SóProvas


ID
2822935
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-SE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

A respeito de identificação médico-legal, de aspectos médico-legais das toxicomanias e lesões por ação elétrica, de modificadores da capacidade civil e de imputabilidade penal, julgue o item que se segue.

O ácido lisérgico pode causar no usuário distúrbios de percepção e aguçamento dos sentidos: seus efeitos atingem o pico no prazo de duas a quatro horas do uso e podem durar até doze horas.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO

     

    Ácido Lisérgico (LSD 25) é uma droga semissintética, extraída da ergotina do centeio. Estudos indicam que o LSD produz alguns tipos de reação. No primeiro momento o drogado se sente o"todo poderoso". No segundo,  há uma depressão profunda e solidão. No terceiro, há perturbações paranoicas. No quarto, há uma estado geral de confusão mental.

    Classificação qto aos efeitos: PSICODISLÉPTICOS

     

    FONTE: PALERMO, Wilsom. Medicina Legal, Sinopses Juspodivm

  • Lembrando

    Droga: origina-se do holandês antigo ?droog? (folha seca), pois antigamente quase todos os medicamentos eram feitos à base de vegetais.

    Classificação de Chaloult, pesquisador francês: drogas toxicomanógenas (indutoras de toxicomanias) em três grandes grupos; depressoras, estimulantes e perturbadoras da atividade do sistema central.

    Abraços

  • Certa.

    LSD-25: droga sintética, psicodisleptica, via oral. A droga psicodisléptica significa deficiente, altera, muda. Agarram na mente e distorcem a mente. Altera o curso do pensamento, distorcendo-o. São drogas alucinógenas.


    Medicina Legal, Genival França

  • GABARITO: CERTO

    A dietilamida do ácido lisérgico, chamada popularmente de LSD ou apenas ácido, é conhecida pelo potente e duradouro efeito alucinógeno. Pesquisadores nunca entenderam por que os delírios provocados pela substância duram 12 horas ou mais. Em testes, cientistas dos Estados Unidos detectaram que a reposta pode estar na forma como a droga se “encaixa” em receptores cerebrais.

    https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/ciencia-e-saude/2017/01/27/interna_ciencia_saude,568582/efeitos-do-lsd-duram-por-12-horas-por-encaixe-em-receptores-cerebrai.shtml

  • O LSD é um dos psicodélicos mais usados no mundo. Foi sintetizado pelo químico Albert Hoffman em 1938 e suas propriedades psicoativas descobertas em 1943. É capaz de provocar efeitos mesmo em doses muito pequenas. Pode causar a percepção de padrões visuais, musicais e sensações de conexão ao próximo e ao universo.

    Geralmente é encontrado adsorvido a um papel mata-borrão colorido (selo) ou líquido (gota), sendo a forma cristalina mais rara.

  • GABARITO : CERTO

    Em estudos mais recentes, chegou-se à conclusão de que o LSD produz quatro grupos de reações, vejamos:

    1°) Reação megalomaníaca = Caracteriza-se pela consciência do drogado de que suas forças e suas possibilidades aumentam sem limites. Sente-se um “todo-poderoso”.

    2°) Depressão profunda = Sente-se como um ser indigno, pecador, incapaz.

    3°) Perturbações paranoicas = Sentem-se perseguidos por pessoas que tentam contra sua vida, principalmente aquelas que o rodeiam. E, assim, partem logo para o ataque, causando lesões graves ou a morte daquelas.

    4°) Estado de confusão geral = Os sintomas se assemelham aos das doenças mentais: ilusões, alucinações, ideias irracionais, sentimentos absurdos, incapacidade de se orientar no tempo e no espaço. 

    Esses estados geralmente duram pouco e podem prolongar-se por muito tempo.

    Fonte: Medicina legal / Genival Veloso de França. - 10. ed. - Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2015.

  • “Os efeitos do LSD são imprevisíveis. Eles dependem da quantidade usada, do humor e da personalidade da pessoa e do ambiente no qual a droga é usada. É um jogo de dados — uma corrida intensamente distorcida ou uma paranoia extrema. Normalmente, os primeiros efeitos do LSD são sentidos de 30 a 90 minutos depois de usar a droga. Muitas vezes, as pupilas ficam dilatadas. A temperatura do corpo pode ficar mais alta ou mais baixa e a pressão sanguínea e batimento cardíaco podem aumentar ou diminuir. Suores ou arrepios não são incomuns.

