SóProvas


ID
2824186
Banca
MPE-GO
Órgão
MPE-GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Nos anos de 2016 e 2017 vários acontecimentos políticos relevantes ocorreram no Brasil. Sobre esses acontecimentos, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • A) Errado, a Dilma sofreu impeachment por decisão do Senado (crime de responsabilidade)

  • É so lembrar; “deputado da mala” ao ser filmado carregando R$ 500 mil em propina paga por Joesley Batista, dono da JBS.


  • Temer é denunciado por corrupção e se torna primeiro presidente a responder por crime durante mandato


    https://brasil.elpais.com/brasil/2017/06/26/politica/1498485882_380890.html

  • Agregando informações com as do Nicolas Souza:


    Caiu! Dilma sofre impeachment e não é mais presidente

    Senado vota e julga Dilma Rousseff culpada por crimes de responsabilidade fiscal e aprova impeachment. Michel Temer (PMDB) assume de forma definitiva


    ''Dilma Rousseff não é mais presidente do Brasil. Com 61 votos a favor e 20 contra, o Senado julgou a petista culpada por cometer crimes fiscais quando estava no cargo. A votação foi o último capítulo do processo que se iniciou em dezembro de 2015. Uma segunda votação, no entanto, manteve o direito de Dilma de ocupar cargos públicos. (...)

    Ao longo dos últimos meses, o Brasil assistiu a um processo longo e, em alguns momentos, tumultuado. Tudo começou no final de 2015. O então presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha acatou um dos pedidos de impeachment contra Dilma Rousseff. A acusação foi escrita pelos juristas Miguel Reale Júnior, Hélio Bicudo e Janaína Paschoal. (...)

    Um dos passos mais significativos foi a aprovação do pedido de abertura do processo na Câmara dos Deputados.

    (...)O processo seguiu para o Senado. O senador Antonio Anastasia (PSDB) foi escolhido como relator do processo. Em maio, ele apresentou relatório sugerindo instauração do processo de impeachment.

    Após votação, o plenário do Senado decidiu que Dilma deveria ser afastada por até 180 dias do cargo. Na ocasião, 55 senadores votaram pelo afastamento e 22 pela permanência da presidente. Com o resultado, o vice-presidente Michel Temer assumiu o governo de forma interina.

    A partir desse momento, quem assume a responsabilidade pelo rito do impeachment é o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski. Foi sob o comando dele que a etapa final do processo aconteceu durante a última semana.''


    Fonte: https://exame.abril.com.br/brasil/caiu-dilma-sofre-impeachment-e-nao-e-mais-presidente/

    Data da reportagem: 31 ago 2016, 14h42.

  • Questão correta: C

  • ALTERNATIVA C)

     

    A) A Câmara dos Deputados aceitou o pedido de Impeachment de Dilma Rousseff em 17/04/2016 por 367 votos a favor, 137 contra, além de 7 abstenções e 2 ausências. Depois disso o processo seguiu para o Senado, que aprovou no dia 31/08/2016, por 61 votos favoráveis e 20 contrários, o Impeachment de Dilma.

     

    B) Isso não ocorreu.

     

    D) A Operação Lava Jato é a maior investigação contra a corrupção já realizada no Brasil, mas não culminou em nenhuma investigação sobre presidentes de outros países.

     

    E) A reforma trabalhista entrou em vigor no dia 11/11/2017, quatro meses após ser sancionada pelo presidente Michel Temer. Já a reforma da previdência ainda precisa ser aprovada

  • a)   A Câmara dos Deputados aceitou o pedido de Impeachment de Dilma Rousseff e este foi julgado pelo Senado, sob a presidência do presidente do Supremo, quando o Impeachment de Dilma foi aprovado. ITEM INCORRETO.

    b)  O fato não corresponde à realidade. ITEM INCORRETO.

    c)   ITEM CORRETO.

    d)  Donald Trump não está sendo investigado por conta do desenvolvimento da operação Lava Jato. ITEM INCORRETO.

    e)   A reforma trabalhista, sim. A reforma previdenciária, no entanto, não foi aprovada pelo governo Temer. ITEM INCORRETO

    Resposta: C