SóProvas


ID
2824435
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Macapá - AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Nos diversos espaços sócio-ocupacionais do/da assistente social é necessário apropriar-se de dois conceitos centrais, fundantes e constitutivos do estatuto teórico da profissão. Estes perpassam nas diferentes relações da profissão, seja no campo da ética, da política, da pesquisa, da produção de conhecimento, da academia, do Estado, da sociedade, dos direitos, das políticas sociais, dos movimentos sociais, dentre outros. Estes conceitos são

Alternativas
Comentários
  • B, Trabalho e questão social

  • Por que não letra d?

  • A análise dos autores que envolvem nossa pesquisa tem apontado para o fato que a “questão social”, por si só, não funda diretamente o Serviço Social. Ela somente fornece a base para o surgimento da profissão quando se transforma em objeto de intervenção do Estado, quando surge uma mediação política entre a “questão social” e o Estado, mediação esta instrumentalizada pelas políticas sociais cujo executor terminal é o Assistente Social. Esta dinâmica que possibilita a emergência do Serviço Social na fase monopolista do capitalismo, refuncionaliza as ações do Estado, compelindo-o a intervir na “questão social” de maneira direta, contínua e sistemática, via políticas sociais. 

  • A letra D tá errada porque o enunciado pede os conceitos fundantes do estatuto teórico da profissão que são o Trabalho e Questão Social.

    Capital e trabalho são categorias (ou conceitos) fundamentais para compreender o conjunto de desigualdades sociais que denominamos de Questão Social.