COLEGAS:
COMPLEMENTANDO O ÓTIMO COMENTÁRIO DO COLEGA JOÃO GABRIEL CARDOSO, ACHO INTERESSANTE ENFATIZAR AS DIFERENÇAS EXISTENTES ENTRE AS CAUSAS DE IMPEDIMENTO, DE SUSPENSÃO E DE INTERRUPÇÃO DA PRESCRIÇÃO.
AS CAUSAS IMPEDITIVAS E SUSPENSIVAS (ARTS. 197, 198, 199 E 200, CC) FAZEM COM QUE O CURSO DO PRAZO PRESCRICIONAL FIQUE TEMPORARIAMENTE PARALISADO. QUANDO TAIS CAUSAS DEIXAREM DE EXISTIR, O CURSO DO PRAZO PRESCRICIONAL VOLTARÁ A CORRER NORMALMENTE.
COMO A LEI NÃO DEFINE EXPRESSAMENTE QUAIS SÃO AS CAUSAS QUE IMPEDEM OU QUE SUSPENDEM A PRESCRIÇÃO, BEM COMO PELO FATO DE UMA MESMA SITUAÇÃO PREVISTA NA LEI PODER SER TANTO CAUSA DE IMPEDIMENTO COMO DE SUSPENSÃO DA PRESCRIÇÃO, A MELHOR MANEIRA DE SE DIFERENCIAR AS CAUSAS IMPEDITIVAS DAS CAUSAS SUSPENSIVAS É LEVAR EM CONTA O MOMENTO DO SURGIMENTO DO OBSTÁCULO.
ASSIM, SE O OBSTÁCULO SURGE ANTES DO VENCIMENTO DA OBRIGAÇÃO (PORTANTO, ANTES DE INICIADO O CURSO DO PRAZO PRESCRICIONAL), TRATAR-SE-Á DE CAUSA IMPEDITIVA, POIS O PRAZO PRESCRICIONAL AINDA NÃO CHEGOU A TER INÍCIO. NESTE CASO, DEIXANDO DE EXISTIR O IMPEDIMENTO, O PRAZO PRESCRICIONAL IRÁ CORRER INTEGRALMENTE.
DE OUTRO MODO, SE O OBSTÁCULO APARECER DEPOIS DO VENCIMENTO DA OBRIGAÇÃO (OU SEJA, DURANTE O CURSO DO PRAZO PRESCRICIONAL), ESTAREMOS DIANTE DE UMA CAUSA SUSPENSIVA, E NESTE CASO, DESAPARECIDO O IMPEDIMENTO, O PRAZO VOLTARÁ A CORRER, COMPUTANDO-SE O PRAZO QUE HAVIA DECORRIDO ANTES DO SURGIMENTO DA CAUSA SUSPENSIVA. (EX.: PRAZO DE 5 ANOS P/ COBRAR DETERMINADA DÍVIDA. DECORRIDOS 3 ANOS DO VENCIMENTO, SURGE UMA CAUSA SUSPENSIVA DA PRESCRIÇÃO. EXTINTA A CAUSA SUSPENSIVA, RESTAM APENAS MAIS 2 ANOS PARA QUE A PRETENSÃO SEJA EXTINTA EM VIRTUDE DA PRESCRIÇÃO).
JÁ NO QUE SE REFERE À INTERRUPÇÃO (ART. 202, CC), UMA VEZ SURGIDO O OBSTÁCULO, EXTINGUE-SE POR COMPLETO O PRAZO ATÉ ENTÃO DECORRIDO. O TEMPO ANTERIOR À IMPLEMENTAÇÃO DO OBSTÁCULO SERÁ DESCONSIDERADO PARA EFEITOS DE PRESCRIÇÃO. DESTA FORMA, O PRAZO PRESCRICIONAL RECOMEÇARÁ A SER CONTADO DO ZERO, NÃO SE APROVEITANDO EM NADA O PRAZO ANTERIORMENTE TRANSCORRIDO.
FONTE: VENOSA, VOL 1, PARTE GERAL.
ESPERO TER CONTRIBUÍDO.
ABRAÇOS E BONS ESTUDOS!