    Os usuários de LSD experimentam frequentemente perda de apetite, insônias, boca seca e tremedeiras. Mudanças visuais estão entre os efeitos mais comuns, o usuário pode ficar fixo na intensidade de certas cores. Também pode sentir mudanças extremas de humor como um “êxtase" enorme ou um terror intenso. O pior é que o usuário de LSD é incapaz de diferenciar quais sensações são criadas pela droga e quais são as que fazem parte da realidade. Alguns usuários de LSD experimentam um êxtase intenso que pensam ser uma “iluminação".

    Eles não só se desligam de suas atividades habituais na vida, mas também sentem o impulso para continuarem a usar mais dessa droga para ter a mesma sensação de quando usaram anteriormente. Outros tiveram pensamentos e sensações aterrorizantes, severas, medo de perder o controle, medo da morte, insanidade e desespero enquanto usavam o LSD. Uma vez que começa, frequentemente não se consegue parar uma “má viagem", a qual pode ter a duração de até 12 horas. De fato, algumas pessoas nunca se recuperam de uma psicose induzida por ácido".

    Fonte: https://www.mundosemdrogas.org.br/drugfacts/lsd/wh...

    GABARITO DO PROFESSOR: CERTO

  • LSD-25 (Lisergic Saure Dietilamine) - Sintético - psicodisléptico - Via oral.

  • É uma droga eminentemente alucinógena, um produto semissintético, extraído da ergotina do centeio (dietilamina do ácido lisérgico). Consome-se em tabletes de açúcar ou em um fragmento de cartolina manchado sutilmente da droga, dissolvido na água e ingerido. É a droga de maior poder alucinógeno conhecido. O viciado tem o aspecto de uma pessoa com náuseas. Mostra uma intensa depressão, tristeza e fadiga. O comportamento transforma-se transitoriamente, como se observa nas doenças mentais. Perturbação da percepção do mundo exterior, delírios e alucinações. Crises constantes de convulsões, chegando até ao estado comatoso. Surgem pesadelos terríveis, dos quais a vítima pode ficar prisioneira para sempre. É o suicídio do drogado. O mais trágico é que esses produtos alucinógenos, como LSD, mescalina silobina, entre outros, não apenas seduzem os jovens desajustados e de personalidade desarmônica, mas também arrastam grande parte de uma juventude que poderia ser a esperança de um povo na tentativa de edificar um mundo melhor.

  •  

    CERTO

     

    LSD - Um dos mais potentes alucinógenos. o uso foi difundido ns anos 60 com a era hippie. Foi sintetizada por Albert Hoffman a partir da ergotamina, obtida do fungo de centeio fogo-de-santo-antonio (claviceps purpurea).

    O ácido lisérgico produz efeitos psiquicos que incluem alucinaçoes, alteraçoes na percepção da realidade, alteraçoes de pensamentos, humor, sinestesia, aguçamento dos sentidos. Tais efeitos começam em meia hora a uma hora, atingindo o máximo de 2 a 4 horas, perdurando até 9 a 12 horas. Uma variante dos efeitos é o chamado flashback, em que a pessoa os sente novamente apos meses ou anos apos o uso. 

     

    MEDICINA LEGAL- Paulo Furtado e Pedro Henrique Neves - Editora Juspodivm

  • Quem toma ritalina respondeu essa facilmente.

  • Por que que é certo?

    encontrei esse trecho no livro do França:

    O quarto grupo de reações é caracterizado por um estado de confusão geral cujos sintomas se assemelham aos das doenças mentais: ilusões... (...) Esses estados geralmente duram pouco e podem prolongar-se por muito tempo. Uma criança de 8 anos que, acidentalmente, comeu um torrão de açúcar com uma gota de LSD dissolvido teve uma crise de loucura que demorou 9 meses para se recuperar (El Correo, Revista da UNESCO, Espanha, maio de 1968).

    No PDF do CERS também afirma que o efeito da droga pode prolongar semanas ou meses, a questão afirma que é ATÉ 12? ajuda ai.

  • Parabéns a todos que fizeram referencia aos autores.

  • O acido lisérgico nada mais é do que o LSD. Ele é classificado como uma droga psicodisléptica (que perturbam a atividade mental, causando distorção da realidade, ilusões, alucinações). O LSD é um alcaloide do ergot, produto de um fungo que dá no centeio. Provoca alucinações visuais terrificantes, pânico, desespero e depressão.

    Os efeitos começam de meia hora a uma hora. atingindo o máximo de 2 a 4 horas, perdurando de 9 a 12 horas.

  • Ácido lisérgico: LSD 

  • Drogas Psicolépticas: são substâncias que deprimem a atividade mental, diminuem a vigília, reduzem a atividade intelectual, sedam a tensão emocional, induzem ao sono, relaxam os músculos e diminuem a ansiedade e o pânico. Exemplos: Ópio e seus derivados (morfina, codeína etc.) e barbitúricos.

