a ordem é baseada em um consenso geral em torno de valores, mas sim que ela pode ser concebida em termos de um tal consenso, e que, se ela for concebida nestes termos, são possíveis certas proposições que resistem ao teste de observações específicas (...) O fato é que as teorias do consenso estão quase sempre associadas a um conservadorismo, enquanto as teorias do conflito nos remetem a uma ideia de mudança social". (Criminologia / Sérgio Salomão Shecaira. 6. ed. rev. e atual. - São Paulo: Editora RT, 2014). Nossos os grifos.
Bons estudos!
-
Gostaria de saber se não tem professor de criminologia no qconcursos, até agora, não vi nenhuma questão comentada. : (
-
Caí pelo "regras de convívio" cheirinho de teoria conservadora...
Adiante! #RetaFinalPCPARÁ
-
Teorias do Consenso - Cunho funcionalista e mais conservador.
Teorias do Conflito - Cunho argumentativo e mais progressista.
-
Políticas progressivas, estão ligadas as teorias criticas, as quais defendem que a sociedade está em constante transformação
-
Mais uma questões de criminologia sem comentário do professor. Só sucesso.
-
Não vi nenhuma questão de criminologia comentada, cadê os professores de criminologia?
-
Depois de errar 5x essa questão, criei vergonha na cara e fui estudar sobre esse tal progresso rsrs é basicamente uma mudança de estrutura. Aí fica mais fácil de entender porque a do consenso foca no estudo social, em como manter, já a argumentativa propõe mudanças de contrato( forma progressiva) .
-
Nas teorias do Consenso estão as escolas de cunho mais positivista, conservador, má.
Nas teorias do Conflito estão as escolas de cunho progressista (Dica: pelo nome "conflito" são ideias conflitantes, fundamento no iluminismo, traz um caráter mais reflexivo.
-
Teorias do CONSENSO = CONSERVADORAS
Teorias do CONFLITO = PROGRESSISTAS
-
As tendências progressistas libertadora e libertária têm, em comum, a defesa da autogestão pedagógica e o antiautoritarismo. A escola libertadora, também conhecida como a pedagogia de Paulo Freire, vincula a educação à luta e organização de classe do oprimido. Ou seja, nada a ver com o positivismo das teorias do consenso.
fonte:
-
Teorias do consenso: de cunho funcionalista/conservador (escoa de chicago/teoria da associação diferencial/ teoria da subcultura delinquente/ teoria da anomia
Teorias do conflito: mais progressista (teoria crítica e teoria do etiquetamento ou da rotulação social)
-
É só associar:
Teoria crítica (Karl Marx)>>>>>Teoria do Conflito>>>>>>>Luta entre classes>>>>>>Progressista
-
Teorias do Consenso = CONSERVADORAS / FUNCIONALISTAS
Teorias do Conflito = PROGRESSISTAS
-
Banca maldita! Nem ela sabe o motivo do erro da questão.
-
Teorias do Consenso (Teorias de Integração/Funcionalistas) -> Conservadoras
A finalidade da sociedade é atingida quando as pessoas partilham objetivos comuns e aceitam as normas vigentes, havendo o perfeito funcionamento das instituições.
Teorias do Conflito (Teorias de Cunho Argumentativo) -> Progressistas
Sustentam que a sociedade está sujeita a mudanças contínuas, pois há dentro da sociedade uma luta permanente pelo poder, razão pela qual seus elementos cooperam para a sua dissolução. Caberá ao controle social a partir da força e coerção, e não da voluntariedade dos personagens, promover a harmonização social. Com a imposição da ordem e da coerção social, garante-se o poder vigente e estabelecem-se relações de dominação e sujeição.
-
Gab: Errado
Teorias do Consenso --> Conservadora
Sustentam que os objetivos da sociedade ocorrem quando há concordância com as regras de convívio. Existindo harmonia entre as instituições, de modo que a sociedade compartilhe de objetivos comuns e aceitem as normas vigentes, então a finalidade da sociedade será atingida. No entanto, no momento em que um sujeito infringe alguma norma, automaticamente, torna-se o único responsável pelo comportamento delinquente, devendo ser punido pelo mal causado.
Teorias do Conflito --> Progressista
Afirma que o entendimento social decorre da imposição de alguns valores e sujeição de outros. São teorias de cunho revolucionário, que partem da ideia de que os membros do grupo não compartilham dos mesmos interesses da sociedade, e com isso o conflito seria natural, às vezes até mesmo desejado, para que, quando controlado, leve a sociedade ao progresso.
