SóProvas


ID
2822932
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-SE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

A respeito de identificação médico-legal, de aspectos médico-legais das toxicomanias e lesões por ação elétrica, de modificadores da capacidade civil e de imputabilidade penal, julgue o item que se segue.

O procedimento de identificação de uma pessoa baseia-se na comparação entre a experiência da sensação proporcionada no passado com a mesma experiência renovada no presente pela pessoa a ser identificada.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO

    Procedimento de identificação é o processo pelo qual se determina a identidade de uma pessoa ou de uma coisa, para tanto, existem vários critérios:

     

    Identificação Médico-Legal

    -Qto à espécie: animal x humana

    -Qto à raça: caucásico; mongólico; negroide; indiano; australoide

    -Qto ao sexo: feminino x masculino

    -Qto à idade

     

    Identicação Judiciária

    -Sistema antropométrico de Bertilon: foto de perfil e de frente

    -Sistema datiloscópico de Juan Vucetich: desenho da digital

     

    FONTE: PALERMO, Wilson. Medicina Legal, Sinopses Juspodivm

  • Acredito que não tem relação com experiências, mas com identidade

    Abraços

  • Acho que se trata de procedimento de reconhecimento o que foi descrito na questão

  • reconhecimento

  • FRANÇA destaca que a identidade objetiva é "aquela que nos permite afirmar tecnicamente que determinada pessoa é ela mesma por apresentar um elenco de elementos positivos e mais ou menos perenes que a faz distinta das demais. E não da identidade subjetiva, tida como a sensação que cada indivíduo tem de que foi, é e será ele mesmo, ou seja, a consciência da sua própria identidade, ou do seu “eu". Esta é uma questão ligada à estrutura da personalidade". FRANÇA, Genival Veloso de. Medicina Legal, Editora Guanabara Koogan, 10ª edição, 2015, p. 135 e 136.

    A questão quis confundir o candidato misturando a identidade objetiva com a subjetiva.

    GABARITO DO PROFESSOR: ERRADO
  • Que viagem.

  • IDENTIDADE

    GB ERRADO


    IDENTIDADE: É o conjunto de elementos característicos de uma pessoa, que a individualiza, distinguindo-a das demais.


    IDENTIFICAÇÃO

    IDENTIFICAÇÃO: Processo técnico e científico empregado para determinar a identidade. É o método para obter a identidade.



    Atenção para não confundir identificação com “reconhecimento”, método previsto no CPP. Reconhecimento é o método que a polícia utiliza na fase inquisitiva (fase de Inquérito). Blanco lembra que o método reconhecimento é falho, pois é subjetivo, pessoal, e depende de vários fatores como memória, visão e emoção de quem vai reconhecer.

    O método da identificação é objetivo, técnico e científico, sendo mais preciso. Por isso, o perito não deve reconhecer, mas sim identificar (O exame no DNA, o exame na arcada dentária, não são processos de reconhecimento, mas sim de identificação);

    #PARAFIXAR – Reconhecimento é uma afirmação de um parente ou conhecido. Não é um método seguro, científico. É diferente de identificação, que é um procedimento técnico, cientifico para determinar a identidade


    RECONHECIMENTO- baseia-se na comparação entre a experiência da sensação visual, auditiva ou tátil, proporcionada no passado, com a mesma experiência renovada no presente pelo elemento a ser reconhecido. Requer uma comparação psíquica entre a percepção passada e a presente. Além do mais, a percepção é influenciada por fatores psíquicos de ordem emocional, ou mesmo ordem patológica.  


    fonte: blanco e hygino hércules



  • Essas questões do Cespe com somente duas respostas costumam ser péssimas. Por serem poucas opções precisam fazer muitas pegadinhas que atrapalham muitas vezes quem sabe a matéria, sem falar que desconta as certas dos que erram. Já passei em todos concursos que queria mas, se fizesse, do Cespe eu jamais me inscreveria, deveria ser abolido das provas.

  • Conceito de reconhecimento

  • ERRADO, CONCEITO DE RECONHECIMENTO  LIVRO HYGINO HERCULES

    RECONHECIMENTO- baseia-se na comparação entre a experiência da sensação visual, auditiva ou tátil, proporcionada no passado, com a mesma experiência renovada no presente pelo elemento a ser reconhecido. Requer uma comparação psíquica entre a percepção passada e a presente. Além do mais, a p ercepção é influenciada por fatores psíquicos de ordem emocional, ou mesmo ordem patológica.

