SóProvas


ID
2824246
Banca
FCC
Órgão
Câmara Legislativa do Distrito Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

    1. Sinto inveja dos contistas. Para mim, é mais fácil escrever um romance de 200 páginas que um conto de duas.

   2. Já se tentou explicar em fórmulas narrativas a diferença entre um conto, uma novela e um romance, mas o leitor, que não precisa de teoria, sabe exatamente o que é uma coisa ou outra assim que começa a ler; quando termina logo, é um conto. O critério do tamanho prossegue invencível.

    3. Para entender o gênero, criei arbitrariamente um ponto mínimo de partida, que considero o menor conto do mundo, uma síntese mortal de Dalton Trevisan: "Nunca me senti tão só, querida, como na tua companhia".

   4. Temos aí dois personagens, um diálogo implícito e uma intriga tensa que parece vir de longe e não acabar com o conto. Bem, por ser um gênero curto, o conto é também, por parecer fácil, uma perigosa porta aberta em que cabe tudo de cambulhada.

   5. Desde Machado de Assis, que colocou o gênero entre nós num patamar muito alto já no seu primeiro instante, a aparente facilidade do conto vem destroçando vocações.

  6. Além disso, há a maldição dos editores, refletindo uma suposta indiferença dos leitores: "conto não vende". Essa é uma questão comercial, não literária. Porque acabo de ler dois ótimos livros de contos que quebram qualquer preconceito eventual que se tenha contra o gênero.

  7. Os contos de A Cidade Dorme, de Luiz Ruffato, que já havia demonstrado ser um mestre da história curta no excelente Flores Artificiais, formam uma espécie de painel do "Brasil profundo", a gigantesca classe média pobre que luta para sobreviver, espremida em todo canto do país entre os sonhos e a violência.

  8. Em toda frase, sente-se o ouvido afinado da linguagem coloquial que transborda nossa cultura pelo arcaísmo de signos singelos: "Mas eu não queria ser torneiro-mecânico, queria mesmo era ser bancário, que nem o marido da minha professora, dona Aurora".

   9. O atávico país rural, com o seu inesgotável atraso, explode em todos os poros da cidade moderna.

  10. Já nos dez contos de Reserva Natural, de Rodrigo Lacerda, que se estruturam classicamente como "intrigas", na melhor herança machadiana, o mesmo Brasil se desdobra em planos individuais; e o signo forte de "reserva natural" perde seu limite geográfico para ganhar a tensão da condição humana.

11. Como diz o narrador do conto "Sempre assim", "é tudo uma engrenagem muito maior".


(Adaptado de: TEZZA, Cristovão Disponível em: www1.folha.uol.com.br

Considere as afirmações abaixo.

I. Identifica-se noção de finalidade na oração que inicia o 3° parágrafo.

II. No 10° parágrafo, o autor, ao avaliar os contos do escritor Rodrigo Lacerda, aponta para o fato de que, embora representem com maestria certas questões estritamente nacionais, furtam-se a abordar questões universais, concernentes à condição humana.


III. Depreende-se do texto que o conto, gênero instaurado no país pelo escritor Machado de Assis, é mais fácil de ser elaborado do que o romance devido à sua curta extensão.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: A

     

    I)  CORRETO. Ideia de finalidade - "criei arbitrariamente um ponto mínimo de partida a fim de entender o gênero. 

    Para saber se é finalidade troque por "a fim de".

     

    II) ERRADA porque NÃO se furta a abordar questões universais, concernentes à condição humana. Veja: "e o signo forte de "reserva natural" perde seu limite geográfico para ganhar a tensão da condição humana."

     

    III) ERRADA porque o conto, gênero instaurado no país pelo escritor Machado de Assis, NÃO é mais fácil de ser elaborado do que o romance devido à sua curta extensão. Veja: "Para mim, é mais fácil escrever um romance de 200 páginas que um conto de duas. [...] Desde Machado de Assis, que colocou o gênero entre nós num patamar muito alto já no seu primeiro instante,[...]."

  • "Furtam-se" possui o sentido de:

     

    Se tirar algo, se privar de algo, que recusar alguma coisa ou de esquivar e fugir.

     

    Mas o que ocorre é que o autor não se furta, ele fala da condição humana como uma questão universal.

    Gab A

  • Gabarito: A.


    I. Certa. Em "Para entender o gênero", a preposição "para" equivale semanticamente à locução prepositiva "A fim de", exprimindo na sentença matiz semântico de finalidade/objetivo. Portanto, esta afirmação está correta.

     

    II. Errada. No parágrafo em apreço, o autor avalia os contos do escritor Rodrigo Lacerda, os quais (na opinião do autor) se estruturam como "intrigas". Na continuação da estrutura paragrafal, contudo, ele afirma que "o signo forte (...) perde seu limite geográfico para ganhar a tensão da condição humana", abordando questões universais referentes à condição humana, como ratifica o trecho mencionado.

     

    III. Errada. No início do texto, o autor afirma que "é mais fácil escrever um romance de 200 páginas que um conto de duas". Torna-se incorreta, portanto, a afirmação do examinador.



    FONTE: Professor Fabiano Sales

  • Vivi pra ver a FCC enumerar os parágrafos!

  • a II e a III EXTRAPOLAÇÃO EVIDENTE.