-
Teorias do consenso, funcionalista e conservador.
Teorias do conflito, progressista e argumentativa.
-
O ERRO ESTÁ EM AFIRMAR QUE AS TEORIAS DE CONSENSO SÃO PROGRESSISTAS. PROGRESSISTAS SÃO AS TEORIAS DE CONFLITO.
-
Basicamente é isso:
CARACTERÍSTICAS TEORIAS DO CONSENSO TEORIAS DO CONFLITO
CUNHO Funcionalista/Integração Argumentativo/Coerção
IDEAIS Conservadores Progressistas
SOCIEDADE Estanque Dinâmica
EXEMPLOS DE TEORIAS DO CONSENSO:
Escola de Chicago;
Associação Diferencial;
Funcionalista;
Anomia;
Subcultura Deliquente;
EXEMPLOS DE TEORIAS DO CONFLITO:
Labeling Approach/Etiquetamento;
Crítica/Radical;
Feminista;
Cultural;
Queer;
-
Não entrem na brisa dos comentários que viajam demais.
O erro da afirmativa está entre os termos "progressista" e as teorias de consenso. FIM.
-
PARECE BRINCADEIRA!
PROGRESSIMOS NÃO COMBINA COM SOCIALISMO.
-
PROGRESSISTAS SÃO AS TEORIAS DE CONFLITO.
-
GABARITO - ERRADO
Teorias do Consenso, também conhecidas como teorias funcionalistas ou da integração, têm como expoente Émile Durkheim. Afirmam que a finalidade da sociedade é atingida quando há um funcionamento perfeito de suas instituições e os cidadãos compartilham objetivos sociais comuns, aceitando as regras de convívio.
Integram o rol de teorias do consenso:
• Escola de Chicago;
• Teoria da Associação Diferencial.
• Teoria da Anomia;
• Teoria da Subcultura Delinquente
-
Políticas Progressistas são Movimentos Revolucionários, ou seja, de Esquerda. Logo, está ligada a Teoria do Conflito.
Ao meu ver esse é o erro da questão.
Gabarito: E
-
sem politicas pessoal, vamos em busca do bem comum, passar no concurso e ajudar os col gas.
-
PROGRESSISTAS SÃO AS TEORIAS DE CONFLITO.
CARACTERÍSTICAS TEORIAS DO CONSENSO TEORIAS DO CONFLITO
- CUNHO Funcionalista/Integração Argumentativo/Coerção
- IDEAIS Conservadores Progressistas
- SOCIEDADE Estanque Dinâmica
EXEMPLOS DE TEORIAS DO CONSENSO:
Escola de Chicago;
Associação Diferencial;
Funcionalista;
Anomia;
Subcultura Deliquente;
EXEMPLOS DE TEORIAS DO CONFLITO:
Labeling Approach/Etiquetamento;
Crítica/Radical;
Feminista;
Cultural;
Queer
-
GABARITO - ERRADO
Na verdade a questão misturou a teoria do consenso (harmonia entre os poderes aceitando as normas, mas se delinquir será punido) com a teoria do conflito (conseguir o progresso por meio de lutas - política progressista).
-
Teorias do Consenso = CONSERVADORAS
Teorias do Conflito = PROGRESSISTAS
-
Questão que matei na leitura do primeiro período. TEORIA SOCIOLÓGICA DO CONSENSO = DE CUNHO FUNCIONALISTA (CONSERVADOR/INTEGRADOR) x TEORIA SOCIOLÓGICA DO CONFLITO = DE CUNHO RADICAL (PROGRESSISTA/ MARXISMO).
O segundo período prosa sobre o conceito daquela.
-
Lembrei do PP (partido progressista) que é considerado de esquerda e as teorias do consenso são conversadoras. Por conseguinte, não teria como ser compatível
-
a casca de banana estava na palavra "progressista", pois esta e consenso não combinam.
-
Gab.: Errado.
As teorias sociológicas de consenso = dividem os mesmos valores.
Orientações ideológicas e políticas progressistas = não dividem os mesmos valores.
-
Teoria: Consenso = conservadora e funcionalista
Teoria : Conflito= Progressista e Argumentativo.
Logo, errado!
-
Politicas conservadoras*