SóProvas


ID
2823490
Banca
VUNESP
Órgão
UNIFESP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Conforme protocolo, durante atendimento de L.E., 59 anos, sexo feminino, vítima de agressão sexual, a enfermeira solicitou diversos exames laboratoriais. Orientou detalhadamente a paciente e seu acompanhante sobre quais exames estavam sendo solicitados, o material necessário para sua realização e os procedimentos necessários para sua obtenção. Esclareceu todas as dúvidas apresentadas pela paciente e acompanhante e, a seguir, solicitou a autorização da usuária para iniciar a coleta.


Ao agir dessa forma a enfermeira atende ao princípio de bioética de

Alternativas
Comentários
  • Princípios da bioética

    Os princípios da bioética norteiam as práticas, decisões, procedimentos e discussões relacionadas aos cuidados em saúde. São eles:

    Autonomia: refere-se ao direito que o indivíduo assistido tem sobre si, a sua liberdade de escolha e poder de decisão. Para que os profissionais de saúde exerçam esse principio é necessário respeitar o indivíduo, sua cultura, ideias e crenças.  


    Beneficência: este princípio impõe ao profissional da área da saúde o dever de promover o bem ao paciente por meio do desempenho de suas funções. Pautado nesse princípio o profissional deve promover atitudes, práticas e procedimentos em benefícios do outro.
    Justiça: este conceito fundamenta-se na premissa de que as pessoas tem direito a terem suas necessidades de saúde atendidas livres de preconceitos ou segregações sociais. O princípio da justiça fortalece- se na lei 8080 que dispõe: “a saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o estado prover condições indispensáveis ao seu pleno exercício”.
    Não maleficência: esse princípio determina a obrigação de não infligir dano intencionalmente. Ou seja, o desempenho das atribuições dos profissionais de saúde não devem ocasionar nenhum dano ao paciente assistido.

    FONTE:http://www.enfermeiroaprendiz.com.br/entenda-os-principios-da-bioetica


  • Gabarito: letra a

    Essa frase já identifica o princípio: "...e, a seguir, solicitou a autorização da usuária para iniciar a coleta."

    Autonomia

    A palavra autonomia é derivada das palavras gregas autos ("próprio") e nomos ("regra" ou "lei") e, portanto, refere-se à conduta. No discurso contemporâneo, tem amplo significado, incluindo direitos individuais, privacidade e escolha. O princípio da autonomia implica o direito do cliente de receber informações precisas e adequadas de modo que tenha a capacidade de fazer uma escolha livre, sem constrangimentos externos.


    Referência:

    Brunner e Suddarth: tratado de enfermagem médico-cirúrgica, volume 1 / Janice L. Hinkle, Kerry H. Cheever; traduçao Patrícia Lydie Voeux... [et al.]. - 13.ed. - Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2018.

  • A. Autonomia.

    A enfermeira solicitou a autorização da usuária, então o princípio da autonomia.

  • GABARITO LETRA: A autonomia