SóProvas


ID
2822998
Banca
Dédalus Concursos
Órgão
CORE-BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Eleição do líder social no México representa um tsunami político em um país que exige mudança de regime após duas décadas de alternância entre os principais partidos.

(Fonte adaptada: brasil.elpais.com >acesso em 06 de julho de 2018)


Com base na notícia acima e utilizando seus conhecimentos, analise:


( )- Andrés Manuel López Obrador, também conhecido pelas iniciais AMLO, foi eleito presidente do México no mês de julho de 2018;

( )- O novo presidente irá governar o mais populoso país de língua espanhola;

( )- O presidente eleito já foi vice-presidente do país na década de 90;

( )- O novo presidente do México declarou oposição ferrenha às politicas do MERCOSUL e disse ter intensão de retirar seu país do acordo.


Assinale (V) para as afirmações verdadeiras e (F) para as falsas e em seguida marque a alternativa que apresenta a ordem correta de cima para baixo:

Alternativas
Comentários
  • "intensão" foi de matar... PQP

  • Gabarito D.


    O candidato de esquerda Andrés Manuel López Obrador confirmou seu favoritismo e foi eleito neste domingo o novo presidente do México, em uma eleição considerada histórica tanto pela quantidade de cargos em disputa - mais de 18 mil em âmbitos local e federal - quanto pelos altos níveis de violência e pela mudança radical de poder.

    AMLO, como é conhecido, teve mais de 53% dos votos, mais do dobro de seu rival mais próximo, tornando-se o primeiro presidente esquerdista do país em décadas.

    Em discurso em uma praça central na capital mexicana para celebrar sua vitória, AMLO disse a correligionários que sua prioridade será combater a corrupção e a impunidade.

    O ex-prefeito da Cidade do México (2000-2006) é eleito presidente em sua terceira tentativa e com uma plataforma centrada no combate à corrupção, no fim de "regalias" a políticos e empresários, na melhora na qualidade de vida dos mais pobres e de revisão de privatizações realizadas no setor petrolífero.

    López Obrador assumirá um país com níveis historicamente altos de violência, em plena guerra entre cartéis do narcotráfico e forças de segurança.

    O país registrou um recorde de mais de 25 mil homicídios no ano passado ( o Brasil com 60 mil), cifra que tende a aumentar neste ano, segundo previsões de especialistas.

    A violência respingou também na campanha eleitoral, durante a qual foram assassinados mais de 120 políticos.

    O cenário, somado a escândalos de corrupção, impactou negativamente a popularidade do atual presidente, Enrique Peña Nieto, do PRI (Partido Revolucionário Institucional), que deixa o cargo com menos de 20% de aprovação. Em 2012, quando tomou posse, chegou a superar os 60% de aprovação.

    AMLO já havia tentado a Presidência duas vezes antes pelo Partido da Revolução Democrática (em 2006 e 2012, quando perdeu para Peña Nieto), sem sucesso. Agora, postulou-se pelo Movimento de Regeneração Nacional (Morena), que fundou há quatro anos e hoje tenta se firmar como a segunda principal força política do país.



  • Para essa questão bastava saber o significado de MERCOSUL (Mercado Comum do Sul), e ver que o México não faz parte, por ser do Norte! Acertando essa última já matava a questão!

  • Gabarito D - Mercosul (brasil, paraguai, uruguai, argentina) e venezuela desde que se comporte

  • Eu só sabia que o México não faz parte do Mercosul, já matou a questão.....kkkkk