SóProvas


ID
2823412
Banca
VUNESP
Órgão
UNIFESP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Considere a etapa de ausculta pulmonar durante a realização do exame físico do tórax em paciente adulto e relacione as duas colunas de modo a tornar verdadeira a associação entre o tipo de ruído adventício e suas principais características.


Ruído adventício

a Atrito pleural

b Crepitações

c Sibilos


Principais características

I Pode ser reproduzido esfregando-se uma mecha de cabelo entre os dedos, próximo a orelha. De modo geral não desaparecem com a tosse ou mudança de posição.

II Ruído semelhante a um estalo ou “roçar entre dois pedaços de couro”. É mais intenso na inspiração. Com frequência está associado à pneumonia, entre outras afecções.

III Ruídos musicais ou sussurrantes decorrentes da passagem do ar por vias aéreas estreitadas. São frequentemente associados à asma e broncoconstrição.


Assinale a alternativa que apresenta a associação correta.

Alternativas
Comentários
  • a-II; b-I; c-III. 

  • Gabarito: letra d

    a) Atrito pleural ==> som áspero de estalidos, como dois pedaços de couro sendo friccionados um contra o outro (semelhante ao som ouvido quando se esfregam o polegar e o indicador próximos da orelha).

    Auscultado somente durante a inspiração ou durante a inspiração e a expiração.

    Pode diminuir quando o cliente prende a respiração; tosse não elimina o ruído.

    O som pode ser aumentado pela aplicação de pressão à parede torácica com o diafragma do estetoscópio.

    b) Crepitações ==> Sons de estalidos fracos, agudos e descontínuos que ocorrem durante a inspiração (embora normalmente auscultados na inspiração, também podem ser auscultados na expiração); podem ou não desaparecer após a tosse.

    c) Sibilos ==> Sons musicais contínuos e de alta frequência semelhantes a assobios auscultados durante a inspiração e expiração, causados pela passagem de ar por vias respiratórias estreitadas ou parcialmente obstruídas; podem desaparecer após a tosse.


    Referência:

    Smeltzer SC, Bare BG. Brunner & Suddarth: Tratado de Enfermagem Médico-Cirúrgica. 13 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2018.