SóProvas


ID
2823421
Banca
VUNESP
Órgão
UNIFESP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No centro cirúrgico, paciente masculino, 60 anos, já sedado, está sendo submetido à sondagem vesical de demora com sonda vesical de Folley. Atualmente, recomenda-se que para o enchimento do balão de retenção o profissional de enfermagem utilize

Alternativas
Comentários
  • água destilada, para evitar dificuldades no momento da retirada do cateter.

  • Gabarito: letra a


    Questão semelhante:

    Ano: 2016 Banca: FCC Órgão: TRT - 20ª REGIÃO (SE) Prova: FCC - 2016 - TRT - 20ª REGIÃO (SE) - Analista Judiciário - Enfermagem

    Q764310

    Paciente atendido no ambulatório em pós-operatório tardio de prostatectomia, faz uso de sonda vesical de demora que foi tracionada acidentalmente e deslocada para fora da uretra. Após o contato telefônico com o urologista do paciente, o médico solicita nova passagem da sonda vesical de demora pela equipe de enfermagem. De acordo com a Resolução COFEN nº 450/2013, no procedimento de sondagem vesical são recomendações, dentre elas:

    A) escolher cateter de maior calibre possível, que garanta a drenagem adequada, a fim de minimizar ocorrências de obstrução e reincidência de deslocamento. 

    B) garantir que o técnico de enfermagem e enfermeiro façam a inserção do novo dispositivo urinário, utilizando técnica asséptica. 

    C) orientar o paciente para manter a bolsa coletora na altura do abdome, evitando-se nova tração e deslocamento da sonda. 

    D) encher o balão de retenção com água destilada, pois as soluções salinas trazem risco de cristalização após longos períodos, o que pode dificultar a deflação no momento da retirada do cateter. 

    E)considerar que no ambulatório, o procedimento de inserção de sonda vesical de demora seja feito com o uso de luvas de procedimento.