  • conceituou RECONHECiMENTO
  • GABARITO: ERRADO

    A banca inverteu os conceitos abaixo.

    RECONHECIMENTO- baseia-se na comparação entre a experiência da sensação visual, auditiva ou tátil, proporcionada no passado, com a mesma experiência renovada no presente pelo elemento a ser reconhecido.

    PROCESSO DE IDENTIFICAÇÃO - É o processo pelo qual se determina a identidade de uma pessoa ou de uma coisa. É o emprego dos meios adequados para determinar a identidade ou a não identidade.

  • questão errada.

    a questão na verdade trata dos mecanismos de defesa (compensação, deslocamento, expiação, fantasia, formação reativa, identificação, isolamento, reconhecimento, negação, projeção) FREUD.

    identificação--> É o mecanismo baseado na assimilação de características de outros, que se transformam em modelos para o individuo. Esse mecanismo é a base da constituição da personalidade humana. Como exemplo podemos citar o momento em que as crianças assimilam características parentais, para posteriormente poderem se diferenciar. Esse momento é importante e tem valor cognitivo à medida que permite a construção de uma base onde a diferenciação pode ou não ocorrer.

    RECONHECIMENTO--> requer comparação psiquica, sensação.

    não entendo uma questão dessa em medicina legal....

  • O processo de identificação é um PROCESSO TÉCNICO por meio do qual se obtém a identidade de uma pessoa.

    O processo pelo qual se usa da comparação da experiência da sensação proporcionada no passado com a mesma experiência renovada no presente se chama RECONHECIMENTO (você reconhece algo que já viu, sentiu ou teve contato no passado).

  • IDENTIDADE: é o conjunto de caracteres que individualiza uma pessoa ou uma coisa, fazendo-a distinta das demais.

    IDENTIFICAÇÃO: é o PROCESSO pelo qual se determina a identidade de uma pessoa ou de UMA COISA.

  • COMENTÁRIO DO PROFESSOR: FRANÇA destaca que a identidade objetiva é "aquela que nos permite afirmar tecnicamente que determinada pessoa é ela mesma por apresentar um elenco de elementos positivos e mais ou menos perenes que a faz distinta das demais. E não da identidade subjetiva, tida como a sensação que cada indivíduo tem de que foi, é e será ele mesmo, ou seja, a consciência da sua própria identidade, ou do seu “eu". Esta é uma questão ligada à estrutura da personalidade". FRANÇA, Genival Veloso de. Medicina Legal, Editora Guanabara Koogan, 10a edição, 2015, p. 135 e 136.

    A questão quis confundir o candidato misturando a identidade objetiva com a subjetiva.

    GABARITO DO PROFESSOR: ERRADO

  • "TODO MÉTODO DE IDENTIFICAÇÃO É COMPARATIVO"

    Equipe Paulo Bilynskyj

    E agora?

  • RECONHECIMENTO- baseia-se na comparação entre a experiência da sensação visual, auditiva ou tátil, proporcionada no passado, com a mesma experiência renovada no presente pelo elemento a ser reconhecido. Requer uma comparação psíquica entre a percepção passada e a presente. Além do mais, a percepção é influenciada por fatores psíquicos de ordem emocional, ou mesmo ordem patológica.  

    A questão não trata de identificação e sim de reconhecimento.

  • Quanto a identificação - é a determinação da identidade, a demarcação da individualidade.

  • A QUESTÃO REFERE-SE AO RECONHECIMENTO.

    NÃO CONFUNDIR COM IDENTIFICAÇÃO!

  • Identidade --> é o conjunto de características que individualiza a pessoa ou coisa, diferenciado-a das demais. São os elementos que a torna única, ímpar.

    Identificação --> é o processo pelo qual, justamente, se revela / se descobre / se determina a identidade. É exame técnico-científico.

    Reconhecimento --> é subjetivo, feito de estímulo, experiências, lembranças, realce de memória (não é metódo técnico-científico).

  • REconhecer = conhecer de novo (comparar).
  • O procedimento a qual a questão se refere, não é o de identificação, e sim, o de reconhecimento.