    Drogas PsicoANAlépticas: são substâncias que estimulam a atividade mental, aumentam a vigília, causam insônia, excitam a atividade intelectual, exaltam a tensão emocional, levando à euforia e ansiedade. Exemplos: cocaína e seus derivados (merla, oxidato etc.) e anfetaminas.

    Drogas PsicoDISlépticas: são substâncias que perturbam a atividade mental, gerando distorção da realidade (delírios), alucinações, ilusões, estados confusionais e despersonalização. Exemplos: maconha, santo daime, LSD, metanfetamina, feniciclidina.

    QUESTÃO CORRETA

    LSD, derivado alcaloide do ergot, que é um produto do fungo que dá no centeio, provoca alucinações visuais terrificantes, pânico, desespero e depressão (bad trips). O principal perigo consiste na perda da habilidade de perceber e avaliar as situações de perigo. Muitas pessoas que consumiram LSD apresentaram longos períodos de ansiedade, depressão e surtos psicóticos. Uma variante desse distúrbio é o denominado flashback, onde, após semanas ou meses do consumo de LSD, o indivíduo volta a ter os sintomas psíquicos como se tivesse novamente usado a droga.

    Fonte: BITTAR, Neusa. Medicina Legal e Noções de Criminalística. 8ª Ed. Editora Juspodium, 2019.

  • LSD é uma das drogas mais alucinógenas do planeta. Se não for a mais potente de todas.

  • Um... cof, amigo meu disse que é isso mesmo...

  • CERTO.

    LSD (ácido lisérgico):

    Produto semissintético extraído da ergotina do centeio.

    Apresentação: tabletes de açúcar ou dissolvida em fragmentos de cartolina (papel).

    Uso: ingestão oral.

    OBS: É a droga de maior poder alucinógeno conhecido. Altera qualitativamente as funções do SNC, causando principalmente delírios e alucinações visuais e auditivas.

    Sintomas e sinais (4 grupos):

    1. Estado de reação megalomaníaca ("poder").
    2. Depressão profunda e angústia: aparece após a reação megalomaníaca.
    3. Perturbações paranoicas: a pessoa sente que está sendo perseguida, "ouve vozes" que determinam que ela pratique algum ato ilícito, por ex.
    4. Confusão mental grave.

  • Galera das Raves acertou essa, certeza.

  • -> PSICOPTICAS -> LENTIDÃO (retardam, depressoras)

    -> PSICOANALÉPTICAS -> ACELERAM

    -> PSICODISLÉPTICAS -> DETURPAM (ALUCINAM)

  • DROGAS DEVASTADORAS:

    CRACK E OXI.

    DROGAS PSICOANALEPTICAS: ESTIMULANTES

                            Cocaína

                            Anfetaminas

                            Crack

                            Merla

                            Oxi

                            

    DROGAS PSICODISLEPTICAS: ALUCINANTES

                            Lsd

                            Maconha

                            Haxixe

                            Cogumelo

                            

    DROGAS PSICOLEPTICAS: Psicocatalepticas: DEPRESSORES

                            Álcool

                            Derivados da papola

                            Ópio

                            Morfina

                            Heroína

                            Barbitúricos

  • GABARITO: CORRETO

    O LSD (ácido lisérgico) é a droga com maior poder alucinógeno que se conhece. Possui como sintomas: alucinações graves; estado de depressão e melancolia; perturbações paranoicas; estados de confusão mental muito graves.

  • Um dos efeitos do ácido lisérgico (LSD) pouco falado é o flashback, no qual a pessoa que consumiu a droga sente, após meses ou anos, seus efeitos.

  • Um macete para diferenciar as drogas: gênero -> Drogas psicotrópicas.

    Portanto, as espécies são:

    • drogas psiCOANAlépticas (estimulantes) -> lembrar de uma pessoa tomando uma cana braba e ficando estimulado (COANA = CANA). ex: ecstasy, cocaína, anfetaminas.
    • drogas psiCOLÉpticas (depressoras) -> lembrar de uma pessoa triste chupando um picolé (COLÉ = PICOLÉ). ex: álcool, ansiolíticos, barbitúricos, morfinas.
    • drogas psicoDISlépticas (perturbação) -> lembrar de um disco deixando uma pessoa completamente perturbada (DIS = DISCO). ex: maconha, LSD.

    Dica do professor do Grancursos, prof. Carlos Palhares. Recomendo!

  • > PSICOPTICAS -> LENTIDÃO (retardam, depressoras)

    -> PSICOANALÉPTICAS -> ACELERAM

    -> PSICODISLÉPTICAS -> DETURPAM (ALUCINAM)