    RECONHECIMENTO (conhecer de novo) - é uma comparação leiga entre uma experiência vivida no passado e uma experiência vivida no presente; o reconhecimento pode ser feito por QUALQUER PESSOA.

    Reconhecimento não é método científico, portanto, determinar identidade por meio de reconhecimento é falho.

    Fonte: Profª Luciana Gazzola, Supremo TV.

  • Gabarito: Errado

    O CONCEITO DADO PELO ENUNCIADO FOI DE RECONHECIMENTO E NÃO IDENTIFICAÇÃO.

    IDENTIFICAÇÃO - procedimento em que se identifica alguém. Primeiro registro. Tem característica objetiva.

    Quando falamos em RECONHECIMENTO há um ponto muito importante a ser mencionado: não conseguimos RECONHECER sem comparar. Em outras palavras a comparação é fundamental para qualquer tipo de RECONHECIMENTO, e para que ele possa se realizar precisamos dos seguintes elementos:

    ·        Um primeiro registro

    ·        Um segundo registro

    ·     Com a presença dos dois, teremos o resultado da comparação e é a comparação que nos trará o RECONHECIMENTO

    A comparação entre 02 registros é fundamental para fornecer como método de RECONHECIMENTO à identidade objetiva. Não é somente a existência de registro que RECONHECE alguém, mas sim a comparação entre o registro atual e o registro previamente obtido.

    Em frente!!!

  • Questão errada. O conceito elencado na questão refere-se ao reconhecimento, sendo assim, necessário se faz distinguir Identidade, Identificação e Reconhecimento:

    Identificação: Identificação é um método científico para fornecer a identidade objetiva; é o processo pelo qual se determina a identidade de pessoa ou coisa de forma técnica, científica.

    Métodos:

    - Identificação judiciária ou policial: não é feita por médico legista e sim por peritos especialistas em papiloscopia.

    - Identificação médico legal: feita por médicos legistas.

    Identidade: é o conjunto de caracteres próprios e exclusivos de uma pessoa. Diferencia uma pessoa de qualquer outra. É a soma dos sinais, marcas e caracteres positivos ou negativos que, no conjunto, individualizam o ser humano. Tipos:

    Identidade Objetiva: é a interação entre fatores físicos (fenótipos) e genéticos (genótipo) e meio ambiente.

    Genótipo é genoma – DNA – características genéticas e fenótipo é a interação disso com o meio ambiente gerando as características externas.

    Identidade Subjetiva: consciência que o indivíduo tem sobre sua pessoa. É o que o sujeito acha de si, não interessa para fins de perícia.

    - Reconhecimento: não é método científico; é algo feito por qualquer pessoa, por um leigo, tem baixo grau de precisão. Comparação feita entre a experiência visual, auditiva, olfativa ou tátil vivenciada no passado com a mesma experiência vivenciada no presente. Requer uma comparação psíquica de quem reconhece, realizada normalmente durante a fase de investigação.

  • O processo de identificação considerar o rigor técnico-científico

  • Em suma, confundiu-se a definição de "processo de reconhecimento" com a "de identificação".

    A descrição utilizada na sentença é do processo de reconhecimento.

  • parece mais texto de filosofia que de Medicina Legal. Eu chuto toda vez certo, pq tudo que soa estranho tem cara de certo em concurso. Por isso sempre erro kk

  • GABARITO: ERRADO

    A identificação baseada na EXPERIÊNCIA pessoal é a subjetiva, a identificação médico legal deve ser objetiva, ou seja, baseada em elementos característicos da pessoa que a diferenciam das demais.

  • Errada

    A questão traz o conceito de RECONHECIMENTO.

  • Ele fala de reconhecimento.

  • IDENTIDADE OBJETIVA - de caráter técnico e voltada à possibilidade de determinar se uma pessoa é ela mesma, seus atributos físicos.

    IDENTIDADE SUBJETIVA - ligada à estrutura da personalidade, de modo que representa o que cada ser humano tem a título de percepção de si mesmo (consciência individual), o que não é objeto de identificação (pode, no entanto, ser atributo analisado sob a perspectiva psicológica ou psiquiátrica).

    Fonte: PDF do Prof. Fernando Terra do Gran Cursos.

  • A questão traz o conceito de reconhecimento.

  • GABARITO ERRADO.

    Identificação > método técnico

    Reconhecimento > método subjetivo

  • Errado.

    A banca examinadora cobra aspectos conceituais da Medicina Legal, no caso, sobre a subjetividade humana ao falar em “experiências” e “sensações”, o que, como visto, guarda relação com a identidade subjetiva, um atributo da personalidade. Não é, propriamente, elemento para a verificação da personalidade, que demanda rigor técnico-científico. Por isso, a assertiva proposta é errada.

  • O processo de identificação é técnico e utiliza os seguintes parâmetros:

    IDENTIFICAÇÃO MÉDICO-LEGAL

    1 - Espécie (animal/humana)

    2 - Raça (etnia)

    3 - Sexo (feminino/masculino)

    4 - Idade (criança/adulto)

    5 - Estatura (medidas/altura)

    O processo pelo qual se usa a comparação da experiência da sensação proporcionada no passado com a mesma experiência renovada no presente se chama reconhecimento.

  • reconhecimento -ato de certifica-se, conhecer de novo .

    identificação -(policial/ judiciária ou médico- legal) procedimento médico-legal que afirma que o individuo é ele próprio e não outro, por meio de elementos antropológicos e antropométricos.

  • Errei a questão por não entender a pergunta da banca...

  • No começo eu não entendi nada e no final parecia que tava no começo....

  • Segundo a literatura médico-legal, é o processo objetivo pelo qual se determina a identidade de uma pessoa ou de uma coisa. É o emprego dos meios adequados para determinar a identidade ou a não identidade.

    Tem como postulados:

    Perenidade: é a capacidade de certos elementos resistirem à ação do tempo, e que permanecem durante toda a vida e até após a morte. Exemplo: esqueleto.

    Unicidade: individualidade/exclusividade: alguns elementos são específicos de determinados indivíduos.

    Praticabilidade: 0 processo de identificação não deve ser complexo, seja na obtenção, seja no registro dos caracteres.

    Imutabilidade: as características não mudam e não se alteram ao longo do tempo.

    Classificabilidade: significa haver necessidade de certa metodologia no arquivamento, bem como a facilidade e rapidez na busca dos registros.

  • Há diferença entre identificação e reconhecimento.

    Sobre o tema, foi abordado na Q1634531: https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questoes/a4a2b410-22

    "A identificação dos corpos será feita a partir de exame para reconhecimento, primeiramente com a papiloscopia na identificação de pessoas, e depois com exame de DNA. Até agora cinco vítimas foram identificadas pelas roupas e pelos documentos encontrados no corpo. Alguns corpos estão reconhecidos, mas não identificados. A diferença é que o reconhecimento não é científico, mas físico, e a identificação é feita a partir de exames”

  • A questão tem a ver com identidade objetiva: O que a pessoa é tecnicamente e subjetiva: como ela se identifica.
  • Trata-se do conceito de RECONHECIMENTO, baseado na obra do autor Hygino de Carvalho Hércules. CUIDADO! IDENTIFICAÇÃO NÃO SE CONFUNDE COM RECONHECIMENTO. A IDENTIFICAÇÃO é o conjunto de técnicas, métodos e sistemas usados para determinar a identidade de alguém. Deve ser realizada por médico legista (EX: análise de ossos, sangue etc.) ou técnicos identificadores (que podem ser investigadores de polícia), em geral, para a identificação policial, como exemplo a datiloscopia. Já o RECONHECIMENTO compara uma percepção passada com a presente. É empírico, sem utilizar técnica de base científica. Como exemplo, o reconhecimento da vítima de um roubo, feito na delegacia de polícia, sendo confeccionado o respectivo termo.

  • Quanto comentário errado rs

    Falou de experiências passadas, não é um procedimento técnico, portanto, trata-se de reconhecimento.

    Reconhecimento:

    ·        Ato de certificar-se, conhecer de novo, admitir como certo ou afirmar conhecer. É uma afirmação leigo, de um parente ou conhecido, sobre alguém que se diz conhecer ou de sua convivência.

    ·        Não é técnico, é leigo.

    ·        Está sujeito a erros.

    ·        Perito não faz reconhecimento, faz identificação.

    ·        Seria utilizar as lembranças da cabeça de alguém (Reconhecer um corpo, vai um parente e reconhece)

    ·        Quem reconhece, geralmente assina um termo de reconhecimento.